Feira do Livro de Porto Alegre: olhares e sentidos

Feira do Livro de Porto Alegre: olhares e sentidos

Seguindo os protocolos de segurança sanitária, o evento retorna às vendas presenciais – expositores e público comemoram

Luciana Espíndola – UniRitter

Praça de Autográfos na 67ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre

publicidade

A Feira do Livro de Porto Alegre retorna ao formato presencial após ter acontecido, exclusivamente, pelas plataformas digitais, em 2020, devido à pandemia. É importante ressaltar que o modelo de atendimento híbrido é a opção para atender diversos públicos, tanto aquele que aprecia o clima cultural que invade a Praça da Alfândega, quanto aquele que prefere a comodidade do lar. Para garantir a segurança dos visitantes da feira, estão sendo seguidos todos os protocolos sanitários exigidos pelos órgãos de saúde.
O retorno ao atendimento presencial é marcado por um misto de esperança e tristeza. Expositores comentam que as vendas têm sido boas e que o público tem prestigiado o evento. Por outro lado, lamentam a perda dos companheiros de feira que morreram contaminados pela Covid-19, e outros que não puderam mais participar do evento, pois suas empresas não resistiram ao ano turbulento e decretaram falência. Segundo Roseni Siqueira, gerente editorial da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs), muitos leitores têm visitado o estande em busca de obras que respondam a situação atual que se vive, outros buscam palavras de conforto para amenizar a dor da perda de entes queridos.

Na opinião de Roseni, com base no histórico dos 67 anos de participação da Fergs na Feira do Livro, é possível observar baixa nas vendas a partir de 2014, embora ainda considere que as vendas presenciais sempre foram excelentes. Relata que as vendas em 2020, que aconteceram apenas pelas plataformas digitais, foram irrisórias. Na foto, Roseni mostra as obras mais vendidas neste ano e lamenta: "O nosso sentimento, neste momento, é de tristeza pelos nossos colegas que não estão mais aqui. Estamos na praça trabalhando e tentando nos adaptar ao que chamamos de 'novo normal'. Tínhamos 110 bancas e, hoje, temos apenas 56. Estamos dando os primeiros passos em busca de melhorias, tentando nos organizar. É uma situação nova, que não nos permite ter muitas perspectivas. E assim, vamos vivendo dia após dia".

O expositor Zigomar Feijó conta que a sua empresa, Ler & Saber, participa da Feira do Livro desde 1990 e comemora o retorno das vendas com atendimento presencial. As obras literárias comercializadas neste estande são para os públicos infantil e juvenil. Segundo o entrevistado, nos fins de semana as vendas têm sido excelentes e muito boas durante a semana. Ele lamenta a redução das bancas e relata que alguns colegas desistiram devido aos reflexos da pandemia. Com experiência de 52 anos no ramo, comenta que suas expetativas são de melhorias na edição do próximo ano.

O empresário João Claudio Cervo – Livraria Cervo, expositor desde 1983, conta que comemora o retorno da feira presencial como se fosse uma virada de século, ou ainda, a salvação da lavoura. Assim como diversos empresários e o público em geral, ele não imaginava ter que enfrentar uma pandemia: "Ano passado foi muito difícil. Na verdade, ainda está, pois estamos nos recuperando. Contávamos com a feira e, repentinamente, tudo foi cancelado. As lojas foram fechadas e as despesas continuaram", comenta. Cervo relata que está muito satisfeito com este recomeço e que suas expectativas são as melhores possíveis. "É como enxergar uma luz no fim do túnel", conclui.

A equipe da Brigada Militar está trabalhando na Praça da Alfândega e no seu entorno para garantir a segurança dos visitantes e expositores. São 16 policiais militares trabalhando por turno, no local. Segundo o sargento Escobar, até o momento não houve ocorrências que causassem interferências na Feira do Livro. "Notamos que a quantidade de visitantes aumentou muito nestes últimos dias. No fim de semana e feriado, acredito que aconteça o ápice de público. Estamos atentos para que o evento ocorra de forma tranquila", afirma.

O gerente administrativo da Câmara do Livro, Gérson Souza, comemora o retorno do evento presencial: "Em um ano como esse, posso afirmar que a feira está maravilhosa. Vejo expositores felizes e público presente na praça", conclui. A 67ª Feira do Livro de Porto Alegre segue até o dia 15 de novembro de 2021, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico. Para quem preferir o modelo on-line, basta acessar https://feiradolivro-poa.com.br/.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895