Sonhos de uma noite de letras

Sonhos de uma noite de letras

publicidade



O outro sonho literário acordado da noite será o lançamento do livro "Como o Diabo Gosta", de Ernani Ssó (Cosac Naify), às 19h, na Palavraria, que terá um bate-papo com o autor sob  mediação do crítico Milton Ribeiro, do Sul21. Atualização, revisão ou reescritura de "O Diabo a Quatro", lançado em 1985, o novo livro de Ernani Ssó segue o fluxo do personagem Camilo Severo que passa algum tempo tomando coragem para escrever um romance. Nesse tempo, seus pensamentos são visitados por lembranças, invenções e pesadelos. Os personagens (Sara, Bruna, Mercenário de Óculos, professor J. Nosferatu) aparecem e desaparecem, alguns voltam, outros são mencionados mas não têm participação direta na ação. As histórias que percorrem a mente de Camilo são, via de regra,  cômicas e angustiadas: revelando a imaginação do protagonista e, reunidos, mostram como é sua vida. Entre tantas janelas que são abertas, Ernani ou Camilo ou ainda o narrador em primeira e terceira pessoas acabam espalhando pistas para formar um belo quadro do início dos anos 1980: o clima do fim da ditadura, a vida dos que viveram o desbunde, formado por festas constantes, drogas e rock-and-roll. É um livro cortazariano, pois sabemos que Ernani é um leitor contumaz e profundo do belgo-argentino, autor de "Rayuela".

 

Neste ponto do texto, me socorro de Milton Ribeiro, que o conhece melhor: "Numa manhã, Camilo Severo tenta inspirar-se para escrever um romance. Seus pensamentos são interrompidos por lembranças desordenadas. O livro é isso, uma série de capítulos fora da ordem cronológica, às vezes escritos na primeira pessoa, às vezes não, talvez inspirado por O Jogo da Amarelinha do Cortázar que Ernani tanto ama. O livro se passa em Porto Alegre, no triângulo obtuso formado pela cidades de Ermo, Sombrio e Turvo (SC) e um pouquinho mais longe, no Farol de Santa Marta (SC), provavelmente durante o final dos anos 70, quando aquela região estava sendo recém descoberta pelos turistas, principalmente gaúchos. Para lá se dirigiam hordas de bichos-grilos a fim de alugar as casas de pescadores. Lá, ficavam tomando banho de mar e de caneca, bebendo cerveja, consumindo drogas e trepando. Era bom, participei. Por que é mais fácil dizer o que ele não é? Pelo fato de que "Como o diabo gosta" ser um livro enganador: ao leitor mais superficial pode parecer uma série de descrições do desbunde, da perda do autodomínio, da loucura e das muitíssimas relações sexuais mantidas pelo narrador. Realmente, o sexo é um tema importante de um livro que se pretende meio bandalho, só que não podemos esquecer que este se apoia mais na literatura do que no sexo. O texto é excelente. Tudo aparece em seu lugar e tem ritmo".



 

 

Ernani Ssó nasceu em 1953, em Bom Jesus (RS). Entre os seus livros adultos, se destacam a novela "O Sempre Lembrado" e o romance "O Emblema da Sombra", mas há também livros para o público infantil e infanto como "Contos de morte morrida" e No escuro – Sete histórias tenebrosas de bruxa". Como tradutor, um dos seus trabalhos mais recentes foi verter do espanhol o "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes, para a Penguin/Companhia das Letras. O mais novo trabalho de tradução é também de Miguel de Cervantes: "As Novelas Exemplares", que será publicada pela Cosac Naify.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895