Muito além de uma Feira

Muito além de uma Feira

publicidade

 


Idealizadores da FAF, Jeferson Tenório, Gabriela Silva, Eduardo Cabeda e Diego Petrarca em foto de Alexandre Alaniz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Luiz Gonzaga Lopes (com apoio da assessoria do evento)




Feira Além da Feira inicia nesta quinta-feira e segue até dia 16, com o tema "O Mundo é um Moinho: Por que Dom Quixote Estava Certo? em vários espaços da capital gaúcha


Com o tema "O Mundo é um Moinho: Por Que Dom Quixote Estava Certo? A segunda edição da Feira Além da Feira (FAF) acontece de 30 de outubro a 16 de novembro, com atividades  gratuitas e descentralizadas em livrarias, institutos, bares e praças da Capital. Neste ano, participam João Gilberto Noll, Luiz Ruffato, Celso Gutfriend, Helena Terra, entre muitos outros nomes que fazem a literatura nacional e regional acontecer. Alguns dos assuntos de destaque são “Resistência e literatura”, “Essa vai pro Face - O escritor e as mídias sociais” e “Jornalismo cultural – literatura ainda cabe no jornal?”.  A mesa de abertura nesta quinta, ás 20h, na Palavraria Livros (Vasco da Gama, 165, Bom Fim, Porto Alegre) será  “O Mundo é um moinho: a literatura e necessidade do sonho", com João Gilberto Noll, Lígia Sávio, Celso Gutfriend e mediação de Fernando Ramos, coordenador da FestiPoa Literária.


“A literatura transforma ambientes áridos em espaços de afetividade, fazendo girar o mundo com suas ideias e todo o imaginário que a compõe. Reúne pessoas, estabelece laços de identidade e, sobretudo, de humanidade”. Nas palavras de uma das  idealizadoras do evento, Gabriela Silva, doutora em Teoria da Literatura, foi a partir deste pensamento, durante uma conversa informal, que surgiu a Feira Além da Feira. "´É um evento que se destina unicamente a discutir a literatura e sua relação com as demais artes e forma de pensamento, não vendemos livros, mas valorizamos esses espaços de afetividade que são as livrarias pequenas de calçada que não estão na feira", ressalta.


O evento ocorre em paralelo à Feira do Livro de Porto Alegre, um momento de efervescência cultural na cidade, mas que também deixa muitos espaços dedicados à literatura ociosos, por se concentrar na Praça da Alfândega. Com o objetivo de agregar ainda mais debate e fomento de ideias aos admiradores da boa leitura, a proposta é promover mesas de discussão, oficinas e saraus, oferecendo espaço para novos autores e todo tipo de assuntos ligados à literatura, que não encontrarem lugar no mercado editorial tradicional.


Muitas pessoas trabalham pela organização da Feira Além da Feira. Entre o grupo responsável pelas decisões, além de Gabriela Silva, estão Jeferson Tenório, escritor e professor de português e literatura, Eduardo Cabeda, cineasta e escritor, e Diego Petrarca, também escritor e professor de português e literatura. A ideia compartilhada cresceu e formou uma equipe e uma rede de parcerias solidárias, que permite que todas as atividades da FAF sejam gratuitas. Sobre o porquê da escolha do tema do clássico livro de Miguel de Cervantes, "Dom Quixote de La Mancha", Gabriela explica: "O livro que norteia a segunda edição é Dom Quixote, justamente por ser a obra que fala dessa relação de paixão e envolvimento que o leitor tem com o mundo do imaginário proporcionado pela literatura". A programação completa pode ser acessada em: www.feiraalemdafeira.com.br.


Veja outras atividades dos primeiros dias de FAF:


31/10 - 19h

Dia D – Dia Drummond

Com Pedro Gonzaga

Diego Grando

Diego Petrarca

Mediação: Carla Osório

Palavraria Livros (Vasco da Gama, 165).

1º/11

13h

Oficina “Tempo de Poetar”

Carla Soares

Local: CCMQ

Endereço: Rua Andradas, 736, Centro, Porto Alegre

O dia inteiro

Viagens Literárias - Troca de Livros

Patrícia Mombach

Local: Casa de Cultura Mário Quintana

Endereço: Rua Andradas, 736, Centro, Porto Alegre

17h

Lançamento do Livro "Tanatografias: Ensaios para uma poética da obra de António Lobo Antunes", de Biaggio D’Angelo - EDIPUCRS

Lançamento, sessão de autógrafos e debate sobre literatura contemporânea com a participação de:

Biaggio D’Angelo

Márcia Ivana de Lima e Silva (UFRGS),

Rita Lenira Bittencourt (UFRGS)

Léa Masina (UFRGS)

Palavraria Livros (Vasco da Gama, 165)

19h

Mesa Tradução e adaptação: Dom Quixote na modernidade

Ernani Ssó

Fábio Pinto

Mediação: Denise Vallerius

Local: CCMQ

Endereço: Rua Andradas, 736, Centro, Porto Alegre

3/11

19h

Projeto Universo Edição: Romance na casa dos 30

Rodrigo Rosp

Jeferson Tenório

Moema Vilela

Daniela Langer

Mediação: Heloísa Sousa

Lançamentos: "Por que ler os contemporâneos?" - Editora Dublinense

e "O beijo na parede" - Editora Sulina

Local: Aldeia

Endereço: Rua Santana, 252, Santana, Porto Alegre

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895