PARA GOSTAR DE LER NAS FÉRIAS

PARA GOSTAR DE LER NAS FÉRIAS

publicidade

Por Luiz Gonzaga Lopes

No blog Livros A+ publicamos uma série de livros publicados em 2014, que podem ser lidos durante as férias. Começamos a parte I com alguns guias de viagem e turismo para que o nosso leitor programe as suas férias, se não a do verão, mas a de algum mês do ano no outono, inverno ou primavera. Depois seguimos com dicas de livros de autores gaúchos, de autores nacionais e de estrangeiros. Agora vamos viajar nos guias. Boa leitura a todos

 

PARTE I

PARA FAZER DA VIDA UMA VIAGEM

Os guias de viagem e turismo são um importante acessório na hora de fazer a sua programação de férias..Como disse certa vez Montesquieu (1689 – 1755) em pleno Século das Luzes: “As viagens dão uma grande abertura à mente: saímos do círculo de preconceitos do próprio país e não nos sentimos dispostos a assumir aqueles dos estrangeiros”. Para você que quer planejar uma grande viagem pela Europa ou América do Norte ou simplesmente se deixar levar por Porto Alegre ou pelo vizinho Uruguai, aqui vão alguns dos lançamentos em 2014 destas bússolas tão necessárias para aqueles que querem se deixar levar pelo ímpeto do viajante.


 


ASSIM É PORTO ALEGRE

Autor: Luís Fernando Araújo

Categoria: Viagem

Formato: brochura com 120 páginas coloridas em formato 18x15cm e papel couche fosco

Editora: Artes e Ofícios

“Assim é + Así es + That’s Porto Alegre” é um guia visual da capital gaúcha em português, espanhol e inglês + São 120 páginas coloridas em formato 18x15cm, com fotos de Luciano Leon, Henrique Amaral, Luis Ventura e Igor Sperotto. Os temas e lugares abordados são: Pôr do sol no Guaíba + Torcidas de Inter e Grêmio + Usina do Gasômetro + Estátua do Laçador + Parque da Redenção + Brique da Redenção + Prefeitura Municipal + Mercado Público + Largo Glênio Peres + Praça da Alfândega + Praça da Matriz + Theatro São Pedro + Palácio Piratini + Catedral Metropolitana + Assembleia Legislativa + Rua da Praia + MARGS + Memorial do Rio Grande do Sul + Biblioteca Pública + Casa de Cultura Mario Quintana + Avenida Borges de Medeiros + Chalé da Praça XV + Santa Casa de Misericórdia + Igreja Nossa Senhora das Dores + Museu Júlio de Castilhos + Museu de Porto Alegre + Hidráulica Moinhos de Vento + Cais do Porto + Travessa dos Venezianos + Monumento aos Açorianos + Centro Administrativo do Estado + Ponte de Pedra + Parcão + Santander Cultural + Fundação Iberê Camargo + Praia do Lami + Praia de Ipanema + Belém Novo + Delta do Jacuí + Ponte do Guaíba + Passeio de Barco + Feira do Livro + Arena do Grêmio + Beira-Rio + Viaduto da Conceição + Solar dos Câmara + Carnaval + Navegantes + Jardim Botânico



GUIA O VIAJANTE URUGUAI

Editora: O Viajante / Trilhos e Montanhas

Autor: Zizo Asnis e Os Viajantes

Número de páginas: 384

1ª edição: Abril de 2014

Conhecido no Brasil inteiro desde que, em 1999, publicou a 1ª edição do “Guia Criativo para o Viajante Independente na Europa” (que depois ganhou mais oito edições), Zizo Asnis, editor de O Viajante, lançou em 2014 o Guia O Viajante Uruguai. O guia está dividido em quatro regiões: Montevidéu / Litoral / Região Central / Oeste

A capital, Montevidéu, ganha capítulos de bairros, atrações como Rambla e Ciudad Vieja, gastronomia, acomodação e vida noturna. O Litoral explora as belíssimas praias uruguaias, de Punta del Leste a Cabo Polonio. A Região Central apresenta o grande interior do país, ainda desconhecido pela maioria dos turistas. O Oeste enfoca, entre outras localidades, a histórica Colonia del Sacramento, uma das cidades mais charmosas do continente. Ainda no guia, há um completo planejamento (com informações de câmbio, clima e transporte), cultura geral (história, geografia, artes, cinema, literatura, música, esportes), informações A-Z (dicas diversas sobre o Uruguai) e pequeno dicionário português-espanhol. O capítulo final chamado Viajando de Carro do Brasil ao Uruguai, conta com as possibilidades de rotas, as cidades, praias, atrações e até pedágios pelo caminho.



GUIA VISUAL LISBOA (com mapa avulso)

Dorling Kindersley

1a. edição, 2014

Editora: Publifolha

Número de páginas: 192 páginas

Descrição: Lisboa e seus arredores oferecem bela arquitetura e paisagens encantadoras, além de deliciosa gastronomia e vinhos de qualidade. Esse guia explora quatro regiões - Alfama; Baixa e Avenida; Belém; e fora do Centro -, incluindo as melhores atrações de cada local, sugestões de passeios a pé e indicações de hotéis, restaurantes e lojas. O Castelo de São Jorge, o Museu Nacional de Arte Antiga, os parques e os jardins de Belém, a Fundação Calouste Gulbenkian, a costa litorânea e os palácios reais e uma fortaleza moura da zona serrana de Sintra são alguns dos destaques. O volume inclui informações sobre transportes, moeda e segurança e um prático mapa avulso que facilita a localização das atrações.



LONELY PLANET NOVA YORK

Autores: Vários

Páginas: 456

Data de lançamento: 16/12/2014

Editora: Globo Livros

Nova York é uma cidade em constante transformação e a nova edição do Lonely Planet inclui as atrações mais recentes da Big Apple, como o High Line, parque suspenso construído em uma linha de trens desativada, as novas lojas e restaurantes de Williamsburg e montagens clássicas em um teatro dedicado à obra de William Shakespeare no Brooklyn. Além das informações fundamentais para o viajante, o guia traz um capítulo com destaques da arquitetura, da cena teatral, um pouco da história do movimento LGBT nova-iorquino e sugestões de livros e filmes nos quais Nova York é um personagem. Dos versos de Walt Whitman a cenas clássicas de Manhattan e Taxi Driver, a cidade inspira músicos, cineastas, poetas e se tornou parte do imaginário dos viajantes. Com informações atualizadas, o guia traz mapas detalhados, sugestões de programas que fogem do circuito turístico tradicional e dicas para aproveitar ao máximo a visita a Nova York.



LONELY PLANET DESCUBRA A EUROPA

Autores: Vários

Páginas: 848

Lançamento: Junho/2014

Editora: Globo Livros

 

O guia “Lonely Planet: Descubra a Europa” traz todos os pontos turísticos obrigatórios do continente, como a Torre Eiffel de Paris ou o Coliseu de Roma, e alguns destinos por vezes esquecidos como o Castelo de Stirling, na Escócia, a britânica Bath, a austríaca Salzburg ou a holandesa Utrecht e a tcheca Cesky Krumlov.

Escrito por 13 autores diferentes, todos especialistas em suas respectivas regiões, o guia aborda Espanha, França, Itália, Alemanha e Grécia e os grupos Grã-Bretanha e Irlanda, Holanda, Bélgica e Suíça, Áustria e República Tcheca – indicando o que é imperdível em cada lugar e, o melhor de tudo, sugerindo roteiros práticos para o viajante aproveitar sem perder tempo, com roteiros, por exemplo, de Barcelona a Florença passando pela deslumbrante Côte d’Azur francesa ou da Bélgica à Áustria cortando a Alemanha. Como a riqueza histórica é o ponto forte da Europa, o guia propõe navegar pelos canais de Veneza ou de Amsterdã para se sentir em outra época e percorre a herança medieval de Praga, os encantos do complexo palaciano de Alhambra, na cidade espanhola de Granada, e os castelos à beira do rio Reno e do Danúbio, isto sem falar da Acrópole de Atenas.

Do passado ao presente, há dicas também para os baladeiros em Londres, capital da vida noturna, ou, quem sabe, na Old Town de Edimburgo, onde os pubs são uma constante. Já os esportistas serão atraídos às estações de esqui de Chamonix, na França, ou de Zermatt, na Suíça – e também às águas cristalinas das Ilhas Gregas e da costa italiana. Provar champanhe na região francesa de Champagne, cerveja em Munique, chocolates em Bruxela. Para aproveitar tudo isto sem entrar em ciladas, o guia lista sugestões de hotéis, bares, restaurantes e até de transportes mais adequados para cada situação, com mapas coloridos, um calendário com o que acontece na Europa mês a mês, um glossário básico para ajudar o leitor a se virar nas principais línguas e dicas de como se deslocar de trem entre os países, além de outras informações úteis que facilitam a organização da viagem.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895