Por que não produzimos nosso IFA?

Por que não produzimos nosso IFA?

Questões em busca de boas respostas

Vacina Covaxin do laboratório Bharat Biotech, da Índia

publicidade

      De repente, só falamos em IFA. Precisamos de IFA. Queremos IFA. Acompanhamos ao vivo na televisão a chegada do IFA chinês. Até pouco tempo nunca tínhamos ouvido falar em IFA. Agora, debatemos a importância do IFA e as razões da sua escassez. IFA é vida. Por que os países não param tudo e se dedicam freneticamente a produzir IFA? Quem possui IFA sobrando tem o planeta aos seus pés. Quem não tem, precisa engolir preconceitos e injúrias e até implorar para ser ajudado.

Só a produção nacional de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) pode nos levar ao Ufa! Por que a Índia e a China produzem IFA para o mundo e o Brasil não? Bem, para começo de conversa, Índia e China têm vacinas próprias contra o coronavírus. Além disso, existem questões contratuais. Agora, se ficássemos totalmente livres para produzir o nosso IFA, que ingredientes são necessários? Imaginando que seja um bolo: farinha, ovos, açúcar, o “princípio ativo” de alguma das vacinas descobertas, o que mais? Li que o Brasil teve mais de 1.300 plantas produtoras de IFA de outras vacinas fechadas. Por que mesmo?

      A China tem fama de fazer tudo rapidinho. Um hospital em Wuhan para combater o coronavírus? Uma semana. Vacina contra a Covid? Dez meses. Uma ponte? Quinze dias. Por que tanta demora em vacinar a sua população de mais de um bilhão de habitantes? Até agora, pelos dados disponíveis, os vacinados chineses andariam em torno de 35 milhões. Que lentidão é essa? Qual a justificativa? A Índia, que também conta com uma generosa população de mais de um bilhão de pessoas, doa e vende vacinas ao mundo. Agradecemos. E perguntamos: qual é a lógica? Quando o Brasil ajudava parceiros havia muita reclamação. Mandávamos para fora o que faltava aqui dentro. O que diriam aqueles críticos se o Brasil enviasse 90 litros de IFA, como nos brindou a China, para algum necessitado de mesma ideologia ou de ideologia oposta? Ainda bem que, apesar de algum atraso para impor respeito, não se está levando a retaliação na base do bateu, levou e não se fala mais nisso.

      Por que o Brasil contrariou a Índia na ideia de quebrar patentes de vacinas contra o coronavírus? Na OMS, tardiamente, o Brasil está defendendo licenciamento pelas farmacêuticas para produções locais em laboratórios ociosos. Por que a União Europeia está tão lenta na vacinação? Especialistas dizem que tudo dará certo. Assim como as máscaras e os textos, raros no começo da pandemia, tornaram-se fartos com o passar do tempo, indicam que haverá oferta generosa de vacina dentro de alguns meses. Para escolher, doar, comprar e vender. A pandemia tem ensinado que sem cooperação internacional a vaca iria para o brejo em muitos países, inclusive no Brasil. A Organização Mundial da Saúde está lutando por mais colaboração e menos competição.

      Se tivéssemos vacina e IFA, venderíamos para a China? Certamente. É possível que discursasse, fizesse pose ideológica, mas, ao final, prevaleceria o interesse comercial ou, quem sabe, humanitário. O Brasil tem experiência em vacinas. Por que não produzimos uma contra o coronavírus tão rapidamente quanto China e Índia? Porque, segundo quem é do ramo, falta investimento em pesquisa.

*

Duas grandes perdas: o cartunista Tacho e cientista Ivan Izquierdo.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895