Fusão de duas editoras gaúchas

Fusão de duas editoras gaúchas

publicidade

Besouro Box e 8INVERSO anunciaram esta semana a integração de suas operações

 

Quem disse que  a fusão é  inevitável, pode não estar totalmente certo. No caso das editoras em nível internacional e nacional, o que está acontecendo é uma espécie de seleção natural à maneira de Darwin, no qual as grandes corporações pensam os seus negócios e acabam comprando editoras com boa fatia do mercado, como foi o caso do selos de obras gerais da Santillana (incluindo Objetiva, Alfaguara, Suma de Letras) pela Penguim Random House (que já havia comprado parte e se associado à Companhia das Letras), por algo em torno de 72 milhões de euros. Mas no Rio Grande do Sul, foi anunciada uma fusão esta semana. A Edições BesouroBox e a Editora 8INVERSO comunicaram a integração de suas operações e de seus planos estratégicos e editoriais visando a um maior investimento em autores, leitores e aumento da capacidade de distribuição no cenário nacional.




Com a palavra, o sócio da BesouroBox e atual presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Cena Lopes: No ano em que a BesouroBox comemora dez anos de atuação, temos grande prazer em anunciar essa parceria. O catálogo da 8INVERSO sempre nos chamou a atenção pela qualidade editorial e acabamento, além do carinho e respeito com que o diretor-geral Cássio Pantaleoni sempre tratou a sua marca, são posturas que a BesouroBox sempre teve desde que chegou ao mercado, Essa fusão sem dúvida representa um grande salto para nós e um maior acesso a autores, agentes e comerciantes de livros".

Fundada em 2009, a 8INVERSO fez sua estreia no mercado editorial com edições de acabamento refinado e investiu no mercado de graphic novel. Nos últimos dois anos, a editora investiu em autores locais para desenvolver a linha infantil e infantojuvenil, conquistando algumas premiações de expressão. Em 2013, a editora foi a responsável pela vinda de uma das grandes atrações da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre: a escritora alemã Jasmin Ramadan, com duas obras publicadas pela editora: "Cozinha da Alma" e "O Porco entre os Peixes".

Com a palavra então o diretor-geral da 8INVERSO, o escritor Cássio Pantaleoni: A gente sempre pensou grande. Mas é difícil conciliar a minha vocação de escritor com as peculiaridades de editor. Quando conheci o Marco Cena e a BesouroBox, me convenci de que nós não poderíamos fazer a 8INVERSO crescer sem incrementar os processos editoriais e comerciais. E isso demanda tempo e experiência. Em um mercado editorial com tantos desafios, para mim, torna-se imperativo decidir entre ser o escritor ou o editor. A Besouro Box foi determinante para isso".

Marco Cena revela que a Besouro Box pensa com esta fusão na diversificação do catálogo e no crescimento da editora nos últimos anos: " Já estamos trabalhando com o selo BesouroLux que atende a nossa linha de livros filosofia/espiritualidade e agora com a 8INVERSO vamos investir com força no mercado de graphic novel. Conversei com o Cássio há alguns meses atrás, e achei uma loucura ver um escritor de talento como ele tentando conciliar ao mesmo tempo a editora, as oficinas que ele ministra, as suas atividades profissionais em São Paulo e ainda escrever livros. Essa energia que ele dispensa ao livro é muito parecida com a energia que a gente tem na Besouro. Eu disse para ele: deixa com a gente a editora e vai escrever. E ele gostou demais da ideia".
A Edições BesouroBox já está trabalhando a integração operacional e assumindo a gestão da 8INVERSO. Além disso, há planos de novos lançamentos pelo selo, oriundos da atuação conjunta. Novas graphic novels estão previstas e há um conjunto de obras de autores de expressão em avaliação. Entre os lançamentos da Besouro Box previstos para o último trimestres estão "Crianças Índigo", de Ingrid Cañete, e o livro sobre o Tu Frankenstein 2, reunião de autores de terror, suspense e mistério ocorrida durante a Feira do Livro em 2013 na Biblioteca Pública Estadual, repetindo o desafio de escrita de contos do gênero de Lord Byron a amigos como Percy e Mary Shelley. A 8INVERSO lançou recentemente o livro juvenil de Cássio Pantaleoni, "O Segredo do Meu Irmão", que fala com delicadeza e sinceridade sobre uma tentativa de abuso sofrida por uma adolescente de 13 anos por um garoto pela qual ela era apaixonada.

Para maiores informações, os sites das editoras são:

http://www.8inverso.com.br

http://www.besourobox.com.br/

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895