O Brasil diante das suas perguntas

O Brasil diante das suas perguntas

publicidade

Sem respostas?

 

      Capitu traiu ou não traiu? A ideia de traição foi apenas o delírio de um narrador machista e possessivo? Se Capitu fosse a narradora, contaria as canalhices de Bentinho? Vargas, Jango, JK, Carlos Lacerda e Tancredo Neves foram assassinados? Algum deles foi morto? Getúlio não sabia do “mar de lama” que inundou o seu governo e o arrastou para o suicídio como forma de lavar a sua honra? Riobaldo estava apaixonado por Diadorim mesmo quando achava que se tratava de um homem? Guimarães Rosa pipocou ao revelar que a personagem era mulher? “Grande sertão: veredas” é um romance gay dissimulado que se nega ao final? Collor sofreu um golpe?

Quem foi melhor, Pelé ou Maradona? Alguém pode ser ou vir a ser melhor do que Pelé ou há um tabu que impede de se falar na possibilidade de superação do nosso Rei? Grêmio e Inter foram racistas? Um foi mais racista do que o outro? A abolição foi uma concessão da generosa princesa Isabel, uma imposição tardia da Inglaterra, o resultado do interesse do capitalismo ou uma conquista dos negros com aliados brancos? Zumbi existiu como pessoa única ou era o nome dado a uma função de liderança? Em 1964, no Brasil, houve um golpe, uma revolução, um contragolpe ou um movimento? Os comunistas estavam prestes a tomar o poder no Brasil? Jango era comunista? A violência começou com os militares ou com os esquerdistas?

O Brasil foi descoberto ou invadido pelos portugueses? A proclamação da República e a Revolução de 30 foram golpes? Tiradentes foi um articulador revolucionário ou um bode expiatório? Quem matou Odete Roitmann? A ditadura brasileira começou, de fato, em 1968 com o AI-5 ou só se aprofundou com ele? Ainda é correto chamar os generais que governaram o Brasil de presidentes ou se deveria chamá-los sempre de ditadores? Por que a mesma imprensa que chama Pinochet de ditador, sem a menor hesitação, chama Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo de presidentes? Alguém fala em sala de aula que o escritor José de Alencar foi um escravagista convicto que votou contra a lei do Ventre Livre?

Uma novela deve ser realista ou apenas oferecer fantasia aos telespectadores? Alguém leu, não sendo estudante ou professor de literatura, “Ulisses”, de James Joyce, até o fim? Os gaúchos perderam, empataram ou ganharam a Revolução Farroupilha? O Brasil pode ser considerado hoje como um país esteticamente sertanejo e politicamente bolsonariano? Wilson Simonal colaborou com a ditadura ou foi vítima de uma injustiça? Algum youtuber humorista amarra o sapato de Chico Anísio? Quase todo youtuber de sucesso é coxinha ou isso não passa de uma impressão? Alguém leu “Macunaíma” por prazer e sem obrigação escolar ou preparação para o vestibular? E “A pata da gazela”, “Helena”, “O Ateneu” e, sei lá, “Fogo morto”? Harry Potter serve para levar o jovem aos clássicos da literatura universal ou para formar leitores de Paulo Coelho e Dan Brown?

Os negros foram traídos pelos farrapos em Porongos?

Quem é melhor musical e/ou politicamente: Chico Buarque de Holanda ou Lobão? Basta?

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895