Jango caiu por seus acertos

Jango caiu por seus acertos

Presidente queria reformar o país

publicidade

 

      Ontem, se a morte não o tivesse ceifado na tristeza do exílio, João Goulart faria cem anos. Está imortalizado como Jango, o presidente que sabia escutar. Foi vítima, antes de ser deposto, de sórdida campanha de imprensa com o objetivo de desqualificá-lo para o exercício da presidência da República. Ele não foi assassinado. Não se encontrou qualquer prova nesse sentido. Poderia ter sido. A Operação Condor estava matando líderes de esquerda. Não haver provas de que tenha sido assassinado não o diminui como personagem histórico embora frustre jornalistas, ativistas, escritores e até criminosos com pendores para o romance policial ou de espionagem no estilo de Graham Greene ou sem o talento genial britânico.

      A história de que no atestado de óbito de Jango não constaria a causa da sua morte está superada. Eu trouxe da Argentina cópia do seu atestado de óbito, com assinatura do médico que examinou o corpo, onde está claramente afirmado “infarto do miocárdio”. Jango foi um grande homem. Era inteligente, preparado e soube montar um ministério muito competente, talvez o melhor da história brasileira. O grande crime que Jango cometeu foi o de querer fazer as chamadas “reformas de base”, uma série de reformas estruturantes, inclusive a reforma agrária, capazes de arrancar o Brasil da sua Idade Média e abrir caminho para uma modernização capitalista com ampliação ou até criação de um mercado interno sólido.

      Essa pauta de reformas, no clima da Guerra Fria, foi interpretada ou manipulada como sinal de uma inclinação comunista que Jango nunca teve. O Brasil recebido por Jango era assim: numa população de cerca de 70 milhões de habitantes, 40% de analfabetos entre 15 e 69 anos, 6 milhões (8,5%) matriculados no ensino fundamental, 900 mil (1,2%) no ensino médio, 93 mil (0,13%) no ensino superior, dois mil alunos de pós-graduação. Pelo censo de 1960 as propriedades agrícolas somavam 249 milhões de hectares, distribuídos em torno de 3 milhões de empresas rurais. Um pouco mais de 110 milhões de hectares, ou 44% da área, concentrados em perto de 32 mil empresas, 0,97% do total. Para os 99,3% restantes ficavam 56% da área, sendo que 44,79% das unidades rurais tinham menos de 10 hectares.

      O fazendeiro Jango compreendeu que sem reforma agrária não havia futuro. Seria considerado um traidor da sua classe. Os proprietários queriam receber em dinheiro vivo pelas terras. O presidente apostou em emenda constitucional para pagar com títulos do tesouro. Caiu. João Goulart estava certo. O país precisava desconcentrar terras, investir em educação, combater a desigualdade e se reinventar. A elite não queria saber disso. Vivia bem numa estrutura que ainda repercutia a escravidão. Getúlio Vargas, o mestre de Jango, havia feito uma revolução nas relações urbanas de trabalho. Faltava mexer nas calcificadas relações rurais.

      Gosto de pensar em Jango no exílio. I

magino-o à margem do rio Uruguai. É uma figura fascinante. Continuo pesquisando sobre a sua vida e o seu governo. Poucas vezes um homem foi tão injustiçado. Cem anos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895