Superliga: Rodada tem vitória "agônica" do Boca em duelo de líderes e rebaixamento inédito do Arsenal de Sarandí

Superliga: Rodada tem vitória "agônica" do Boca em duelo de líderes e rebaixamento inédito do Arsenal de Sarandí

publicidade

Boca venceu o Talleres com gol nos acréscimos - Foto: Boca / Divulgação / CP


 

A 21ª rodada da Superliga Argentina ainda terá jogos nesta segunda-feira, mas teve suas mais importantes partidas disputadas no domingo. No duelo entre os dois primeiros colocados, o Boca Juniors venceu o Talleres com um gol nos acréscimos na Bombonera e abriu uma importante vantagem na ponta. O torneio conheceu também o seu primeiro rebaixado da temporada.

Começamos pelo duelo na ponta de cima da tabela. Líder da Superliga, o Boca recebeu o vice-líder Talleres nesse domingo. Seis pontos atrás dos xeneizes, o time de Córdoba buscava uma vitória para diminuir a distância para três e colocar fogo no campeonato. Não foi o que aconteceu, mas os comandados de Guillermo Schelotto precisaram de uma jornada épica para conquistar a vitória.

O Boca entrou no gramado da Bombonera para enfrentar o Talleres com desfalques importantes. Lesionados, Tevez e Cardona sequer foram relacionados para o jogo. Schelotto apostou no jovem Emanuel Reynoso, que foi contratado justamente do Talleres no começo do ano, para ser o principal armador da equipe. Ao longo da partida, o treinador mudou o esquema tático duas vezes e contou com um inspirado Pavón para conquistar a vitória.

Sem seus dois principais armadores, Schelotto montou o Boca no 4-4-2 para iniciar a partida com Pavón ao lado do centroavante Walter Bou na frente e Reynoso aberto pelo lado esquerdo. Nos primeiros minutos, o Talleres conseguiu controlar o jogo e o treinador xeneize mexeu no posicionamento da equipe. A partir dos 15 minutos, o Boca passou a se posicionar no habitual 4-1-4-1 com Pavón sendo deslocado para o lado esquerdo e Reynoso passando a atuar centralizado. Por ali, o camisa 7 fez a diferença.

Pavón, que retornou a Buenos Aires na quinta-feira após defender a seleção da Argentina na vexatória goleada para a Espanha, mostrou que não sentiu o cansaço da viagem. Foi dele a grande jogada para o Boca abrir o placar. O camisa 7 recebeu a bola pelo lado esquerdo, driblou quatro adversários e cruzou para Bou fazer 1 a 0. Um pouco antes, ele quase havia marcado o seu em belo chute de fora da área que estourou no travessão de Guido Herrera.

O Boca manteve o controle do primeiro tempo e teve chances para ampliar o placar. Não fez e acabou sofrendo. Já nos acréscimos da etapa inicial, o Talleres chegou ao empate em lance de bola parada que o zagueiro Quintana empurrou de cabeça para o gol.

A essa altura o temor era de mais um tropeço xeneize. Ainda que o empate fosse um resultado bom por manter a distância de seis pontos para o vice-líder, o Boca voltou para o segundo tempo no ataque em busca da vitória. Muita mais na vontade que na técnica, o time pressionou o Talleres e chegou à vitória com um gol aos 46 minutos. Ramon Ábila, que havia entrado no lugar de Bou, fez bom cruzamento e encontrou o capitão Pablo Pérez, que empurrou para o gol para garantir a vitória de 2 a 1 quando o cronômetro já marcava 46 minutos.

A vitória encaminha o bicampeonato argentino para o Boca Juniors. Com nove pontos de vantagem para o segundo colocado Talleres a seis rodadas do fim do campeonato, o Xeneize está com uma mão na taça.

 

Nem tudo é tranquilidade em La Boca

Mesmo com a vitória que deixou o Boca em confortável vantagem rumo ao título, o pós-jogo foi de polêmicas. Elas começaram na comemoração de Pablo Pérez, que ao marcar o segundo gol saiu fazendo xingamentos em direção à torcida. Em sua entrevista, o técnico Guillermo Schelotto disparou contra ex-companheiros dos tempos de jogador que criticaram o seu trabalho depois da derrota para o River Plate na Supercopa. O principal alvo foi o ex-meia Pepe Basualdo, que disse sentia que o treinador desorientava o time.

Mas a repercussão maior entre torcedores e imprensa ficou por conta mesmo da comemoração de Pablo Pérez. Nesta segunda-feira, o volante se explicou e disse que seus xingamentos não foram para a torcida. “Jamais insultaria a torcida do Boca. Peço desculpas se pareceu isso, que seria algo totalmente injusto”, afirmou o jogador, que disse que os gritos foram um desafogo. “Aconteceram várias coisas no jogo que me irritaram. Foi um desafogo”, disse.

O Boca volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar o Junior Barranquilla pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Após empatar com o Alianza Lima na estreia, o Xeneize busca sua primeira vitória diante de sua torcida na Bombonera. Tevez segue fora, mas Cardona foi relacionado para o jogo e pode ser reforço para o time de Schelotto.

 

Veja os melhores momentos de Boca 2 x 1 Talleres


Superliga conhece o primeiro rebaixado

A Superliga Argentina conheceu o seu primeiro rebaixado já na 21ª rodada. Vice-lanterna com 13 pontos, o Arsenal de Sarandí buscou um empate por 2 a 2 com o Chacarita Juniors após sair perdendo por 2 a 0, mas não conseguiu evitar o rebaixamento. Lembrando que o descenso na Argentina se dá por média de pontos. Por conta disso, o lanterna Olimpo ainda tem chances de permanecer na primeira divisão.

O rebaixamento consumado nesse domingo é o primeiro da história do Arsenal, que chegou à primeira divisão em 2002 e conseguiu se manter na elite por 16 anos. O clube, que sempre teve a força política da família Grondona, ganhou no período um Campeonato Argentina (2012), uma Supercopa Argentina (2012) e uma Copa Argentina (2013). Além disso, o Arsenal foi campeão da Sul-Americana, em 2007.

 

Classificação da Superliga



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895