Consultor literário internacional ministra oficina

Consultor literário internacional ministra oficina

publicidade




O consultor literário James McSill, 56, esteve na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, onde ministrou a oficina “Dicas para Autores de ficção em desenvolvimento” na tarde de hoje. Durante o evento, deu dicas de como escrever um livro de sucesso. Ele é brasileiro, nascido nos arredores de uma colônia inglesa no sul do estado. Reside atualmente em Yorkshire, na Inglaterra, sede de uma de suas agências literárias. É um dos maiores consultores do mundo e seu trabalho abrange toda a América e a Europa.


Dentre as dicas que dá em suas oficinas, a que recebe maior ênfase é reescrever constantemente. Ele acredita que só assim o autor pode fazer a história se encaixar bem e ficar mais enxuta. Domínio da língua e capacidade de síntese também são pontos importantes. Ele prega que não se pode atingir o sucesso sem que se tenha tempo disponível para investir na carreira de escritor. “Dedicação é essencial. Você precisa sentar e escrever”, diz.


McSill considera essencial se adaptar ao mercado e afirma que “hoje, escrever é um hobbie pago, o que dá dinheiro é storytelling”. O termo é referente a uma técnica de marketing que usa técnicas narrativas como meio de dialogar com o público usando uma história para motivar as pessoas ou passar alguma ideia e pode ser utilizado na hora de escrever livros.


A corretora de imóveis Zeli Scheibel, 59, mora em Porto Alegre e é uma das alunas de McSill. Ela o conheceu em um congresso na cidade de Florianópolis em outubro de 2010, cujo convite recebeu por engano pela internet. Diz ter aprendido que o ensino é contínuo e que sempre é possível melhorar, por isso tem até hoje tem conferências semanais via Skype com McSill, além de já tê-lo recebido duas vezes em sua casa.


Antes do encontro, havia perseguido o sonho de ser escritora ao escrever três livros, entretando, nenhuma editora quis publicá-los, o que a fez optar pela auto publicação. Com a ajuda do consultor, conseguiu publicar no mês de outubro seu romance Muito Além do Perdão pela Editora Ser Mais. “O livro fez bastante sucesso. Já recebi muitas mensagens de fãs que gostaram da história e, atualmente, ele está em lugar de destaque na Livraria Cultura de São Paulo”, conta.




 

Texto: Gabriel Machado Pureza - Unisinos


Fotos: Cassiana Martins - PUCRS


 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895