Obras que retratam a história

Obras que retratam a história

publicidade


Entre as diversas bancas na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre está a Editora Libretos, localizada na Rua dos Andradas, no Centro Histórico. O espaço oferece aos leitores uma imersão na história do Estado e também traz publicações com histórias de conto popular. A editora, que é independente, se destaca por suas publicações de conteúdos históricos, considerados relevantes pelos proprietários, os jornalistas Clô Barcellos e Rafael Guimaraens. Segundo Clô, a editora recebe diversos pedidos de obras. “Não temos capital financeiro para fazer muitas publicações, nem mesmo um patrocinador. O único recurso que contamos é na arrecadação dos livros já realizados. Esse ano está circulando na Feira dez livros que não tínhamos recursos para publicar, então os autores procuraram outras editoras”.

Na banca há livros para todos os gostos, desde o público infantil até ao adulto. Outro diferencial são os atendentes que interagem com os leitores para despertar a curiosidade e o desejo na leitura das obras ali disponíveis. Guimaraens, além de proprietário da Libretos, é escritor e algumas de suas obras estão disponíveis na banca da editora. São elas:

“Tragédia da Rua da Praia” - Livro publicado em 2005 e que ganhou uma versão em quadrinhos em 2011. Baseado em fatos reais, conta a história de quatro criminosos que assaltaram uma casa de câmbio em 1911, na Rua da Praia, em Porto Alegre. Os saqueadores fugiram pelas ruas da cidade até serem capturados e executados pela polícia. A nova versão do livro tem como ilustrador Edgar Vasques e trabalho de design gráfico por Clô Barcellos.

“A Dama da Lagoa” - Narra a história de um caso policial ocorrido em 1940 que intrigou a sociedade gaúcha na época. Um casal de jovens saiu de um baile da alta sociedade e dois dias depois o corpo da garota foi encontrado na Lagoa dos Barros.

“Coojornal – Um jornal de jornalistas sob regime militar” - Traz ao leitor uma seleção de reportagens, entrevistas e peças de humor que foi publicada no jornal e mostrava um país que tentava recuperar a democracia. A obra traz depoimentos de integrantes da cooperativa. Vale ressaltar que o autor desse livro, Rafael Guimaraens, foi um dos jornalistas presos durante o regime militar por conta das publicações no Coojornal.

“A enchente de 41” - Mostra o que aconteceu em Porto Alegre durante os meses de abril e maio de 1941, quando a capital gaúcha viveu a maior catástrofe da história. A cheia do Guaíba, que durou 22 dias, obrigou 70 mil pessoas a deixarem suas residências e mais de 600 empresas que demoraram meses para reabrir ou encerraram as atividades. A obra é ilustrada com fotografias de profissionais e amadores.

“Águas do Guaíba” - Lançado no dia 7 de novembro, na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, conta com textos, fotos antigas e atuais, ilustrações e mapas fazendo um inventário cultural dos episódios, prédios e eventos marcantes que tiveram e têm o Guaíba e seu entorno como cenário. O livro tem ilustrações de Edgar Vasques, fotografia de Marco Nedeff e edição de arte de Clô Barcellos.

A editora Libretos também realiza publicações de diversos gêneros e autores. Neste ano, entre os destaques estão:

“Pão e Circo”, de Dilmar Messias - Leva o leitor a uma viagem no mundo circense com textos, roteiros e picadeiros. O livro ganhou o Prêmio AGES (Associação Gaúcha de Escritores), na categoria Especial.

“Nega Lu – Uma dama de barba malfeita”, de Paulo Cesar Teixeira - Narra a história de Luiz Airton Farias Bastos que decidiu não atender mais pelo seu nome de batismo e sim de Nega Lu. A despeito da condição de “preto, pobre e puto” (como se autodefinia, com amarga ironia) encontrou lugar na paisagem urbana.

“Coligay: tricolor e de todas as cores”, de Léo Gerchmann - Conta sobre o pioneirismo dos rapazes que desejavam apenas torcer para seu clube de coração. O livro relata a saga de torcedores que tiveram a coragem de mostrar que o futebol não era apenas para “homens com H”.

“A caixa de perguntas: desafio vivo em sala de aula”, de Elenilton Neukamp - O livro traz reais perguntas de alunos que muitas vezes não têm a oportunidade de perguntar aos professores. Esta experiência, narrada quase ao vivo, com erros e acertos, vai fazer você refletir. Nesta obra, você encontra a realidade brasileira, sem respostas prontas.

“Dora”, de Meire Brod - Conta a história de mulheres de três gerações de uma família que, a partir de um reencontro, passam resgatar lembranças e segredos.

Texto Ubiratan da Silva Jr / Feevale


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895