Brasil seria universo paralelo?

Brasil seria universo paralelo?

País parece ter um tempo correndo ao contrário

publicidade

Universo paralelo

 

      Saiu notícia de que cientistas teriam descoberto evidências da existência de um universo paralelo ao nosso no qual o tempo correria ao contrário. Especialistas trataram de explicar que não é bem assim, ainda que a teoria dos universos paralelos exista. Será que o universo paralelo ao nosso não é o Brasil? O tempo não estaria correndo ao contrário aqui? A nota do ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general aposentado Augusto Heleno, dizendo que a apreensão do celular do presidente da República pela justiça poderia levar a “consequências imprevisíveis” para a estabilidade nacional, sugeria que o tempo andava correndo ao contrário por aqui: rumo a 1964.

      Os elementos que comprovariam a tese do universo paralelo brasileiro com fluxo do tempo invertido são muitos, a começar pelas sucessivas afirmações de que estaríamos à mercê de uma ameaça comunista iminente. A tese do perigo vermelho permanece em camadas invisíveis do nosso mundo aparente. Quando menos se espera, ela ressurge para espanto até dos últimos comunistas, que exclamam: “Como, não nos avisaram!” Outros sinais captados por Anita (é uma antena especial, não a cantora de funk) são o avanço sobre terras indígenas, o extermínio de jovens negros, a determinação do ministro do Meio Ambiente de desmontar a legislação ambiental e o retorno do autoritarismo militarista como mecanismo de criação de uma sociedade ordeira, progressista e rica.

      Outro indício capaz de surpreender cientistas era o chamado efeito Regina Duarte. Ela reencarnara a sua personagem viúva Porcina, “a que era sem nunca ter sido”. Como secretária nacional de cultura, Regina foi sem nunca ter sido, numa clara prova de que o tempo corre para trás entre nós. Outro aspecto curioso desse universo paralelo: Regina demitia, o Planalto readmitia, tudo sem relação de causa e efeito. Um fenômeno típico dos universos paralelos com tempo invertido é a chamada “queda para cima”. O superintendente da Polícia Federal do Rio de Janeiro caiu para cima. Dado que atrapalhava a intenção presidencial de ter outra pessoa no seu lugar, foi “demitido” com uma promoção. Virou o segundo na hierarquia da PF, num cargo burocrático, sem acesso a investigações. A exoneração do chefe da Polícia Federal, Maurício Valeixo, também revelou algo diferente. Ele foi demitido, mas no Diário Oficial saiu “a pedido”. Sérgio Moro, então ministro da Justiça, não assinou o desligamento, mas lá constava o seu nome.

      Descobertas importantes exigem acúmulo de provas coletadas ao longo do tempo. Outra pista desse universo paralelo foi a reunião ministerial de 22 de abril: presidente e ministros falaram palavrões, ministros pediram a prisão dos magistrados do STF e de governadores, falou-se em armar a população para evitar uma ditadura, tudo ali, enfim, soava fora do normal, da ideia que fazemos das relações institucionais e da liturgia dos cargos. Se o tempo não corre para trás, o que, por vezes, parece ser o caso, corre para algum ponto incerto, um ponto rotulado pelos mais atentos de ponto de ruptura. Índicio mais recente: a tentativa de anular mortes por recontagem. Esse item merece um olhar mais detido.

At metodologia de contagem dos mortos da pandemia que o Ministério da Saúde gostaria de adotar parece indicar uma versão paralela do tempo. Mortos anunciados num momento desaparecem no boletim seguinte. Reaparecem, porém, em contagens tradicionais do mundo em que o tempo não retrocede.

Pressionado, o governo recua, provando que o seu tempo corre para trás.

     


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895