Rosario Central conquista a Copa Argentina e garante vaga na Libertadores 2019

Rosario Central conquista a Copa Argentina e garante vaga na Libertadores 2019

publicidade

O Rosario Central conquistou a Copa Argentina 2018 na noite dessa quinta-feira. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, os Canallas levaram a melhor sobre o Gimnasia de La Plata na disputa por pênaltis. O zagueiro Caruzzo foi o responsável por converter a última cobrança, que confirmou o título e deu fim a um jejum de 23 anos sem levantar taças do time de Rosario.

 

O último título do Central havia sido a Copa Conmebol de 1995, na final vencida sobre o Atlético-MG. O jejum de conquistas nacionais era maior ainda, desde 1987, quando o clube conquistou o Campeonato Argentino. Campeão da Copa Argentina, o Rosario Central está garantido na Libertadores da América de 2019.

 

A final da Copa Argentina foi disputada em campo neutro, em Mendoza, e esteve marcada pelo equilíbrio. O Central saiu na frente no começo da partida, com Zampedri, aos 19 minutos. A partir disso, a equipe adotou uma postura mais defensiva e viu o Gimnasia dominar o restante da primeira etapa. Mesmo com o domínio do Lobo, o primeiro tempo terminou em vantagem para o time de Rosario.

 

No começo do segundo tempo, o técnico Patón Bauza pagou o preço de manter em campo um jogador lesionado. Aos 7 minutos, o volante Leonardo Gil, que vinha desde a primeira etapa mancando, perdeu uma bola no meio-campo para Faravelli. Santiago Silva puxou o contra-ataque e o mesmo Faravelli apareceu na área para finalizar com perfeição e empatar o jogo para o Gimnasia, 1 a 1. Logo após o gol, Bauza sacou Gil, que deixou o campo chorando.

 

A partida seguiu nervosa com os dois times buscando o segundo gol, mas sem efetividade. O 1 a 1 levou a decisão para os pênaltis. Ortigoza abriu as cobranças e converteu para o Central. Na sequência, Santiago Silva mandou para fora e Marco Ruben abriu 2 a 0. O goleiro Ledesma pegou o pênalti de Guanini e deixou o time de Rosario em boa vantagem. Depois, Parot e Hurtado converteram deixando o placar em 3 a 1. Coube a Caruzzo fazer a última cobrança. O zagueiro venceu o goleiro Arias com um chute firme e garantiu o título da Copa Argentina ao Rosario Central após três vice-campeonatos (2014, 15 e 16).

 

O título do Rosario Central também marca uma recuperação do técnico Patón Bauza após a rápida passagem pela seleção argentina durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia. Campeão argentino como jogador em 1980 e 1987, Bauza conquistou seu terceiro título pelo Central.

Bauza conquistou seu terceiro título pelo Central - Foto: Rosario Central / Divulgação


 

Com o Rosario Central, a Argentina tem seis clubes garantidos na Libertadores de 2019. Boca Juniors, Godoy Cruz, San Lorenzo, Huracán e Talleres se classificaram pela Superliga Argentina 2017/18. A presença de Boca e River na final deste ano deu mais uma vaga ao país. O River só irá jogar o torneio continental em 2019 se vencer a decisão de domingo em Madri. Caso o Boca seja campeão, o Independiente ficará com a vaga.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895