Comentários de leitores

Comentários de leitores

Tigrão, Abel, Bisonho, Cristóvão e Pooh terão uma nova companheira, a lontra Lottie

publicidade

Não pude responder mais do que obrigado aos meus leitores ultimamente.

Por falta de tempo.

Reproduzo aqui críticas e elogios que recebi.

*

Caro Juremir

Acompanho a tua coluna, discordo de algumas coisas, concordo em muitas outras. A entendo como valorosa no sentido de manter um dialogo inteligente.  Tem muito texto insano sendo escrito e divulgado por ai.
No entanto, na tentativa de manter uma certa neutralidade, utilizando marcadores para balizar esta neutralidade, exige do Lula um comportamento de monge que o impediria de continuar atuando em beneficio das causas populares. Sem dinheiro só lhe restaria buscar a canonização.  E inegável a contribuição do Lula para as conquistas obtidas nestes últimos dez anos de Brasil.
Infelizmente os brasileiros costumam deixar desconstituir seus  lideres autênticos, em um processo suicida já que negando valor a quem pode se espelhar, esta negando a si próprio.
O Lula não esta em busca de poder ou dinheiro, seus propósitos são muito superiores aqueles que buscam estes benefícios para si.  Mesmo a estes e admitido fazê-lo.
Entendo a busca da neutralidade como forma de qualificar o que escreve, no entanto discordo quanto a possibilidade de sucesso com a estratégia.

Um abraço e sincero elogio a teu trabalho.

Ernani

*

Grande coluna a de hoje ! Dá-lhe Juremir !
Um abraço

Dr. Alexandre Olmedo
Mastologista

*

Parabéns pela sua coluna, e na de hoje disse tudo !!!

Fernando

*

Prezado Juremir!!!

buon giorno Juremir ,finalmente um artigo intelligente, analitico e sobre as partes.

Auguri de  Roma
Graca  Carpenedo

*

Adorei sua coluna, (sempre adoro), mas para completar digo que também é uma grande bofetada no estômago dos aposentados que depois de uma vida de trabalho, têm seus salários corroídos pelo fator previdenciário.

Que a presidente e toda a sua cambada se acorde. O ano de 2014 é de eleições. Oxalá o povo saiba novamente usar a sua força.

Um grande abraço.

Lúcia de Fátima Bairros

*

Prezado Juremir:

Tua coluna de hoje, Violência Maior, mereceria ser impressa em folha de ofício A30 e afixada em toda a cidade e em todos os locais públicos do país, tamanha a sua coragem, precisão e lucidez.

Mas como este texto redentor já ganhou merecido fluxo na internet, milhares de brasileiros decentes poderão aplaudi-lo de pé.

Grande abraço do teu leitor Vanderlei M.Cunha (jornalista por uma das turmas pioneiras da Famecos, em 1967).

*

Parabéns pelo teu artigo! Somos uma família de quatro pessoas que compactuamos com teu pensamento.

Os governantes e legisladores brasileiros são todos imorais.

Obrigada pela atenção! Sérgio Webber Rodrigues e família (Lizete, Paula e Maurício)

*

Parabens pelas palavras tão bem colocadas, exatamente assim os brasileiros coitados se senten.

Muito bom.

Minha filha e tua vizinha e ´e tua fa ,comecei ler tua coluna egostei muito,pois prescisamos de jornalistas como

Você não pessoas vendidas para o poder e a corrupção.

Sou de LAJEADO e hoje as 18 hs faremos uma grande caminhada para mostrar para esta gente que finalmente acordamos.

Abraço

sonia

*

Lendo o Correio de hoje me deparei com a matéria
da página 18, "Capital acendeu o estopim". Ao ler
a reportagem, lembrei de um artigo de Luciano
Pires (www.lucianopires.com.br), um conferencista
que já esteve palestrando em Porto Alegre,
intitulado "De onde virá o grito?". Este artigo
correu a internet como sendo, erradamente, de
autoria de Arnaldo Jabor. Certamente conheces o
artigo, que traz a pergunta central: "De onde
virá o grito de basta contra os escândalos, a
corrupção e o deboche que tomaram conta do
Brasil?"  E mais adiante: "Penso que o grito - se
vier - só poderá partir das comunidades que ainda
têm essa "liga". A mesma que eu vi em Recife e em
Porto Alegre.  Algo me diz que mais uma vez os
gaúchos é que levantarão a bandeira."
Quando o li, achei meio ufanista, mas agora me
dei conta de que o autor estava certo.
O que achas?
Abraço,
Paulo Azeredo.
Porto Alegre.

*

Tenho que concordar com o Sarney pela primeira vez,quando não quis assinar a nova constituição do Brasil,segundo ele na época que o pais ficaria ingovernável,ai esta,só esta bem hoje em nosso pais,funcionários públicos(especiais)e integrante (com cargos)dos partidos que governam,estamos como a nova Rússia só se deu bem quem era do pc.abçs jcervo

*

Estava na manifestação agora em Porto Alegre, não tenho ligação com qualquer movimento, mas concordo com as reivindicações inclusive porque temos que dar um basta a corrupção reinante e subserviência dos nossos governantes.

Tratava-se de uma manifestação pacífica, até chegarmos a esquina da Azenha com a Ipiranga, local onde comecei a ouvir estouros, tratava-se das bombas da polícia de choque.

Depois pelo que escutava no rádio verifico que o "QG" da polícia esta na esquina da Ipiranga com a Érico Veríssimo, casualmente o local da sede da Rede Baita Sol, na minha ignorância não consigo entender por que as manifestações não podem passar em frente a Zero Hora? Por que o choque defende tanto a Rede Baita Sol?

Um grande abraço.

Do teu leitor.

Marcelo Laurindo de Oliveira

*

Mais uma vez nos vemos impotentes frente a estes fatos que, normalmente, ocorrem no ocaso das validas manifestações de inconformismo, desilusão e revolta.

Nossos jovens estudantes, com acesso a educação, vão as ruas demonstrar toda sua insatisfação contra os nossos poderes instituídos, nossas mazelas, nossos governantes, eleitos por nós (prova de nossa ignorância), e suas corrupções institucionalizadas e demonstram com movimentos pacíficos, ordeiros mostram que estão acordando. Enquanto isto também podemos ver grupelhos que aproveitando estas manifestações para cometer atos de vandalismo.

Vejo nestes últimos a manifestação de inconformidade daqueles que não tiveram acesso a educação e externam sua inconformidade pelos meios que conhecem. A violência, a arruaça, a depredação é uma demonstração das carências que lhes foi imposta. Isto mostra a falta da educação que deveria ter sido dada pelo estado para todos com noções de civilidade e conhecimento das repercussões de seus atos – de uma forma ou de outra pagarão pelos prejuízos. De alguma forma eles são vítimas desta sociedade consumista, corrupta e negligente., que lhes nega o direito a educação.

Juremir, neste momento em que passamos por transformações históricas e sociais não poderia deixar de me manifestar e escolhi aquele que “conversa” comigo diariamente,

Grata,

Rosene

*

OU TEU LEITOR. TE ADMIRO. NO TEXTO EM ANEXO TALVEZ ESTEJA UM DOS CAMINHOS PARA SAIRMOS DA SITUAÇÃO AI POSTA.

NESTE MOMENTO ESTOU OUVINDO ENTREVISTAS COM POLÍTICOS DE TODOS OS PARTIDOS E NENHUM DELES ESTÁ ENTENDENDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO. QUANTO MAIS FALAM, MAIS INCINTIVAM O POVO A IR AS RUAS.

ABRAÇOS

Gerson Zanchettin

*

Juremir, lendo teu texto de hoje, sobre a Violência maior quase não conseguia ir até o final...tanta era a satisfação e o desejo de te agradecer pelo mesmo.  Disseste muito bem.  Perfeito!

Acho que a principal reivindicação, a que poderia resultar no atendimento de todas as demais seria a mudança na política.

Político é empregado e não pode decidir o próprio salário, benefícios, mordomias, etc...

A política atrai desonestos, corruptos, pela certeza da impunidade.

Esse movimento deveria incluir a exigência de o povo (patrão) determinar ou influir nos deveres e direitos da classe política, o que acabaria não atraindo os "predadores".

Voltando ao motivo desta: Parabéns pelo excelente texto!

Abraço

Sonia K

*

Vivo fora de Porto Alegre faz uns anos e seu blog é um dos que acompanho para saber o que está rolando pelo RS. Sobre os protestos em Porto Alegre e a cobertura da impressa, pelo que entendi, há um fato descaradamente omitido ou dissimulado por todos grupos de comunicação: o único local interditado para protesto na capital gaúcha é a frente da RBS! Por que nossos coleguinhas de imprensa não podem ouvir também contra eles o bafo das ruas? Pelo visto, o "quarto poder" é o menos democrático de todos.

Abraços,

Vinicius

*

Sou assiduo leitor de sua coluna no Correio do Povo. Muito providencial sua crônica de hoje. Parabéns.

Att,

Cladi Bonatti - Servidor da Prefeitura de Jacutinga-RS.

*

Gosto muito de sua coluna no CP mas gostaria de parabeniza-lo por essa de sexta-feira(21/06/13) (Revolta da Internet)  pelo apanhado geral que foi feito e pela síntese dos fatos, bastante claros e diretos. Agora é torcer para esse movimento crescer de forma ordenada e para que surjam efeitos positivos.

Um abraço

Ubiratan

*

Prezado Juremir, não sou do tipo de leitor que escreve para revistas e jornais, mas seria injusto e perverso deixar de parabeniza-lo pelo brilhante texto Violência Maior, publicado no Correio do Povo. Seria também uma falta grave para com a percepção e sensibilidade que captaste do atual momento de indignação que atravessa o brasileiro comum, que nem eu, com tanto descaso e impunidade. Parabéns e obrigado por nos brindar com tanto talento.

Mauro Toscani Andretta

*

Como sempre as palavras certas , na hora certa.Tua coluna de hoje está sensacional.

Como servidora pública federal  (há pouco tempo , felizmente) eu acrescentaria que somos "violentados"  ainda por  servidores encastelados em cargos públicos, trabalhando míseras horas diárias, com regalias inimagináveis ao cidadão comum...
Tomara que não seja apenas fogo de palha ou que algum aventureiro (tremo só de pensar em um novo Collor ou na evangélica Marina) tome as rédeas do movimento.

Não posso deixar de comentar : lamentável que um jornal , que estampa  um artigo como o teu, ocupe uma página inteira (pág 17) para falar de uma publicação de caráter duvidoso, com cunho totalmente religioso...

Grande abraço

Adriana
*

Parabéns pela lucidez de teu texto de hoje (20/06/2013)  no Correio do Povo.

As “bofetadas” são tantas que faltaria papel para citar todas. Lembro das fazendas do Lula no Pará de suas das fazendas e exportação de gado no Mato Grosso, já noticiado na imprensa; lembro do José Dirceu que ainda continua solto, de alguns tucanos de Minas Gerais envolvidos com Marcos Valério e que também continuam soltos, lembro do Lula falando que a bolsa criada pelo Fernando Henrique era eleitoreira e no seu “desgoverno” só as aumentou. Lula não plantou nada, só deu esmola, mascarando-a de ajuda aos mais necessitados. É importante auxiliar, mas com consciência !!!!!

Pagamos um dos mais altos impostos do mundo e não temos atendimento de saúde, ensino, segurança, transporte e tantos outros. Neste ínterim o “senhor Governador”, Tarso Genro diz que “diálogo é a saída”, acha que devemos iniciar  um diálogo, chega de conversa queremos ações concretas senhor!

Os deputados  não sabem o que queremos porque as manifestações não são objetivas, o Ministro da “Justiça” senhor José Eduardo Cardozo, pensa que a queda da Presidente não tem nada a ver com as manifestações.

O Ministro da Fazenda Guido Mantega é Ministro de outro país porque não vê o buraco que colocou nosso país.

Achei muito lúcida a declaração do Ex-Presidente Fernando Henrique “Esta não é uma manifestação política, é social e não se deveria usá-la para fins eleitoreiros”.

Na verdade não se sabe de onde surgiram os baderneiros, a manifestação é pacífica. Há que se apurar quem, porque e a mando de quem estão destruindo, quebrando e saqueando. É aí que a PEC 37 é importante.

Nem tudo é crítica, muito me orgulho de ter um representante na Justiça que foi pobre, é negro e honesto, Presidente do STF Ministro Joaquim Barbosa, “Barbosão” como carinhosamente o chamamos !

Orgulho-me, também, desta destemida juventude e dos brasileiros que vivem com um salário mínimo para sustentar suas famílias, orgulho-me deste povo que tenta sobreviver apesar da corrupção destes políticos sem nenhuma vergonha!(Honestos, com certeza existem, mas, não são muitos como temos visto no noticiário).

Vem p’rá  rua , que a rua é a maior arquibancada do Brasil!

Um abraço e mais uma vez parabéns !!!!!

Iara

*

Sou um semi ouvinte de programa do Mendelski e noto em alguns momentos quando tentas dar pitacos em todos os temas, varias incongruências o que não é surpresa pois quase ninguém tem capacidade de dar pitaco em todos os temas, um exemplo foi quando o Damião entregou a carreira ao Ronaldo, sou gremista mas o Ronaldo montou um empresa com extrema competência, tanto que junto com o Lula devem eleger o Andrez Sanches na CBF.

Outro, mais atual é quando escreves, como hoje, sobre o lucro das empresas do transporte coletivo. Pergunto:

Se a tarifa é a mesma, porque a Carris tem prejuízo de 1  milhão por mês?

A tarifa de ônibus hoje em POA é assim: R$ 2,85 pra empresa privada e R$ 2,85 mais um passivo diluído entre nós de R$ 1 milhão por mês;

Se o transporte for estatizado a tarifa ficta (que a esquerda gosta) vai ser X e a real (que a esquerda adora porque enche as empresas de aspones) sera R$ 4,00 mas escondido, só visível no posto de saúde, onde o dinheiro vai fazer falta.

Para não ter que responder pergunta semelhante o Tarso não permite estrada e Presidio privado; normalmente a comparação é cruel, como no transporte, onde a dualidade permite a comparação.

Não sou transportador nem usuário de ônibus mas gosto do meu dinheiro e prefiro meu imposto gasto nas coisas que não tenho, no meu caso principalmente, saúde e segurança, abs.

Carlos Eduardo Aguirre

*

Meu nome é Márcia e sou grande apreciadora de sua coluna, confesso que algumas me dão um nó,  pois não tenho o alto grau de cultura que o senhor tem, mas mesmo assim leio e tento entender.
Mas o motivo mesmo deste meu contato é que faço uma sugestão de assunto sobre esses protestos para " melhores condições de vida " , que acabam sempre com vandalismo e feridos e sempre a culpa cai em nossa PM que em menor número e lidando com muitos marginais não sobra muito a fazer a não ser usar gás , balas de borracha , etc...pois os manifestantes não trazem escrito na testa que é bom e quem é mau e no meio da confusão não dá  pra saber quem é quem ! coloque uma " pulguinha no meio disso ", pois me pergunto desde quando tantos brasileiros tem tv  a cabo e internet em casa e celulares de última geração, tablets, palmtop, leptop,  etc... ? E carro zero na garagem????
Tenho 38 anos, tive infância / adolescia difícil sim, até a alguns poucos anos atrás não foi fácil e hoje vivemos com certo controle mas temos nosso conforto como qualquer brasileiro ... o problema não é só salário baixo, é também o alto consumismo que é sugerido em inúmeros comercias apelativos pelo consumismo e lucro com pessoas que não podem ver novidade no mercado... ( também me enquadro, não sou santa, mas não estou na rua protestando)
O que estamos vendo com esse movimento é que de pacífico não tem nada, eles destroem, causam prejuízo aos lojistas e até ao patrimônio público, aos lojistas quem vai pagar o prejuízo ? Ao Patrimônio Público é claro que o dinheiro será do povo e essa minoria desse pessoal está bitolada a protesto que não tem ciência disso.
Estou indignada com tudo isso, moro em Torres  e por aqui está tudo tranquilo, parece que nossa cidade não concorda com isso,  mas mesmo assim me preocupo com o futuro dos meus filhos, com a segurança deles
Não tem como dar passagem de graça pra todo esse povo , e quem cuidaria das condições dos ônibus, sendo que estudantes, idosos e deficientes tem desconto, tem lei que garante para esses o transporte gratuito é só pegar documentação e ir atrás.
Concordo até certo ponto com esses  movimentos, pois o brasileiro precisa sim de mais saúde  e segurança, mas marginalidade não, para esses o presídio está de bom tamanho...

Desculpe o meu desabafo, mas é que estou assustada com tudo isso , amo meus filhos, família, amigos e temo por nosso futuro se tudo continuar assim , pois não está nada bom desse jeito...

um abraço

Márcia Bitencourt

*

Os (verdadeiros) Revolucionários

Depois de ser massacrada pelas redes sociais ao ter criticado o levante contra o aumento das passagens de ônibus em São Paulo, a grande mídia nacional, oportunamente, agora se posiciona favorável às manifestações. Os baderneiros que destruíram os patrimônios públicos, dantes eram a representação dos manifestantes, agora, os destoantes, os ilegítimos.

Não é a toa que a grande imprensa apoia as manifestações. O motivo é até óbvio: a mídia brasileira sempre, repito, sempre ficou do lado do mais forte. A Rede Globo só foi criticar a Ditadura que ela própria ajudou a promover depois que os milicos estavam enfraquecidos. Com essa revolta popular ocorreu algo semelhante. A diferença é que a imprensa errou no princípio. Julgava que, como tantas outras, essas manifestações não dariam em nada. Optaram, principiamente, por ficar a favor da “ordem”, da “sensatez”, enfim, do status quo social que tanto lhe favorece. As Redes Sociais massacram-na no outro dia.

Os que primeiros foram às ruas apanhar da polícia, serem censurados pelos jornais noturnos da família cristã brasileira e criticados por boa parte da opinião pública, são os verdadeiros revolucionários. E demos nome aos bois: foram os jovens da esquerda. Sim senhor. Esse protesto é apolítico mas tem sim uma ideologia. Os esquerdistas, não necessariamente os filiados ou simpatizantes dalgum partido socialista, mas aqueles que acreditam nessa doutrina, é que são os fundadores do movimento. Qualquer tentativa de provar ao contrário é que seria tornar politicagem o movimento.

Depois que os tais jovens deram sua cara à tapa, a imprensa conservadora, sem ser convidada, alistou-se como militante. Mas alguém tem que avisar as grandes emissoras que os jovens lutam contra expedientes que são muito caros aos canais de televisão. Alguém avisa as organizações Globo que as manifestações pedem, se não o cancelamento da Copa, pelo menos uma drástica redução nos gastos públicos que estão ocorrendo por causa dela, por exemplo.

É um movimento, repito, apolítico, autônomo e sem líderes. Porém, não é algo que nasceu do nada. Demos os louros a quem merece. A direita deveria, se capacidade tiver, organizar seu próprio levante. Mas não repitam a Marcha em Nome de Deus e da Família.

Delmar Bertuol

*

Desde sempre ouço voce e o Mendelski e outros na minha radio preferida, a Guaiba. Leio suas colunas com prazer, mas a de hoje sintetizou a caracteristica do movimento de protesto ao "status quo" (sou antigo) existente, em resumo, ao cinismo politico.  Os governantes querem pautas de reinvidicações para abrir canais de comunicação, reuniões, debates," sentados à mesa", adoram esta expressão, como se os protestos fossem simplesmente reinvidicatórios . É um basta geral.
Até aqui em Arambare, numa minuscula prefeitura, a corrupção esteve (está?) ativa.
Antonio Ayub Neto

*

Sou um habitual leitor da sua coluna.

Estou acompanhando as manifestações nas

ruas do nosso país e um fato me chamou a atenção.

Antigamente quando eu era estudante essas manifestações

de rua eram comandadas pelos partidos políticos(de esquerda), sindicatos,

UNE, CUT, MST.....etc..

Pela primeira vez estamos vendo manifestações apartidárias.

Apenas povo.

O que está acontecendo com a esquerda e extrema esquerda

do Brasil.

Nos primeiros dias eram vistas algumas bandeiras do PSTU,

que logo foram sufocadas.

Será que a esquerda está sentada em seus confortáveis sofás,

recebendo o BOLSA DITADURA e outras benesses do Estado e

esquecendo de acompanhar o POVO nas ruas.

Não posso acreditar nisso.

Sempre ouvi falar que o posso sempre foi alienado pela grande

mídia(Globo).

Mas o que estamos vendo é que o POVO não está aceitando

as "ordens" da grande mídia, que mandou o povo voltar para

o conforto da sua casa e torcer para nossa seleção.

Como o mundo está mudando....  Todos estamos perplexos,

pois ninguém, nem eu, poderia prever que em plena competição

de futebol a nível internacional e nosso país, o povo iria virar

as costas para a Pátria de chuteiras e reivindicar um BASTA...

Desculpe os erros de português, pois não sou letrado que nem

o amigo jornalista.

Um abraço

Airton José Zulian

*

Muito Bom Dia e Parabéns pelas  Suas Brilhantes Colunas, mais uma vêz em Cheio no  Cerne da Questão.     Brilhante mais uma vêz é uma pena que os Políticos não vão entender às Mensagens da Rua(Pôvo) ou fingem que não vão entender.

É que Não Somos e Jamais seremos um Pôvo (culto), pois continuamos à votar em Tiriricas da Vida e Outros Piores Pseudos Políticos.-

Atenciosamente

Luiz  Carvalhosa

*

S E N S A C I O N A L   !!!!
Sua coluna no Correio do Povo de 20 de junho !!!
Perfeita. Exata. Na medida.
Me senti representada por ela.
Obrigada por ter publicado tudo o que os brasileiros do bem há anos tem entalado na garganta !

Maria Iva de Faria Piúma
Professora
Jaguarão (RS)

*

Só há uma coisa a dizer: tua coluna hoje foi de tirar o fôlego!- continua a bater que, junto com nossos jóvens na rua, agora a coisa vai. Abrs

Alba Morel

*

Não podia ser melhor a tua coluna de hoje, ainda bem que temos jornalistas como tu.
Gostaria que  tu continuasses sempre assim, colocando o dedo nós graúdos.  És uma voz  que nos da um pouco de esperança neste Brasil tão cheio de corrupção.
Um grande abraço.
Do teu leitor
Clotario Portugal
*

Creio que tua coluna de hoje no Correio do Povo, que trata dos movimentos sociais no momento, foi uma das mais brilhantes. Fala o que todos nós sentimos, pensamos e queremos dizer. A relação de "bofetadas" como relatas, é de há muito tempo "espinhos" que nos incomodam. A "borracha" esticou e arrebentou e tomara que d"ora em diante o povo faça veler o governo do povo e para o povo. E que os governantes e políticos, que certamente estão assustados e ou acuados, repensem suas atitudes.
Parabéns em representar nosso pensamento em tua coluna.
Att. Teomar

*

Poderia tecer loas aos teus comentários, mas hoje é dia de povo na rua e povo que sou, tenho que ser autêntico:

PUTA MERDA JUREMIR, É ISSO AÍ!

Sugiro que essa tua coluna seja repetida diariamente, usando a página toda, pra ver se essa sociedade corrupta toma jeito.
Sei que é ilusão...
Obrigado.
Hellmann

*

Concordo plenamente com tua crônica de hoje (20.06) no CP.

Só esqueceste de falar também nos conchavos políticos (troca de favores) que permitem que pessoas sem qualificação técnica e sem ética gerenciem postos administrativos desde os de menor relevância até os mais importantes desprezando técnicos de carreira com ampla experiência e idoneidade.

A impressão que dá é que os políticos governam só para eles próprios com objetivo único de favorecimento inter-político - absolutamente de costas para nós.

Já fui funcionária pública e sei como isto funciona.

Grata pela atenção.

Lisa Adams

*

PARABÉNS PELA COLUNA DE HOJE!

abraços

gilberto aquino

*

Sou leitor, e apreciador diário, da tua coluna no Correio do Povo.

Tenho 53 anos, sou graduado em Administração pela UFRGS e aposentado após 39 anos de trabalho.

Diferentemente de outros jornalistas, tens mantido teus posicionamentos políticos e socias diante das manifestações que acontecem em nosso País

Na coluna Violência maior-20/06/2013 superastes todas as minhas melhores expectativas.

Parabéns. Espero que continues contribuindo com a qualidade de opinião que recebemos a cada dia.

Forte abraço

Roberto Arenhart

*

Agora tem uma nova violência. Anunciar que a diminuição do valor das passagens de ônibus será pago com a retirada de recursos de investimentos, da saúde, etc. e não do corte de mordomias do executivo, legislativo e judiciário é um soco nos....

abraço

Silon Junior Procath da Silva
Engenheiro Agrônomo, Dr.

Universidade Federal de Santa Maria

*

Do Renan Calheiros na Presidência do Senado ao Lula viajando pelo mundo patrocinador por empreiteiros (e pelo Eike Batista).Sem lembrar o pagamento retroativos de auxilio alimentação e moradia. És o iconoclasta dos mores dos brasileiros.

Tua coluna causaria inveja a Cícero.

Várias estagiarias que trabalham comigo são tuas alunas. Uma delas, a Nathalie, que sofreu com o TTC, entregou o trabalho ontem, quarta-feira para seu orientador: o Professor Juremir Machado da Silva, um taura de Palomas.

Abraços.

Jorge Olavo de Carvalho Leite

*
Encaminho algumas reflexões sobre as manifestações e a cobertura da grande mídia "lacerdinha" sobre os atos:

Novas manifestações e a velha mídia

Talvez tenha sido Maffesoli um dos primeiros a examinar uma nova forma de socialidade, marcada pelo vitalismo e dinamismo, pela dimensão comunitária e afetual, além do declínio das estruturas de poder tradicionais (como os partidos políticos, por exemplo). O autor francês,em O tempo das tribos, escapou das análises acerca do individualismo, mas admoestou que não havia mais a pretensão de um projeto pela “grande causa futura” (os tempos são outros), mas a preocupação pontual, emocional, forte e cambiante até o surgimento de outra causa ou ponto de pauta na agenda destes novos grupos ou novas formas de organização social.

O que é curioso, contudo, é a cobertura da grande mídia a respeito dos acontecimentos mais recentes. Alguns telejornais abusam da estratégia da “denegação”, tal como se refere Patrick Charaudeau, ou seja, destacam sempre, no interior dos discursos, os seguintes enunciados: “um pequeno grupo depredou...”, ou ainda, “uma minoria destruiu...”. No entanto, a cobertura detém-se, na maior parte do tempo, em mostrar este “pequeno grupo” e não o restante da manifestação, tampouco elucidam suas demandas. Quer dizer, minimiza-se a ação de alguns pelo discurso, mas amplia-se de outro (imageticamente). É como o sujeito que diz: "eu não apoio a ditadura, mas do jeito que a coisa está...", ou ainda, "eu não tenho nada contra os gays, mas...".

Enfim, o grito de “Basta!”, nesse sentido, deve ser direcionado, também, a certas coberturas midiáticas que, inicialmente, menosprezaram o movimento, depois o criminalizaram e, até agora, não o entenderam, examinando as manifestações sob o olhar neoconservador do protesto da massa que deve ser obediente.

Um forte abraço!

Marcelo Rocha

*

Tua coluna "Violência maior" foi a melhor coisa que já
vi
escrita sobre a situação vigente no país. Parabéns
mesmo.
Recortei, guardei e estou lendo para todos os que encontro
pelo
caminho. Um abraço da Teniza Spinelli

*

Prezado Juremir,


 


Um reflexão sobre os protestos que estão acontecendo no Brasil, a visão que muitos estão tendo, e a demonização dos partidos políticos.


 


Abraço




Rafael


 


 


Nos últimos dias o Brasil vem sendo tomado por grandes manifestações “nunca antes vistas na história desse país”, já diria um antigo manifestante bem conhecido de todos.


Pois bem, quem começou esse manifesto todo no Brasil, foi aqui em Porto Alegre, com o Movimento Passe Livre encabeçando a luta para que o aumento da  passagem fosse revogado. Então, os vereadores da capital dos gaúchos Pedro Ruas e Fernanda Melchiona entraram com uma ação na justiça, onde acabaram conseguindo com que o aumento fosse revogado e a passagem passou então dos R$ 3,05 para o valor anterior de R$ 2,85.


Depois de Porto Alegre as manifestações se espalharam para outros lugares do centro do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde tudo ganha maior proporção e, então, para as demais principais cidades do país, alcançando quase que a totalidade do território nacional, fazendo com que o gigante acordasse, e muitas vezes de muito mau humor.


No início a cobertura da grande mídia (falo grande só em tamanho), batia em cima de que as manifestações eram de caráter baderneiro, vandalista e organizada por um bando de vagabundos. Porém, de uma hora para outra, se vêem notícias da polícia batendo em mulheres, em jornalistas, completamente indefesos, fazendo com que todos mudassem de lado. Construíram um cenário completamente diferente do que estavam noticiando até então. Os manifestante eram separados em: maioria pacífica e minoria violenta. Como se antes fossem apenas vagabundos que estivessem nas ruas. Aconteceu algo que eu nunca tinha visto até então: a Globo deixando de passar uma novela para transmitir ao vivo os manifestos pelo país.


A imprensa mudou o foco das manifestações, antes era contra o aumento na tarifa do transporte público (dos grandes empresários) e agora que todas as cidades estão revogando seus aumentos do transporte, a imprensa conseguiu criar uma manifestação muito maior, porém com motivos bem mais genéricos: corrupção, PEC 37, Marco Feliciano, etc... Que muitas pessoas não conhecem e não sabem nem o que pretende. Ou seja, agora não precisa ninguém mais saber sobre o que protestar. Liga na TV, no facebook, no twitter que lá estará um bom motivo para se protestar. Mas de acordo com o que os outros pensam, não você.


Mas o que mais me chamou atenção na reação da imprensa nos últimos dias, foi o fato de eles terem levantado a bandeira do sem partidos, demonizando todo e qualquer militante que se apresente nas ruas com camisetas, bandeiras e qualquer outro adereço que remeta a um partido político. E o pior, todos estamos gritando nas ruas: “sem partido, sem partido”, quando vemos alguém com uma bandeira partidária. Mas gostaria aqui que você voltasse ao primeiro parágrafo desse texto e veja quem eu citei que foram os principais responsáveis pelo revogação do aumento das passagens em Porto Alegre. Eles fazem ou não parte de um partido político?


Portanto, não queiram abraçar essa ideia que só interessa a “grande” imprensa. Existem pessoas corruptas em todos partidos, como existem pessoas corruptas que estão saqueando as lojas enquanto a maioria honesta faz seu legítimo protesto. Mas não vamos generalizar e dizer que todos os membros de partidos políticos são corruptos. Essa é a vontade dessa imprensa. Afinal os partidos que apoiam o movimento são de esquerda ou de direita? O movimento pelo passe livre é um movimento com características de esquerda ou de direita? E por fim, interessaria a imprensa apoiar o fortalecimento desses partidos?


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895