Mais Preza

Fashion Myself #5

Por Celina Spolaor

Uma das tendências que mais bomba há umas três temporadas é a dos metalizados, em diversos materiais e diversas peças de roupa!

Essa moda que parece nova para muitas, na verdade relembra as décadas douradas de 60 e 80, em que os metalizados apareciam com um tom futurista e rebelde, nos anos 60, e no meio de exageros de brilhos, excessos e glamour dos anos 80. Hoje podemos usar tons metálicos de uma forma bem mais casual, até mesmo no dia a dia (e o melhor – feito por nós mesmas).



Então eu apresento para vocês, o nosso 5º DIY aqui no Fashion Myself: um blusão velho e sem graça que virou novo e PRATEADO. E o melhor: é beeeeeem fácil de fazer, e o que eu mais gosto nele é que quando eu uso e falo que eu que fiz ninguém acredita! Acho que o metálico trás um ar mais industrial e tecnológico para a roupa.

Essa técnica que eu usei no blusão e que vou ensinar aqui, pode ser usada em diversas peças de roupa exatamente da mesma forma que ensinei abaixo. Pode ser em shorts jeans, jaquetas e até calças. Eu escolhi o blusão, mas é só você decidir qual peça você quer glamourizar e mandar ver.

Vamos ao passo a passo? Os materiais que você vai precisar são:



 

1. Blusão velho: escolha um blusão que você não usa mais. Ele pode ser bem velho e até ter aquelas famosas e malditas bolinhas. O material que vamos usar superesconde as bolinhas. :)
2. Purpurina em pó. NÃO É GLITTER, é purpurina mesmo, daquelas beeeem fininhas. Existem várias cores dessas purpurinas, não só as clássicas (ouro, prata e bronze), mas também coloridos metálicos. Você pode escolher a sua preferida.
3. Cola tipo goma laca: essa é uma cola especial, porque ela fixa bem a purpurina. Se encontra facilmente em lojas de artesanato.
4. Rolinho

OPCIONAIS
5. Termolina: isso é uma espécie de verniz, para dar mais brilho à sua peça depois de pronta. É um acabamento opcional, eu gosto de usar, mas não é necessário. Se você não quiser usar, pode fazer sem que fica bem legal também, só um pouco mais opaco.
6. Pincel: o pincel é para aplicar a Termolina e só.

Como fazer:
Antes de começar, preciso te falar algo importante: a goma laca é um material difícil de tirar, por isso forre beeeem o seu espaço de trabalho com jornal e use só materiais descartáveis para misturar. DICA DE DIY PARA VIDA: se você realmente quer fazer algum DIY, desapegue… você vai se sujar sim, sempre. Eu, quando fiz esse blusão, terminei com as mãos do Freddy Mercury Prateado. :)
Passo 1: Misture a purpurina com a goma laca em um pote descartável. A proporção vai do seu gosto, mas eu sugiro deixar bem prateadão para cobrir mais facilmente.
Passo 2: Com o rolinho, vá pintando toda a superfície externa do seu blusão. É importante não pintar dentro para a peça continuar confortável de usar. (não se esqueça que o material que você está usando é uma cola e o blusão fica um pouco “durinho”)
Passo 3: A primeira mão de tinta nunca cobre muito bem o blusão. Deixe secar por uns 20 minutos (seca bem rápido mesmo) e passe logo a segunda mão.
Passo 4: Quando você achar que a cor do seu blusão está boa, sem falhas, deixe secar por mais uns 20 minutos e já vamos ao acabamento opcional. Com o pincel, passe a Termolina por toda a superfície do blusão.

Deixe secar e prontíssimo, pode sair e arrasar super metálica de blusão velho/novo.



 


E aí, curtiram? Espero que sim.

Beijos e até mais!

* Quer conferir o que mais a Celina ensinou na coluna? Só clicar aqui e ser feliz! ;)

**A Celina Spolaor é publicitária e convidada do Mais Preza para escrever sobre suas invenções aqui no blog.