A análise crônica da vida mínima

A análise crônica da vida mínima

publicidade

Por Luiz Gonzaga Lopes

A psicanalista Diana Corso lança novo livro nesta segunda, 22, às 19h, na Livaria Cultura

É um prazer ler Diana Corso. Esta afirmação que poderia se encerrar em si, mas a partir dela podemos propor que a cada novo livro (alguns em parceria com Mário Corso, como o belo "Fadas no Divã"), ela nos surpreende e nos leva a um mundo de encantamento com a escrita que agora descobrimos ser por vezes "conficcional", neologismo proposto pelo poeta e cronista Fabrício Carpinejar que mistura o confessional com o ficcional. O seu novo livro "Tomo Conta do Mundo: Conficções de uma Psicanalista" (Arquipélago Editorial) tem lançamento nesta segunda-feira, dia 22, às 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country (Tulio de Rose, 80/302), com sessão de autógrafos e bate-papo com a jornalista Claudia Laitano. As crônicas foram reescritas a partir de colunas publicadas em jornal e nas revistas TPM e Vida Simples.

O terreno de Diana Corso é o das sutilezas do comportamento humano, que ela conhece como ninguém, em seu labor cotidiano. Ela se define como "cronicamente psicanalista". As crônicas da obra mesclam a observação sensível da vida mínima, como na crônica-título "Tomo Conta do Mundo", na qual a partir da frase de Clarice Lispector: "Sou uma pessoa muito ocupada: tomo conta do mundo", principalmente de uma fileira de formigas no Jardim Botânico, Diana constata que nos alinhamos com a fileira de formigas de que ela tomou conta, Clarice, como embaixadora que era da vida mínima. "Nos alinhamos, menos solitários, graças a sua generosa sinceridade. É isto que faz um bom escritor: revelar a grandeza de nossas bobagens sem cometer a descortesia de reduzi-las à razão. Eis meu sonho de consumo ao escrever e analisar nossa vida. Continuarei tentando". Siga sempre tentando, Diana. Nós que aqui estamos na fileira de formigas que tu cuidas, agradecemos de coração.

Na apresentação, Diana revela que "o contato com estes escritor pode trazer efeitos colaterais", como devaneios, inquietações ou risadas estranhas, mas aconselha: "Se persistirem os sintomas, procure um psicanalista".  As experiências de vida da autora e de pessoas queridas e a explicação dessas experiências por meio da psicanálise permeiam o livro. O feminino também é objeto recorrente, bem como as novas configurações familiares, o sexo, o corpo perfeito, as cicatrizes da idade, a tristeza, a leitura, a relação com os animais de estimação como os gatos e os encantos das metrópoles.  O livro é pontuado pelo ensaio “Sem medo de Virginia Woolf”, escrito especialmente para o livro. Pela análise das personagens da escritora, ensaísta e editora britânica traça um belo panorama de condução do leitor pela exaustiva busca das mulheres por um lugar para chamar de seu neste mundo.  Mais informações sobre o livro no www.arquipelagoeditorial.com.br

SERVIÇO:
O Quê: Lançamento de "Tomo conta do mundo - Conficções de uma Psicanalista", de Diana Corso
Sessão de autógrafos e bate-papo com a participação de Cláudia Laitano
Quando: 22 de setembro (segunda-feira), às 19h
Onde: Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country (Av. Tulio de Rose, 80 - Loja 302), em Porto Alegre

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895