O virtual nunca existiu
publicidade
A doença já havia marcado Jean, que foi um dos homens mais inteligentes da sua geração.
Eram onzes horas da manhã. Ele me ofereceu um cálice de vinho branco.
– Não tenho mais tempo para esperar o final da tarde –– brincou.
Aceitei o vinho.
Baudrillard tinha bom gosto. Depois do brinde, apesar da melancolia que nos embaçava, ele começou a falar da falsa oposição entre real e virtual produzida pelas discussões em torno da internet.
Com a sua tradicional ironia sempre suave, profetizou:
– Dentro de dez anos, ninguém mais falará em virtual e real. Ainda se fala disso porque as pessoas continuam assustadas com a novidade, que já vai se fazendo velha e rançosa. Quando isso acontece, a tendência é negar o real. O virtual é o mordomo chamado a depor.
É tudo real. Tão real quanto a imagem da televisão. Tão real quanto a voz saindo do rádio. Tão real quanto a letra impressa no papel. Fiquei esperando que ele continuasse. Era maravilhoso ouvi-lo falar.
Ele saltava de um assunto para outro com certa volúpia:
– Na vida, meu amigo, tudo é questão de legitimação.
– De que está falando agora? –– arrisquei.
Ele bebeu mais um gole. Deu uma olhada pela janela. E disse:
– Do trabalho das ideias, do caminho que se tem de trilhar. Não basta ter uma boa ideia. É preciso lutar por ela. Quanto mais uma ideia contraria o senso comum, mais é combatida e menos legitimação ela encontra. Ter ideias muito boas e diferentes traz sofrimento. Baudrillard teve ideias originais. Escreveu grandes livros. Teve reconhecimento.
A legitimação, porém, não é permanente. Li um texto de um jornal inglês afirmando que não há mais pensamento original na França. Paris já não produziria ideias renovadoras.
– As ideias fazem greve – me dissera Baudrillard.
Foi nossa última conversa pessoal. Ainda falamos por telefone em fevereiro de 2007. Quando publiquei meu livro História Regional da Infâmia, o destino dos negros farrapos e outras iniquidades brasileiras, pensei nele. O combate seria duro e permanente. Os inimigos, ensinavam Jean, usam três estratégias alternadas: ataque, indiferença e deslegitimação pela biografia. Entre tantas grandes frases, Jean nos legou esta: “Esperamos que a inteligência artificial nos salve da nossa estupidez natural”.
Ou esta: “O pior num ser humano é mesmo saber demais e ser inferior ao que sabe”. Na mosca.