Uma fábrica de fazer arte

Uma fábrica de fazer arte

Galpão no 4º Distrito apresenta, semanalmente, eventos que envolvem artes plásticas, música e cultura: é a Pax Pop Up

Christian Bueller

São artistas de diferentes áreas, como tatuagem, design, muralismo e ilustração

publicidade

Em uma antiga fábrica de vidros, funciona, na zona norte da Capital, uma galeria itinerante e ateliê coletivo para a produção de projetos criativos, que movimenta a cena artística da cidade e mostra que arte é para todos e deve ser celebrada e compartilhada. Localizado na rua Almirante Tamandaré, bairro Floresta, o galpão 4D Complex House apresenta, semanalmente, eventos que envolvem artes plásticas, música e cultura, a Pax Pop Up. O projeto que existe há quatro anos leva, agora, trabalho de artistas de diferentes áreas, como tatuagem, design, muralismo e ilustração para a região do 4º Distrito.

Em parceria com a ABF Empreendimentos, durante seis meses, serão oferecidas atividades culturais no bairro, dentro e fora do galpão. A inciativa ocupa o espaço do que era, antes, a fábrica, com cerca de 200 metros quadrados, e está sendo transformada em complexo residencial e comercial. “A incorporadora tem presente em seu DNA o incentivo e desenvolvimento da cultura e da arte em Porto Alegre e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento, renovar e integrar o entorno dos bairros onde seus projetos são construídos”, conta o gerente de marketing da empresa, Alessander Bellaver.

O cronograma de atividades contará com diversas ações, como oficinas, workshops e palestras, além de walking tour de grafite. Uma exposição tem, entre os nomes confirmados, personalidades da arte urbana gaúcha, como Jotape Pax (idealizador do projeto), Kate Belli, Bruno Schilling, Celo Pax, Mateus Grimm e Felipe Reis. Tapumes grafitados por todo o espaço deram aquele toque mais vibrante e urbano para a galeria, sprays gigantes foram customizados por seis artistas diferentes e espalhados pelos ambientes, enquanto as telas, dos mais diversos estilos, foram cuidadosamente expostas em locais estratégicos, enriquecendo ainda mais a galeria.

Segundo Bellaver, o CEO da ABF, Eduardo Fonseca, vislumbrou um grande potencial do 4º Distrito, em relação à arte e inovação. “No ano passado, lançamos a 4D Complex House e, daqui a um ano e meio, o galpão, no espaço inferior, terá um grande mercado gastronômico aos moldes do que existe na Europa e, na parte de cima, lofts como os de Nova York”, conta o gerente. A Pax Pop Up 4D é uma parceria Paxart, Artsync, Trio ArtBar e 4D Complex House, gerida pela ABF.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895