Vovozela da tevê
José Simão acha que Galvão Bueno, isto é, Galvão Malueno, é a vuvuzela da Globo. Discordo. Galvão é a vovozela da Globo. O vovô da tela. Está lá há quase tanto tempo quanto o Cid Moreira e a Glória Maria. E o barulho é sempre o mesmo. Ensurdecedor. Galvão é a única múmia que ainda narra futebol. O problema é que ele não tem delay. Chega sempre antes dos outros. Galvão é de lei, a lei do Galvão, antiga lei de Gérson, “leve vantagem você também”, chute o Arnaldo. O Arnaldo é o balde do Galvão. A Fifa estaria pensando em dar uma medalha para o Galvão como o único narrador a ter estado em todas as copas, desde 1930. A coisa esbarrou num argumento poderoso de muitos outros narradores brasileiros. É que eles estão em todas as copas. Sempre. Onde tem copa eles estão. Erguendo taças. Taças, copos, garrafas, latinhas. Uau!
Estou pensando em processar um amigo, leitor do José Simão, por abuso de conteúdo. É que ele me conta o que eu disse sempre com a mesma introdução: “Sabe a última do Macaco Simão...” Fico sabendo. É sempre melhor do que o original. Futebol tem dessas coisas. Parece terapia. O sujeito diz o que pode e ouve o que não quer. Nada. As vuvuzelas e os vovozelas não deixam. O Dunga não é a cara do King Jong II, também conhecido como “querido líder”, “grande líder”, “líder formoso” ou “líder Feliz”? O cabelo é o mesmo. O estilo militar também. As roupas idem. A parada, com os dois, é dura. Parada militar. Atenção, King. Cuidado com um DNA. Parece que a Fifa teria pedido ao Dunga para colocar um jaleco de maneira a não ser confundido pelos jogadores da Coreia do Norte.
A policia de São Paulo fará uma operação lei seca durante o jogo do Brasil. Só falta achar algum guarda para fazer o serviço. Todos estarão de plantão. Na frente da tevê. Plantão esportivo. Os motoristas que se cuidem. Quem não tiver bebido tudo, irá em cana. Opa! Terá de sair da cana. Ou levará a cana para a cana. Já tem gente se defendendo. O problema é o Dunga: ele é um porre. Falando nisso, um gaúcho de Palomas queria que a Fifa vetasse o Drogba. Achou que era droga de gaudério. Deu na Folha: veja o que abre e fecha durante o jogo da seleção brasileira. Fecha tudo. Abre o bar. Fecha toda a Coreia do Norte. Abre o Robinho pelas duas pontas. Fecha tudo, a começar pela cara do Dunga. Abre a torneira dos gols?
Jornal é fogo. Vejam esta manchete: lei amolece com estupradores. Uau! E esta: estuprador se beneficia com legislação mais dura. Uau! Uau! Já tem estuprador pedindo redução de pena por ter usado camisinha. O Brasil não dá mole. Desce o pau. Ou sobe a mangueira. Outra da mídia: detentos entram em clima de copa e jogam na prisão. Aí um detento reclamou: “Esse estilo Dunga é muito duro. É disciplina demais. Quero pelo menos o semiaberto”. Dunga é contra a progressão de regime. Com ele é tudo fechado. Aí outro detento reclamou: “Estamos jogando, não treinando. Por que está tudo fechado?” Dunga neles. Já.
Se tudo correr bem, a Coreia vai perder o norte.