À luz do farol de Cheuiche

À luz do farol de Cheuiche

publicidade

Escritor lança seu novo romance O Farol da Solidão nesta quarta, às 18h30min, na Saraiva do Praia de Belas

Por Luiz Gonzaga Lopes

Uma das principais características do escritor Alcy Cheuiche é o aprofundamento dos temas que trata. Só para citar dois exemplos nos romances "Nos Céus de Paris -  Romance da vida de Santos Dumont" -" e "Sepé Tiaraju - Romance dos Sete Povos das Missões", ninguém leu mais do que ele ou se informou sobre as vidas de Alberto Santos Dumont ou sobre o lendário índio guarani Sepé Tiaraju. Fui aluno de uma oficina de contos de Cheuiche. Numa das primeiras explanações aos seus aspirantes a escritor, este autor natural de Pelotas e que foi patrono da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2006, nos disse que a resposta que ele deu a um crítico do seu primeiro livro "O Gato e a Revolução" foi assim: "O crítico disse que o meu texto tinha que inovar. Eu respondi que não, que tenho que contar histórias que o meu leitor entenda".

Assim é Alcy Cheuiche, que lança seu novo romance, "O Farol da Solidão" (AGE Editora), nesta quarta-feira, 8, às 19h30min, na Livraria Saraiva do Praia de Belas Shopping. Antes da sessão de autógrafos, o autor participa de um bate-papo, às 18h30, com o deputado estadual Pedro Ruas e o advogado Antônio Carlos Côrtes, ativista do movimento negro no Rio Grande do Sul. Nesta obra, Alcy Cheuiche mergulha no tema da solidão e do preconceito, com a imersão total na vida dos personagens, conhecimento detalhado da cena abordada e um roteiro de ação à melhor maneira de um thriller ou um livro policial. O crítico Flávio Loureiro Chaves considera este um dos melhores textos de Cheuiche, pois o autor consegue resumir nesta narrativa mais de dois séculos de história. O truque é de Shakespeare, pois o nosso autor é leitor contumaz de Otelo, Hamlet, Sonhos de uma Noite de Verão e outras joias egressas da pena do bardo de Stratford Up Avon.

A narração é conduzida pelo personagem Carmelo dos Santos que ao escrever um livro elenca aspectos fundamentais da vida de Carlos Santos, o deputado negro que deixou marcas profundas no Rio Grande do Sul e no Brasil, sendo o primeiro negro presidente da Assembleia Legislativa do Estado em 1967. Neste mergulho histórico de Carmelo, é recriado com incrível realismo o quilombo causador do naufrágio do navio inglês Príncipe de Gales, origem da Questão Christie, que levou Dom Pedro II a romper relações com a Inglaterra. A união entre passado e presente não perdem o foco da parábola central do livro: a história de um homem que decide se isolar para sempre do convívio humano. E que a vida, através da revoada milenar das aves migratórias, vai buscar de volta num velho farol perdido nas areias do Atlântico Sul. É Alcy Cheuiche em plena forma aos 74 anos, seguindo os ensinamentos de alguns dos seus mestres que são mestres de todos nós como Hemingway, Maupassant, Tchekhov, entre outros.   

Cheuiche dedica-se ao romance histórico, tendo retratado personagens e fatos de relevância na História do Brasil, como Santos Dumont, João Cândido, o Almirante Negro, Sepé Tiaraju, Bento Gonçalves, Garibaldi e Anita, Getúlio Vargas, Otávio Correa, o herói civil dos Dezoito do Forte de Copacabana, e muitos outros. Conquistou importantes prêmios literários e culturais em sua vida, como Ilha de Laytano, Açorianos, Medalha do Mérito Santos Dumont, Medalha Simões Lopes Neto, Troféu Guri, mas o que mais o empolgou foi ter sido Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2006. Autografou seus livros e proferiu conferências no Brasil e em outros países nos quais domina a língua, como Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru, Cuba, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Espanha, França, Bélgica e Alemanha. É tradutor e orientador de oficinas de criação literária.
O quê:

Lançamento do livro O Farol da Solidão (AGE Editora, 2015, 145 páginas, R$35,00), do escritor Alcy Cheuiche

Quando:

Dia 08 de abril (quarta-feira), das 18h30 às 19h30 – bate-papo com o autor, Pedro Ruas e Antônio Carlos Côrtes. A partir das 19h30, sessão de autógrafos.

Onde:

Livraria Saraiva – Praia de Belas Shopping – Av. Praia de Belas, 1181 – 2º piso.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895