Houellebecq sem fronteiras

Houellebecq sem fronteiras

publicidade

Michel Houellebecq arrasou no Fronteiras do Pensamento.

Com voz firme e forte, apresentou um texto vigoroso em homenagem ao escritor Maurice Dantec, que morreu neste ano. Para Michel, Dantec e Phillipe Muray foram os grandes pensadores da França recente.

Eu traduzi Raízes do Mal (Sulina), de Dantec. A mídia brasileira ignorou.

Tudo que não sai pela Cia das Letras, a editora privada queridinha da mídia e adorada pelos leitores amadores, que sempre viveu de vender livros para o governo, praticamente não existe.

Em pouco mais de uma hora, Houellebecq liquidou Jean-Paul Sartre, Albert Camus, Jacques Derrida, Michel Foucault, Jacques Lacan e Gilles Deleuze. Grande enganadores, charlatães. Autores de frases vazias e obscuras.

Sobrou também para os anglo-saxões, que passam a vida denunciando o declínio do pensamento francês.

Houellebecq disse o óbvio: não conhece, se existe, o grande pensador de língua inglesa do momento.

Nem eu.

Se os intelectuais estão em crise, os escritores estão em alta. A tese de Michel Houellebecq foi justamente esta: os escritores – como ele, Muray e Dantec – ocuparam o lugar dos intelectuais para falar das verdades que doem.

Dantec previu o avanço do islamismo radical.

Houellebecq focou as transformações do corpo no trans-humanismo.

Muray mostrou as entranhas do cotidiano.

De quebra, Dantec pulverizou a esquerda, dominante no jornal francês e sempre pronta a chamar de novos reacionários todos aqueles que não correspondem aos seus princípios. Quem não usa smartphone, ironizou MH, é reacionário. Quem não usa Uber, acrescento eu, também. Os "novos progressistas", segundo a expressão de Michel, são os velhos controladores do pensamento alheio. Para quem esperava um homem de direita falando, apareceu o Houellebecq de sempre: um anarquista desejoso de mais democracia direta e de menos elitismo.

Previsível, MH cumpriu sua sina: foi amado e odiado pela plateia.

Um show.

Depois disso, fomos beber vinho tinto no Cantante, no Bom Fim.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895