Juremir Machado da Silva

Elogios civis

Elogios civis

Boa Tarde Juremir,
Parabenizo pela suas colocações referente ao comentário em sua coluna e assino em baixo. Minha indiguinação foi contida até hoje 21/01 quando li no correio que nosso ilustre presidente vai ampliar ajuda ao Haiti com nosso dinheiro. Será que os menos favorecidos e os sofridos pelas catástrofes naturais devem mudar de país para ser ajudados.
Guaraciaba, município vizinho foi devastado por um cliclone à mais de 90 dias, ainda tem
familias aguardando ajuda. Nossos representantes não se manifestam porque? até quando???......
Sugestão: Utilizar o exército para patrulhar nossas fronteiras e reflorestar. Para tentar ao menos amenizar a furia da natureza devastada.
Melchior Goulart

Prezado
Juremir,
Parabens por sua corajosa coluna de hoje. O triste oligopolio dos meios de comunicacao no pais não permite que a opiniao de 80% da populacao brasileira sobre o Presidente Lula seja expressa. Ate a crise global sempre diziam que tudo era gracas ao ambiente de crescimento mundial, depois da crise fizeram o maximo que o seu preconceito de classe permite: silenciaram.
Abracos,
Alberto Kopittke


Na coluna do correio do povo, de 22 de janeiro com o titulo os caras.faltaram nomes e nem sei se caberiam no espaço que voce tem
para escrever, você foi um pouco bairista , ou paisista pois so tem brasileiros na lista, mas isto fica em segundo plano o parabems
e porque você ataca o preconceito, inclusive contra as coitadas das modelos e manequins,(e põe coitadas nisso), pelo menos estes
não estão passsando fome, e são sempre solidarios, com os menos desfavorecidos, e com quem eata em dificuldade.
Como é a primeira vez que lhe escrevo deixa eu me apresentar.
Luiz Alberto Pires de
Presidente da zonal 112 do Partido dos trabalhadores
c oordenador da cooperativa Afro-brasileira de geraçaõ de emprego e renda
conselheiro do forum de segurança da região noroeste de Porto alegre
Membro da setorial Anti-racismo do PT do RG Sul

Prezado jornalista Juremir saudações coloradas,
parabéns pela coluna (Os caras) de hoje.
Tu também é o cara!!!
PS* Já pensou se o presidente Lula fosse negro?

Prezado amigo Juremir,
Com a devida "licença", te chamo de amigo pela longa convivência e "intimidade" que temos. (tua coluna no Correio do Povo e eu).
Em igual proporção ao que acontece nas relações entre os amigos presenciais, com você (amigo virtual) há uma relação de amor e ódio.
Ao ler diariamente tuas crônicas, por vezes tenho vontade de emoldura-las e coloca-las em destaque na minha parede, ou como fã confeccionar um álbum de recortes.
Por outras, faço questão que escolher as páginas 4 que mais odeio e utiliza-las para acender a churrasqueira.
Com certeza não serei o único a elogiá-lo pela coluna de hoje 22 de janeiro de 2010. Serão milhões.
Foi apropriada, inteligente e iluminada a forma com que você comparou o Presidente Lula e o vice José Alencar. Como colorado, pulei a parte do Ronaldinho.
Dois homens com mesma escolaridade, que optaram por atuar em campos opostos (um sindicalista e o outro empresário), ambos vencedores e que são tratados de maneira tão diferente pelos hipócritas e mesquinhos. Assim também defino alguns amantes da literatura de Paulo Coelho que conheço, que desdenham das tuas obras e textos ignorando a "profundidade" e o "espírito" de cada palavra criteriosamente escolhida.
Pelo que sei da tua vida e da tua luta, (entrevistas que assisti), a tua história nem de longe se confunde com as do Lula ou do Alencar.
Sei das dificuldades que tivestes para se formar e "ganhar" o mundo. Hoje tu és um homem de sucesso mas, ainda que menos reconhecido do que deveria.
Penso que quando visualizas as trajetórias do Lula e do Alencar, deves fazer uma breve comparação com tua própria história.
Os que falam mal do Lula, gostariam de ter vivido a história e tido o sucesso dele. Os que respeitam o Alencar gostariam de ter negócios com as empresas dele.
Conhecidos meus que te odeiam e criticam, gostariam de ter conhecido a Paris. Continue sendo irônico e mate-os de inveja.
Eu sou um ninguém, que perdeu tempo protestando contra a ditadura, que por conta disso não se formou em nada, que não conhece Paris mas, que admira os vencedores.
Parabéns meu "AMIGO"!!! Não seja nunca um Mago. Seja sempre um Sábio como na coluna de hoje.
Forte abraço.
Haroldo Britto


CARO JUREMIR
SOU TEU LEITOR,E AS VEZES ME IRRITO CONTIGO,MAS DESSA VEZ TENHO QUE TE PARABENIZAR PELA TUA COLUNA DIA 22/01/2010 "OS CARAS"
SERVE PARA OS MENDELSKI DA VIDA QUE SÓ VE DEFEITO EM NOSSO PRESIDENTE E COMO DIZES PARA TODA A IMPRENSA (inclusive o C.Povo) QUE POUCO FALARAM DESSES TROFÉUS RECEBIDO PELO LULA. ERA PRA SER ASSUNTO DE CAPA DE JORNAL.
GOSTEI DO TERES USADO A PALAVRA "DESPEITO",POIS É REALMENTE O QUE ELES SÃO,INVEJOSOS E DESPEITADOS.
VALE PRA OPOSIÇÃO,E PARA A~LGUNS DIRETORES DO GREMIO QUE DETESTAM O RONALDINHO (o Pato faz tratamento no Beira Rio).
PARABENS E UM ABRAÇO.
ADÃO F.SILVEIRA
AV.ANDARAÍ,25/22
PASSO DA AREIA (POA)


Dr. Juremir,
Em resposta ao artigo com este título em seu blog enviado pelo Dr. Lucio Barcelos, gostaria de colocar:
1º: conforme o próprio CNES, citado pelo referido autor, os Hospitais citados não são Hospitais Filantrópicos, mas sim entidades privadas. Em Porto Alegre somente os seguintes hospitais são filantrópicos:
UF CNES Estabelecimento Competência
Inicial Competência
Final Leitos
SUS CNPJ
Próprio CNPJ Mantenedora
RS 2237881 HOSPITAL BANCO DE OLHOS DE PORTO ALEGRE
12/2006 ---- 92962869002006 92962869000135
RS 2237261 HOSPITAL BENEFICENCIA PORTUGUESA
12/2006 ---- 92740539000103
RS 2237199 HOSPITAL INDEPENDENCIA
12/2006 ---- 88332580003342 88332580000165
RS 2237660 HOSPITAL PARQUE BELEM
12/2006 ---- 92713825000171
Total de Leitos 0
Total de Estabelecimentos 4
2º: A legislação sobre filantropia (LEI Nº 12.101, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2009) dispõe que:
Art. 11. A entidade de saúde de reconhecida excelência poderá, alternativamente, para dar cumprimento ao requisito previsto no art. 4º, (que preconiza - ofertar a prestação de seus serviços ao SUS no percentual mínimo de 60%) realizar projetos de apoio ao desenvolvimento institucional do SUS, celebrando ajuste com a União, por intermédio do Ministério da Saúde, nas seguintes áreas de atuação:
I - estudos de avaliação e incorporação de tecnologias;
II - capacitação de recursos humanos;
III - pesquisas de interesse público em saúde; ou
IV - desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde.
Não tenho conhecimento em qual delas se enquadra o Hospital. Mas, por mais que o referido autor ache que não é suficiente, a legislação dá brechas para este tipo de mecanismo.
Vinícius Rauber e Souza.
Sociólogo.