Godoy Cruz vira sensação da Superliga e ameaça título do Boca

Godoy Cruz vira sensação da Superliga e ameaça título do Boca

publicidade

Santiago Garcia se tornou o artilheiro isolado da Superliga - Foto Godoy Cruz / Divulgação / CP


 

A Superliga Argentina chega na sua reta final com uma surpresa que ameaça o título que parecia certo do Boca Juniors. O Godoy Cruz enfileirou uma sequência de seis vitórias, assumiu a vice-liderança e se aproveitou dos tropeços xeneizes para encostar. Faltando quatro rodadas, o Tomba está a apenas quatro pontos do Boca e sonha com inédito título argentino.

O Godoy Cruz mantém a base do time que foi eliminado pelo Grêmio nas oitavas de final da Libertadores do ano passado. Seguem na equipe titular o goleiro Leonardo Burián, os laterais Abecasis e Angileri, os meias Ángel González e Juan Garro e o atacante Santiago Garcia. Mesmo com as perdas de importantes nomes como o meia Gastón Giménez (negociado com o Estudiantes) e o atacante Javier Correa (agora no Colón de Santa Fe) e contratações modestas, o Tomba deslanchou sob o comando do jovem técnico Diego Davobe, de 44 anos.

Diego Davobe é o grande responsável pela ascensão do time de Mendoza. O técnico, que estava na base do clube, foi efetivado no começo do ano para seu primeiro trabalho como treinador de um time profissional. Sob seu comando, o Godoy Cruz acumula incríveis nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota em 12 rodadas da Superliga. O aproveitamento é impressionante, de 80,5%.

O crescimento coletivo do Godoy Cruz após a chegada de Diego Davobe potencializou os desempenhos de vários jogadores. O principal deles é Santiago “el Morro” Garcia. O uruguaio, de passagens apagadas por Atlético-PR e River Plate, assumiu a responsabilidade de ser o fazedor de gols da equipe. Com dois tentos marcados na vitória de 3 a 0 sobre o Temperley no sábado, Morro Garcia chegou a 13 gols e assumiu a artilharia isolada da Superliga. Onze desses 13 gols foram anotados após o técnico Diego Davobe assumir o comando da equipe.

Essa ascensão combinada com a queda do Boca Juniors, que perdeu seus últimos dois jogos, fazem os torcedores do Tomba sonharem com o primeiro título argentino da história do clube. A tabela do Godoy Cruz nas últimas quatro rodadas colabora com isso. O compromisso mais complicado será no próximo sábado diante do Banfield fora de casa. Depois disso, a equipe enfrentará o San Martín de San Juan (casa), o Argentinos Juniors (fora) e o Tigre (casa).

Confira os lances de Godoy Cruz x Temperley:


 

Derrota em arbitragem polêmica e desfalques atormentam o Boca

Se o Godoy Cruz vive um momento mágico com sua sequência de vitórias, o Boca Juniors passa por sua pior fase na Superliga Argentina. Os xeneizes, que contando as duas últimas temporadas, somam 42 rodadas seguidas na liderança viram o título que parecia certo sofrer ameaça após a derrota de 1 a 0 no clássico para o Independiente nesse domingo.

O jogo contra o Independiente foi marcado pela polêmica arbitragem de Ariel Penel. O árbitro deixou de dar um pênalti para o Boca Juniors nos acréscimos após Gonzalo Verón cortar com a mão uma cabeçada do meia uruguaio Nández. O lance, claro, gerou grande reclamação dos zeneizes. O capitão Pablo Pérez chegou a empurrar Penel e levou o cartão vermelho se tornando mais um desfalque para o técnico Guillermo Schelotto para o próximo compromisso diante do Newell’s, na Bombonera.

Os desfalques são os maiores tormentos de Schelotto. Diante do Independiente ele já não contou com o zagueiro Paolo Goltz, o meia Cardona e o atacante Carlitos Tevez. Desses, apenas Tévez tem chances de voltar no próximo domingo. O volante Wilmar Barrios deixou o clássico contra o Rojo ainda no primeiro tempo com dores musculares e também pode ser ausência contra o Newell’s. Ainda vale lembrar que o Boca Juniors não conta com os selecionáveis Fernando Gago e Darío Benedetto desde o final do ano passado. O meio-campista ainda tem remotas chances de voltar nesta reta final de temporada enquanto o centroavante - ainda o artilheiro da equipe na Superliga com nove gols - só retornará aos gramados após a Copa do Mundo.

A tabela xeneize não reserva mais nenhum clássico, mas é mais complicada que a do Godoy Cruz. Depois do Newell’s na Bombonera, o Boca vai enfrentar o Gimnasia de La Plata (fora), o Unión de Santa Fe (casa) e o Huracán (fora). A equipe ainda dividirá as atenções com os compromissos da Libertadores.

Confira os melhores momentos de Independiente x Boca:


 

Confira a classificação da Superliga:



Confira os resultados da 23ª rodada:



 

 

 

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895