Walter Montoya pode ser o substituto de Ramiro no Grêmio

Walter Montoya pode ser o substituto de Ramiro no Grêmio

publicidade

O Grêmio tenta fechar a contratação do meio-campista argentino Walter Montoya. O jogador, de 25 anos, afastado no Cruz Azul, do México, aparece como boa opção para ser o substituto de Ramiro, negociado com o Corinthians no final do ano passado.

 

Surgido no Rosario Central, Montoya ganhou destaque nas boas campanhas do time comandado por Eduardo Coudet nas temporadas de 2015 e 2016. O desempenho no clube de Rosario o levou para o Sevilla, onde foi contratado a pedido do técnico Jorge Sampaoli no começo de 2017. O treinador, porém, saiu em seguida para comandar a seleção argentina e Montoya acabou sendo pouco utilizado pelo substituto Eduardo Berizzo.

 

Sem espaço no Sevilla, Montoya foi disputado pelos gigantes argentinos Boca Juniors e River Plate no começo de 2018. Na ocasião, clubes brasileiros também tentaram contratar o jogador, mas ele acabou indo para o Cruz Azul, que pagou 5,5 milhões de euros ao time espanhol.

 

A passagem de Montoya pelo México também foi de pouco sucesso. Titular em apenas sete jogos (participou de 15 ao todo) no primeiro semestre, o argentino teve ainda menos chances na segunda metade de 2018. Titular em apenas uma partida no Torneio Apertura, Montoya acabou afastado por indisciplina pelo técnico Pedro Caixinha. O motivo, segundo o treinador português, foi a recusa do jogador em participar de um almoço com o restante do elenco do Cruz Azul na concentração após saber que não seria relacionado para a semifinal do Mexicano.

 

Se contratado pelo Grêmio, Montoya terá uma grande oportunidade de recuperação na carreira após esses dois anos de baixa nas passagens apagadas por Sevilla e Cruz Azul. Em Porto Alegre, o argentino terá a seu favor o fato de encontrar uma equipe já montada pelo técnico Renato Portaluppi e com a vaga aberta no seu setor pela saída da Ramiro. O jogador, claro, só terá sucesso por aqui se não repetir os problemas de indisciplina que teve no México.

 

Posicionamento

Assim como Ramiro, Montoya é um misto de meia com volante. É um jogador de bastante dinâmica no meio-campo, mas que costuma atuar aberto pelo lado direito. No Rosario Central, Eduardo Coudet variava os esquemas entre o 4-4-2 com losango no meio-campo e 4-4-2 em linhas. Montoya sempre jogou pela faixa direita do campo. Foi nessa fase em que ele viveu o melhor momento da carreira.

 
Montoya pelo lado direito no esquema com losango no meio-campo do Central


Características

Dono de um bom poder de marcação pelo lado do campo, Montoya também se caracterizou pela boa chegada ao ataque. Com facilidade para bater na bola, o meio-campista tem como pontos fortes na fase ofensiva o cruzamento e o chute de média distância.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895