Um livro que ajuda outros livros a existir

Um livro que ajuda outros livros a existir

publicidade



"Uma leitura motivadora, que transforma um processo obscuro e tantas vezes frustrante em uma experiência visível, dimensionável, e, mais do que isso, exequível. Livros: um Guia para Autores vem fechar uma lacuna em nosso país: um livro que ajuda outros livros a existir"

Pedro Gonzaga, prefácio de "Livros: um Guia para Autores"

 

Paulo Tedesco autografa "Livros: Um Guia para Autores" nesta terça, 28, às 19h30min, na Cameron Megastore, do Bourbon Wallig

 

Um livro que ajuda outros livros a existir. Com esta definição tomada de empréstimo do prefaciador, o poeta, professor e tradutor Pedro Gonzaga (autor de outra obra do gênero guia: "Escreva! - Guia de Escrita Criativa, com Jane Tutikian), posso seguir seguro na tentativa de definir "Livros: um Guia para Autores" (Buqui), obra do escritor, professor e consultor editorial Paulo Tedesco, que ganha sessão de autógrafos nesta terça-feira, dia 28 de julho, às 19h30min, na livraria Cameron Megastore, do Bourbon Wallig (Assis Brasil, 2611), em Porto Alegre.

 

Não é tarefa fácil fazer um livro sobre como os livros são feitos, por que foram criados, a respeito das motivações de quem escreve, detalhes da produção, das ideias, da diagramação, escolha da capa até a distribuição nas livrarias. Mas Paulo Tedesco com a cancha que as décadas de contato estreito e entendimento editorial consegue ser extremamente didático como o é nas oficinas e curso que ministra sobre o livro e produção editorial. Já na divisão dos capítulos temos o didatismo e o esmiuçar, a clareza, a precisão e o ser sucinto, por excelência. Introdução, A Saga do Conteúdo e do Livro, Escritor e Artista serão os Mesmos?, Os Editores de Livros, O Que é Direito Autoral; Como se Faz Hoje, um Livro?, O Negócio do Livro, Financiando a Produção Autoral e Editorial, Carta de Despedida, Epílogo e Referências compõem o mosaico direto e reto que irá nutrir aqueles que desejam escrever, publicar, entender o mercado editorial, e, enfim, saber os macetes básicos deste mundo que pode ser um enigma para quem não tem um bom condutor, um mestre, um guru ou alguém que saiba o caminho e o mostre já com menos pedras e futuros tombos que este autor teria pela frente.

 

Poderia elencar dezenas de tópicos e ensinamentos do livro, mas me atenho a alguns poucos, as pepitas concisas e objetivas do livro de Tedesco, que na lida pessoal sempre se mostrou um entusiasta do mundo editorial e a não personificar o niillismo que aflige este mundo, volta e meia. Quando propõe a indagação "Escritor e Artista Serão os Mesmos?", Tedesco parte da linha de definição de Mikhail Bakthin de que o texto aproxima-se da sua realização enquanto arte quando se transforma em poesia; sim, poesia é a realização maior do texto enquanto arte. Após mostrar a linha de Bakthin graficamente, o autor propõe se pensar o artista a partir dos princípios D.E.B.R.A. da sensibilidade: D de Despertar a sensibilidade, E de Educar a sensibilidade, B de Burilar a sensibilidade, R de Respeitar a Sensibilidade e A de Admirar a Sensibilidade Alheia, recomendando a aprender a escrever, com o ato contínuo de ler e escrever, além de participar de uma oficina de escrita criativa, não somente pela aprendizagem, mas pela "rara oportunidade de encontrar outros escritores, gente como a gente, e assim iniciar um diálogo produtivo frente a nossos textos...". Além de dar o exemplo da técnica de Julio Cortázar de gravar a narração de seus próprios contos, Tedesco também dá uma breve bibliografia sobre o escrever, recomendando livros como "Então Você Quer ser Escritor, de Miguel Sanches Neto (Record) ou "Para Ser Escritor", de Charles Kiefer (Leya).



No tópico Seleção Editorial, o autor guia os seus congêneres com esta dica: "Um bom livro nasce por uma boa pesquisa. As editoras gostam e se debruçam sobre novos livros e autores que provam experiência e conhecimento no assunto que lhes está sendo apresentado nos originais mesmo que seja ficção". Também vale atentar ao item "Partes do Livro": "Para quem pretende publicar um único livro ou mesmo busca baixas tiragens, fato impensável pelos preços proibitivos poucos anos atrás, faz muito sentido aprender ou compreender que um livro tem partes, que tem não só história, mas também elementos importantes em sua composição. Afinal, um livro precisa se "comunicar" com o leitor para alcançar seu objetivo maior: preservar a memória e propiciar uma boa leitura". Esta dica essencial é seguida por duas páginas com imagens em acabamentos e tamanhos do livro, desde o tradicional 14x21cm até o 21x29,7cm, com ou sem orelha e lombadas e grampos, além da lista de imagens das partes do livro com elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Um livro essencial para quem quer se dedicar a fazer livros, como autor, capista, editor etc.

 

SERVIÇO


O Quê: Sessão de autógrafos do livro "Livros: Um Guia para Autores", de Paulo Tedesco
Quando: dia 28 de julho, terça-feira, às 19h30min
Onde: Livraria Cameron Megastore, no Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2611, Porto Alegre/RS)

Detalhes da obra:

"Livros: Um Guia para Autores"
Autor: Paulo Tedesco
Número de páginas: 144p.
Formato: 15cm x 20cm
Editora: Buqui
Preço de capa: R$ 29,90
Preço digital: R$ 9,90
www.editorabuqui.com.br


 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895