A fantástica escolha de Sophia

A fantástica escolha de Sophia

publicidade



Por Luiz Gonzaga Lopes





Começo este texto que divulga o lançamento de Em Linha Reta (Grua Livros), novo romance do escritor gaúcho Tailor Diniz, previsto para as 19h desta segunda-feira, 28 de abril, na Livraria Saraiva do Moinhos Shopping, em Porto Alegre, falando do sonho, do devaneio, do delírio como obra estética, apregoado por Jorge Luis Borges na epígrafe escolhida para abrir as cortinas do romance. Segundo livro do tríptico Fronteiras e Sombras, iniciado com A Superfície da Sombra (Grua, 2012), a nova trama substitui a fronteira entre duas cidades, Poblado Oriental e Passo do Cati pelos limites não-geográficos da lucidez e do delírio, do real e do abstrato, do humano e da máquina.

 

Deixamos a palavra aberta para que o próprio autor resuma as suas intenções com a bem engendrada obra. “No livro “Em Linha Reta” eu retomo o tema Fronteiras e Sombras, do meu livro anterior, A superfície da sombra. Em A Superfície da Sombra a abordagem se dá a partir de um cenário geográfico, substantivo, que é uma região de fronteira onde existem duas cidades separadas por uma avenida, que separa também dois países. Agora, a abordagem se dá a partir de uma visão mais subjetiva: minha personagem trafega naquela linha frágil entre a lucidez e o delírio, entre o presente e o passado remoto, entre a máquina e o humano, entre a indiferença e o fanatismo”, resume este escritor e roteirista de TV e cinema.

.

Antes de brindar os leitores com a famosa sinopse, quero dizer que o livro prende do início ao fim. Até aí não seria nada, se, ao buscar a forma estranhamente dramática destaca por Borges na epigrafe do livro e deste texto, Tailor não nos presenteasse com vários gêneros em um só. Diálogos teatrais entre a protagonista Sophia Antonelli, a garota de programa, e o motorista e segurança Damián, entre músicas de Roberto Carlos e Piazzolla e deboches telegráficos da moça que só presta atenção ao seu iPhone, num carro em alta velocidade. As referências são muitas, os livros policiais e de suspense que Tailor tanto domina, o realismo fantástico cujo representante maior, Gabriel García Marquez, morreu há menos de duas semanas e até H.G. Wells, com a sua “Máquina do Tempo”. Acostumado a ter uma narrativa mais linear, Tailor optou por complicar um pouco o caminho do leitor, para o bem de nós, seus leitores.

 

Vamos então para a sinopse:



Sophia Antonelli é uma garota de programa contratada para o serviço de uma noite por um cliente que ela desconhece. O motorista encarregado de conduzi-la ouve músicas antigas do Roberto Carlos enquanto seguem por uma estrada retilínea e deserta, ao sul de Porto Alegre. Ele conta a história de um prato servido num restaurante de uma cidade espanhola: deixa-se um peixe faminto por dias para então colocar na água os condimentos e o recheio que o peixe comerá antes de ser abatido e ir ao forno. Sophia, sempre apreensiva, não sabe para onde vai e descobre, numa conversa do motorista com dois policias que os detêm, que está reservada para um tal Sacerdote. É depois colocada em um avião, sempre seguindo em frente, atravessando nuvens e nevoeiros. Acostumada a trafegar entre dois mundos, o das noites com clientes e o da moça que se preocupa em comprar o presente de aniversário para o irmão caçula, ela se depara com outro tipo de fronteira, imaterial, entre o real e o absurdo, entre o contemporâneo e uma realidade perdida no tempo e no espaço. E a tensão não está apenas na história de Sophia, mas nas histórias de todos os que cruzam seu caminho "Em Linha Reta", e que parecem ter seu destino pré-estabelecido neste romance que se insere no melhor de uma tradição literária latino-americana, da qual Tailor Diniz faz parte e é profundo conhecedor.

 



LANÇAMENTO DE "Em Linha Reta", de Tailor Diniz (Grua), com sessão de autógrafos do autor.

Data e horário: 28 de abril de 2014 (segunda-feira), a partir das 19h.

Local: Livraria Saraiva – Moinhos Shopping (Rua Olavo Barreto Viana, nº 36 - Porto Alegre - RS).

Preço: R$ 30,80 (exemplar) / Romance Formato: 14 x 21 cm / 128 páginas

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895