La Pelota

Como chega o Independiente para enfrentar o Grêmio na Recopa

Independiente deve atuar no 4-2-3-1 contra o Grêmio


 

Preocupação com os gols perdidos

Por conta da Recopa, o Independiente não atuou neste final de semana – teve o jogo com o San Lorenzo adiado pela AFA. Com quase duas semanas para preparar o time para enfrentar o Grêmio, o técnico Ariel Holan demonstrou preocupação em melhorar a pontaria de sua equipe. Mesmo em boa situação no Campeonato Argentino, onde é quinto colocado, o ataque tem deixado a desejar. O time marcou apenas 15 gols em 14 rodadas do torneio.

Nos três jogos deste ano pelo Argentino, o Rojo acumulou chances de gols perdidas. No empate em com o Rosario Central, a equipe finalizou 25 vezes e balançou as redes apenas uma vez. Na derrota por 2 a 1 para o Estudiantes, foram 18 finalizações. Já na vitória sobre o Colón, a equipe chutou 13 vezes a gol - e marcou apenas de pênalti. Em média, o Independiente precisa de 15 finalizações para marcar um gol no Argentino.

 

Jeito de jogar

O Independiente de Ariel Holan tem um estilo de jogo parecido com o Lanús, adversário derrotado pelo Grêmio na final da Libertadores. A equipe de Avellaneda também valoriza bastante a posse de bola e tem calma para sair jogando com seus defensores.

Ao mesmo tempo que o toque de bola do Independiente pode ser uma ameaça, o técnico Renato Portaluppi pode apostar em estratégia perecida com a utilizada contra o Lanús na Argentina e adiantar a marcação do Grêmio para tentar forçar o erro na saída de bola.

Defensivamente, o maior cuidado que o Grêmio deve ter é com as jogadas pelo lado do campo. Se tem paciência para sair da defesa, o Independiente acelera suas jogadas quando chega ao terço final do campo. O time aposta bastante nas triangulações pelo lados lados e chega com jogadas que buscam não apenas o jogo aéreo com o centroavante Gigliotti, mas também cruzamentos rasteiros para as chegadas dos volantes e do meia Maximiliano Meza.

 

Reforços

Além do equatoriano Fernando Gaibor, contratado junto ao Emelec e que pode ser titular contra o Grêmio nesta quarta-feira, o Independiente tem outras cinco novidades em relação ao elenco do título da Sul-Americana. Foram contratados os atacantes Silvio Romero (que estava no América do México), Jonathan Menéndez (Talleres) e Braian Romero (Argentinos Juniors) e o defensor Emanuel Britez (Unión de Santa Fe). O meia Chistian Ortiz retornou ao clube após empréstimo ao Sporting Cristal, do Peru.

Os reforços mais destacados são Silvio Romero e Jonathan Menéndez. Menéndez foi titular contra o Colón no último jogo do Independiente pelo Argentino e é opção para atuar aberto pelo lado esquerdo. Silvio Romero é a principal contratação do Rojo para 2018. O atacante foi comprado junto ao América do México por cerca de três milhões de dólares. Ele ficou no banco contra o Colón, mas não entrou na partida.