Ecos da composição de Fabricio Gambogi

Ecos da composição de Fabricio Gambogi

publicidade

Aquarela de Gaby Benedyct para a capa do livro Eco em Horizonte Aquarela de Gaby Benedyct para a capa do livro Eco em Horizonte


 

Músico lança livro e CD em sessão de autógrafos com música e aquarelas ao vivo, neste sábado, na Livraria Cultura

 

Compositor, guitarrista, produtor e arranjador, Fabricio Gambogi concluiu seu mestrado em Composição Musical pela Ufrgs em 2012. Parte de seu trabalho de conclusão consistiu na composição de "Eco em Horizonte", um ciclo de sete músicas para grupo de câmara formado por violino, viola, oboé, clarinete, piano, contrabaixo, vibrafone e percussão. O repertório foi disponibilizado na internet no final do ano passado e neste sábado ganha lançamento no CD "Eco em Horizonte",  juntamente com o livro "Eco em Horizonte: forma, estrutura e processo em um ciclo de composições" (Prismas, 101p.), neste sábado, às 16h30min e 17h30min na Livraria Cultura do Bourbon Country (Túlio de Rose, 80, 2º piso). O lançamento contará com a apresentação da segunda faixa do disco, chamada "Espaço" pelos músicos Íris Andrade (violino), Júlio César Wagner (oboé) e Aninha Freire (contrabaixo), sob a regência de Lucas Alves, em dois horários: 16h30min e 17h30min. Durante as apresentações, a artista plástica Gaby Benedyct (responsável pela arte do disco) fará participação especial pintando aquarelas como as que compõem o projeto gráfico de CD e livro e que integram a linguagem expressiva de "Eco em Horizonte". O disco foi masterizado por Gilberto Ribeiro Jr, com gravação, edição e mixagem de Wagner Lagemann e Ricardo Panéla. A distribuição é da Tratore e o custo fica entre R$ 20,00 e R$ 29,90.

 

Na obra, o autor discorre sobre as proposições técnicas e estéticas do trabalho, identificando suas principais referências, anseios e desafios. "Quando escrevi o Memorial de Composição requerido para concluir minha graduação, em 2008, procurei "identificar e analisar as características" do pensamento compositivo de um conjunto de cinco de minhas composições buscando "pontos em comum no processo de concepção e produção", "em última análise, características denotativas de estilo" (GAMBOGI, 2008). Iniciava-se o processo de amadurecimento do conjunto de princípios estéticos e técnicos que seria o foco de meu trabalho subsequente e culminaria no repertório de Eco em Horizonte, ciclo de composições que constituem o portfólio deste Memorial de Composição. Trata-se de um pensamento compositivo baseado na utilização de processos musicais como elementos estruturantes da forma, notadamente permutações harmônicas, rítmicas e/ou tímbricas e variações graduais ou cíclicas de densidade de texturas, de registros e/ou intensidades...".
A despeito do Memorial de Composição, Fabricio Gambogi ressalta que o CD produziu o efeito que ele desejava, pois a ideia era de que ele fosse híbrido, multireferencial e atingisse um público maior, sem a necessidade de rótulo, de música de câmara, música de concerto, trilha de filme ou instrumental. "Descrevo no Memorial de Composição, que é o livro a ser lançado neste sábado, que o ponto de partida para a reflexão sobre a composição do CD foram três compositores que me agradavam muito Alfred Schnittke, com sua poliestilística; György Ligeti, que evita copiar suas influências; e uma abordagem processual da música do norte-americano Steve Reich", ressalta Gambogi, que foi orientado no Memorial de Composição pelo professor Celso Loureiro Chaves, mas teve também nos mestres Antônio Carlos Borges-Cunha e Fernando Mattos, dois outros abridores de caminho na reflexão sobre a abordagem processual em música.

 

Fabricio Gambogi - credito Livia Tabert
Para finalizar, o compositor e autor, ora mestre, chama a atenção para o evento de lançamento com a execução em dois momentos da música "Espaço". "Eu queria que este hibridismo do trabalho do CD fosse estendido ao lançamento que terá autógrafos, performance musical e performance artística. A música tem 7 minutos e não terá amplificação. É importante ressaltar que a música sem amplificação é a possibilidade de se ouvir a sonoridade real dos instrumentos, no caso o violino, o oboé e o contrabaixo. Será um evento simpático, não só de músicos para músicos", conclui. Mais informações no site http://fabriciogambogi.wix.com/ecoemhorizonte.
SERVIÇO

O QUÊ: "Eco em Horizonte", de Fabricio Gambogi. Com execução de "Espaço" por Íris Andrade (violino), Júlio César Wagner (oboé) e Aninha Freire (contrabaixo), sob a regência de Lucas Alves; e participação da artista plástica Gaby Benedyct pintando aquarelas ao vivo.
QUANDO: 09 de abril - sábado, às 16h30min e às 17h30min.
ONDE: LIVRARIA CULTURA no Shopping Bourbon Country (Túlio de Rose, 80, 2º piso).
QUANTO: Entrada franca.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895