O pior gênero musical de todos os tempos

O pior gênero musical de todos os tempos

publicidade

Liberdade de expressão é assim: quem gosta elogia. Quem não gosta, critica.

Vejamos alguns exemplos.

Dilma Rousseff está cada vez mais perdida. Vai da mandioca aos inconfidentes sem chegar à raiz das coisas: seu governo se atolou até o talo e não sabe como respirar. Está entubado. Marieta Severo se achou. Enquadrou Faustão: o Brasil não é o país da desesperança. O crime não é a única organização que dá certo por aqui. A atriz fez questão de fundamentar: não está defendendo o governo. Não é tola nem otimista ingênua. Só não quer fazer o jogo dos interessados no quanto pior, melhor. O Brasil patina. Vive o seu pior momento futebolístico e musical. O sertanejo universitário é o estágio fundamental do imaginário nacional: aquilo que a mente consegue perceber e admirar.

Toda morte, ainda mais de um jovem, deve ser lamentada. Eu nunca tinha ouvido falar de Cristiano Araújo. Deploro sinceramente que tenho morrido tão jovem. Em função da impressionante cobertura midiática da sua morte, tentei conhecer as suas músicas. Detestei. Reflexão feita, ele estava na média dos seus colegas Luan Santana, Gustavo Lima e das tantas duplas insuportáveis que povoam o cenário musical brasileiro. A mediocridade viceja no futebol e na música. Para cada Luan Santana tem um Roberto Firmino. Para cada Gustavo Lima tem um Douglas Costa. Estou sendo arrogante? Não é de duvidar. O que se pode fazer contra o gosto médio? Constatar. Na primeira vez em que o global Zeca Camargo falou algo que preste, avaliando a qualidade musical de Cristiano Araújo, foi detonado.

Zeca não estava desrespeitando o morto, mas analisando a produção musical dominante.

O Brasil anda estranho. Na lista dos mais vendidos aparecem livrinhos para colorir.

Onde fica a saída? Nada de pensar no aeroporto. Saída de aeroporto é para a direita Miami, que anda meio escaldada. Para alguns, como os magnatas do futebol, os Estados Unidos ficaram repentinamente perigosos. Melhor morar na Barra da Tijuca ou nos jardins paulistanos e se contentar com réplica da estátua da liberdade em tamanho natural. Monumento ao gosto dos novos ricos. Quatro marcas do Brasil atual: corrupção generalizada na parceria público-privada BNDES/Empreiteiras ou Petrobras/Empreiteiras, sertanejo universitário, livros de colorir para adultos e futebol que toma sete da Alemanha, três da Holanda e sai da Copa América eliminado pelo fraco Paraguai. Tem mais? Tem. A presidente confunde delação premiada com delação forçada sob tortura e mistura torturadores da ditadura com agentes da lei e da justiça na democracia. Marieta Severo está perdida? Não. A esperança continua.

– Não sou cega nem otimista tola – garante Marieta.

A mulher é de faca na bota. Dilma também era.

A vaca tossiu. A mandioca apodreceu. O delator abriu o bico. O bicho pegou. Brasil!

O sertanejo universitário é o pior gênero musical de todos os tempos no Brasil.

O estágio primário da cultura.

 

 

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895