Quatro estações labirínticas

Quatro estações labirínticas

publicidade


 

Maurem Kayna lança "Labirintos Sazonais", livro, e-book e site, nesta sexta, 19h30min, na Livraria Cultura

 

A escritora Maurem Kayna construiu uma narrativa que mistura as estações do ano e as combinações matemáticas, originalmente concebida para leitura online em "Labirintos Sazonais” (Marcavisual), que tem lançamento da obra física, do site e do e-book de mesmo nome, nesta sexta, 5 de dezembro, às 19h30min, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country (Av. Tulio de Rose, 80), em Porto Alegre/RS. Com financiamento do Pró-Cultura RS, “Labirintos Sazonais” é uma iniciativa que explora a leitura não linear e interativa, em que o leitor escolhe uma entre quatro alternativas possíveis de início, meio e fim da história, resultando em 64 enredos diferentes, conforme a estação do ano selecionada.

 

Originalmente uma provocação do escritor e fundador do Movimento Literatura Digital Marcelo Spalding à Maurem Kayna, “Labirintos Sazonais” nasceu da curiosidade em explorar as possibilidades narrativas a partir da escolha de trechos de histórias. Para isso, as estações do ano serviram como inspiração para organizar um sistema de combinações que formam uma narrativa curta de acordo com as escolhas do leitor. O livro impresso utiliza criativo sistema de paginação para permitir a mesma interatividade propiciada com facilidade pelos meios digitais. Por isso, a autora explica que as diferentes mídias utilizadas no projeto são obras em si e não substitutas umas às outras: "A narrativa será experimentada de modo totalmente diverso em cada um dos meios, impresso, online ou e-book. Assim, não se trata apenas de reprodução da obra em diferentes veículos, mas quase obras distintas em função do meio onde serão lidas", argumenta Maurem.

 

O projeto contempla ainda oficinas literárias que a autora ministrará em escolas públicas em 2015. Como o livro, o site e o e-book, a atividade levará os estudantes a participarem através da criação de títulos, de fotografias inspiradas nas histórias ou na construção de textos motivados pela obra. A publicação tem edição trilingue em português, inglês e espanhol, e conta com fotografias de Ivan Pielke, Aiton Cattani, César Bastos de Mattos Vieira e Maurem Kayna. O e-book estará disponível gratuitamente em www.labirintos-sazonais.com.


SERVIÇO

O QUÊ: Sessão de autógrafos do livro e lançamentos do site e do e-book “Labirintos Sazonais”, de Maurem Kayna.
QUANDO: Dia 5 de dezembro, às 19h30min.
ONDE: Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country (Av. Tulio de Rose, 80, Porto Alegre/RS).
QUANTO: R$ 35,00.
TRADUÇÃO: Rafa Lombardino (inglês) e Patricia Fierro (espanhol).
FOTOGRAFIAS: Ivan Pielke, Aiton Cattani, César Bastos de Mattos Vieira e Maurem Kayna.
BOOKTRAILER: http://www.youtube.com/watch?v=oDaUT4J8N-M

 

SOBRE A AUTORA

Maurem Kayna é gaúcha, nascida em 1972. Em e-book, participou da antologia “E-contos” (Ficções Editora, 2010) e lançou a coletânea de contos “Pedaços de Possibilidades” (Simplíssimo, 2010). Em 2009, foi vencedora do II Concurso Literário da Revista Piauí (Nº 36) com o conto “Trânsito”. No mesmo ano, foi finalista no Prêmio Sesc de Literatura na Categoria Contos com “Pedaços de Possibilidade”. Em 2007, foi segundo lugar no concurso “Exercícios Urbanos” do mês de agosto no Portal Literal com o conto “Interrupções”. Em 2004, seu conto “Cotidiano” integrou a antologia “101 Que Contam” (Editora Nova Prova), organizada por Charles Kiefer. Atualmente, publica no site www.mauremkayna.com

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895