Noite de livros e emoções

Noite de livros e emoções

publicidade

Os vencedores da noite. Foto Ricardo Giusti / PMPA / CP Os vencedores da noite. Foto Ricardo Giusti / PMPA / CP


 

Açorianos de Literatura lembrou quem nos deixou e premiou obra acadêmica como Livro do Ano

 

Por Luiz Gonzaga Lopes

 

A cerimônia de premiação da 22ª edição do Açorianos de Literatura realizada na noite desta segunda-feira foi como sempre curta, direta, mas teve emoção de sobra com homenagens àqueles que partiram em 2015, além da valorização do trabalho feito na academia com a premiação de uma obra da categoria Ensaio de Literatura e Humanidades como o Livro do Ano: “O Som da Folha Quando Cai – Ensaio sobre o Processo Criativo em Poesia, de Daniela Damaris Neu.

 

Com a condução de Shana Müller, que foi apresentadora e intérprete, acompanhada do pianista Christian Sperandir, a cerimônia foi de lembrança de Sérgio Napp e Antônio Augusto Fagundes, com a interpretação de "Milonga da Saudade" e "Piazito Carreteiro", respectivamente, e também de Carlos Urbim e Hermes Bernardi Jr, falecido no sábado. Um dos primeiros prêmios da noite foi para Hermes, vencedor da categoria Infantojuvenil, com “Eu é um Outro” (Edelbra). Ainda impactado pela dor da perda, o irmão de Hermes, Paulo Roberto Bernardi, disse que Hermes era contraditório, nasceu num dia de nevasca e morreu 50 anos depois numa temperatura de 30 graus em Recife. “Ele almejou tanto este prêmio e não pôde estar aqui para receber. Que na próxima encarnação o Junior possa continuar esta obra que ele começou”, afirmou.

 

FAMÍLIA CORSO

 

A família Corso, o casal Mário e Diana, arrebatou os prêmios das categorias Infantil e Crônicas. Mário recebeu o prêmio por “A História Mais Triste do Mundo” (Bolacha Maria) e Diana por “Tomo Conta do Mundo” (Arquipélago Editorial). As mulheres, aliás, arrebataram cinco dos 12 prêmios da noite. Além de Diana e Daniela Damaris Neu, que recebeu o Livro do Ano e os R$ 10 mil da premiação e venceu a categoria Ensaio de Literatura e Humanidades, as outras vencedoras foram Maria Carpi em Poema, com “O Perdão Imperdoável” (Bertrand Brasil) e Maria Pilla em Narrativa Longa, com “Volto Semana que Vem” (Cosac Naify).

 

AMOR E MORTE

 

Na categoria Conto, o livro vencedor foi “Quebrantos e Sortilégios”, de Ivo Bender (Terceiro Selo); na Especial, deu “Julio Reny – Histórias de Amor e Morte”, de Cristiano Bastos (Artes e Ofícios). “Foi o meu primeiro prêmio. Isto que concorri algumas vezes. Agradeço ao Cristiano por ouvir minhas histórias durante dois anos ébrio. A estrada corre para sempre”, agradeceu Julio Reny. Nas categorias não-literárias, Flávio Wild venceu Capa por “Desordem”, de Fernanda Chemale e Gisela Rodriguez (Edição Independente, com financiamento do Fumproarte) e Airton Cattani foi Açorianos de Projeto Gráfico pelo projeto e design do seu próprio livro “Poema das Quatros Palavras” (Marcavisual). O Prêmio Açorianos de Criação Literária, que concede R$ 10 mil ao vencedor e a publicação da obra inédita pela Editora da Cidade, foi para Caio Riter pelo romance juvenil “Cecília que Amava Fernando”.

 

A noite teve ainda a entrega dos Destaques Literários para Marô Barbieri pelo projeto Leitor de Rua, que desde 2010 promove atividades de leitura em espaços públicos das cidades gaúchas e para Patricia Langlois, diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL) pelo projeto Autor Presente, que desde 1972 leva autores convidados até escolas, lares de idosos, penitenciárias e outros grupos para promover atividades literárias e a interatividade entre leitores e escritores.

 

 

VEJA OS PREMIADOS DA NOITE DO LIVRO:

 

Prêmio Açorianos de Literatura – 22ª Edição – 2015

 

Capa

Desordem, de Fernanda Chemale e Gisela Rodriguez, capa de Flávio Wild,

Edição independente, com financiamento do Fumproarte

 

Projeto Gráfico

Poema das Quatro Palavras, de Airton Cattani. Projeto Gráfico/Design de Airton Cattani, Editora Marcavisual

 

Infantil

A História Mais Triste do Mundo, de Mário Corso. Ilustrações de Bruna Assis Brasil, Editora Bolacha Maria

 

Infanto-Juvenil

Eu é um Outro, de Hermes Bernardi Jr., Editora Edelbra

 

Crônica

Tomo Conta do Mundo – Confissões de uma psicanalista, de Diana Corso, Editora Arquipélago Editoral

 

Conto

Quebrantos e Sortilégios, de Ivo Bender, Editora Terceiro Selo

 

Poema

O Perdão Imperdoável, de Maria Carpi, Editora Bertrand Brasil

 

Narrativa Longa

Volto Semana que Vem, de Maria Pilla, Editora Cosac Naify

 

Ensaio de Literatura e Humanidades

O Som da Folha Quando Cai – Ensaio Sobre o Processo Criativo em Poesia, de Daniela Damaris Neu, Editora Gazeta Santa Cruz

 

Especial

Julio Reny – Histórias de Amor e Morte, de Cristiano Bastos, Editora Artes e Ofícios

 

LIVRO DO ANO

O Som da Folha Quando Cai – Ensaio Sobre o Processo Criativo em Poesia, de Daniela Damaris Neu, Editora Gazeta Santa Cruz

 

Prêmio Açorianos de Criação Literária (Juvenil) 2015

Cecília que Amava Fernando, de Caio Riter

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895