Criar um atrativo turístico

Criar um atrativo turístico

O evento Centro Histórico Renovado

Caroline Garske

publicidade

O Centro Histórico de Porto Alegre caminha para uma nova fase, com intervenções de revitalização de espaços importantes para a preservação da história da capital dos gaúchos. Contudo, ainda esbarra em questões como segurança e iniciativas que atraiam mais turistas para o município. 

Para fazer do Centro Histórico um lugar bom para os moradores e atrativo para os visitantes, foi criada a iniciativa Centro+. As ações em andamento foram apresentadas e debatidas em reunião-almoço promovida pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Na ocasião, também foram abordadas as oportunidades decorrentes deste processo de requalificação urbana para o comércio local.

O evento Centro Histórico Renovado: Avanços e Oportunidades contou com a presença dos secretários municipais Cezar Schirmer (Planejamento e Assuntos Estratégicos) e André Flores (Obras e Infraestrutura). Durante o bate-papo, os representantes da prefeitura falaram das intervenções realizadas na rua General Câmara, na Usina do Gasômetro, no Viaduto Otávio Rocha, no Cine Imperial e no Quadrilátero Central. Schirmer e Flores mencionaram que é importante a colaboração da comunidade, pois a ocupação desses lugares se torna fundamental, já que, segundo Schirmer, “o que dá vida ao espaço urbano é gente”. Um exemplo dado pelo secretário é a abertura do Mercado Público aos domingos, o que, conforme ele, tem sido um sucesso.

Ainda neste ano, uma das etapas do Centro+ deve ser concluída, conforme a prefeitura. “Na região do Quadrilátero, da Doutor Flores até a Marechal Floriano e da General Vitorino até a Voluntários, o objetivo é terminar ainda em 2023”, disse o secretário André Flores. “O Dmae renovou toda rede de abastecimento de água, qualificamos a drenagem, não tivemos mais alagamentos na Voluntários.” A ideia é finalizar no primeiro semestre de 2024 a segunda etapa na região que abrange a Borges de Medeiros, Andradas e rua Uruguai. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895