Boca entre o título argentino e um fiasco na Libertadores

Boca entre o título argentino e um fiasco na Libertadores

publicidade

Pavón foi o melhor jogador do Boca em derrota para o Palmeiras - Foto: Juan Mabromata / AFP



O Boca Juniors foi derrotado pelo Palmeiras por 2 a 0 na noite dessa quarta-feira na Bombonera e ficou em uma situação complicada na Libertadores. A maior derrota em casa para um clube brasileiro – jamais um time do Brasil havia vencido por dois gols de diferença pela competição na casa xeneize – deixa os comandados de Guillermo Barros Schelotto a um passo de um vexame com a eliminação ainda na primeira fase do maior torneio continental.


O momento na Libertadores contrasta com o da Superliga Argentina. Ontem, o Boca comemorou a marca de 500 dias seguidos como líder do Argentino somando as duas últimas temporadas. O título pode vir neste domingo em caso de vitória sobre o Gimnasia de La Plata – acompanhada de um tropeço do Godoy Cruz -, mas a essa altura o torneio local ficou completamente em segundo plano. O tom na imprensa argentina após a derrota para o Palmeiras é de fim de ciclo para Schelotto em uma eventual eliminação precoce na Libertadores.


Mesmo próximo do bicampeonato argentino, pesa contra Schelotto os insucessos em jogos decisivos ou de mata-mata. Começou na eliminação para o Independiente del Valle na semifinal da Libertadores em 2016 e passou pelas quedas para o Rosario Central nas Copas Argentinas de 2016 e 2017. Mas a grande derrota foi neste ano. A perda do título da Supercopa Argentina para o River Plate gerou uma pressão sobre o treinador antes mesmo do início da Libertadores.


Uma das principais cobranças sobre Schelotto após a perda do título para o River foi a aposta no jovem goleiro Rossi, de 22 anos, quando a própria diretoria xeneize queria contratar um jogador mais experiente para a posição no começo do ano. Rossi nem chegou a falhar na Supercopa, mas a grande atuação de Franco Armani, que parou o ataque xeneize, escancarou a diferença entre os goleiros dos rivais. Desde então, cada gol considerado defensável sofrido por Rossi foi tratado também como um erro do treinador. A falha de ontem no segundo tento do Palmeiras foi a gota d"água e Rossi parece ter perdido até mesmo a confiança de Schelotto, que após a partida não garantiu a permanência do camisa 12 como goleiro titular para o final de semana.


Situação complicada para a classificação


Com a vitória na Bombonera, o Palmeiras chegou a 10 pontos e garantiu classificação para as oitavas de final da Libertadores. O Boca, com cinco, ainda é o vice-líder do grupo, mas deverá ser ultrapassado pelo Junior Barranquilla. O time colombiano enfrenta nesta quinta o Alianza Lima em casa e com uma vitória chegará a seis pontos.


Se o Junior confirmar a esperada vitória sobre o Alianza nesta noite, a única forma do Boca depender apenas de suas forças para avançar às oitavas de final será vencendo o time colombiano em Barranquilla na próxima quarta-feira. Um empate deixará os xeneizes na dependência de que o Palmeiras pelo menos empate com o Junior na última rodada. O problema é que o time brasileiro, além de classificado, deverá chegar já com o primeiro lugar do grupo garantido. Nesse cenário, o Boca estará eliminado do Libertadores se perder em Barranquilla.  Se isso ocorrer, não apenas a saída de Schelotto deverá acontecer ao final da temporada como o fim do ciclo de vários jogadores. Até Carlitos Tevez tem futuro incerto no clube mesmo tendo contrato até o final de 2019.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895