O cinema e o papel do diretor

O cinema e o papel do diretor

publicidade

O que seria de um filme sem uma boa direção? Quase nada, não é mesmo? Só que, falando bem a verdade, muita gente só tem olhos pra quem está ali, na frente das câmeras. E, tudo bem, o cinema é uma atividade super coletiva, mas vamos combinar que o diretor, que fica "lá atrás" cuidando de tudo, é a grande força criativa e que são as escolhas dele que vão parar nas telonas. Certo?



Pois bem, essa discussão é muito importante, tanto que essa ideia da expressão pessoal do diretor é justamente o tema do curso Cinema de Autor, que tá chegando a Porto Alegre neste final de semana. Pra quem é ligadinho no que envolve o tal do universo cinematográfico, o professor Fernando Mascarello, que é um expert na área, vai abordar tudo e mais um pouco sobre o assunto, focando no desenvolvimento dos profissionais que compõem este chamado cinema de autor e relembrando a história da nossa querida e amada sétima arte - indo desde o período clássico até o mais contemporâneo, passando pelos termos de cinema de arte, cult e blockbuster. ;)



O curso rola nos dias 26 e 27 de setembro, das 15h às 18h, em um lugar mais do que especial pra cultura e pro cinema gaúcho, a Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085). E se você ficou interessado, corre e aproveita pra fazer as inscrições por aqui - as vagas são limitadas e estão quase acabando!  O investimento é de R$ 80, incluindo apostila e certificado de participação. Não perde!
O que seria de um filme sem uma boa direção? Quase nada, mas muita gente só tem olhos pra quem está em frente às câmeras. Tudo bem que o cinema é uma atividade coletiva, que nasce de vários esforços, mas o diretor é a principal força criativa de uma produção. Atrás das claquetes, o cineasta faz uma série de escolhas que refletem seus desejos e ambições.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895