Visitantes procuram livros relacionados à religião

Visitantes procuram livros relacionados à religião

publicidade

Feira do Livro é sinônimo de diversidade cultural. Esta realidade se mostra ainda mais tangente quando o assunto são as inúmeras bancas que vendem títulos relacionados à religião. Nestas, o público é volumoso, paciente nas escolhas e constante, de modo que a opção entre um livro e outro pode levar um longo tempo.

De acordo com as atendentes, a maioria procura as publicações ora pelo interesse em conhecer mais sobre o assunto, ora para otimizar uma doutrina que já é sua. Há bancas específicas da religião e outras que vendem uma mescla. O estande Ladeira Livros, por exemplo, comercializa títulos de diferentes religiões, como católica, evangélica e afro. A sócia da livraria, Ana Vilk, destaca que os pedidos, normalmente, são feitos por determinados títulos. “Poucas vezes por assunto ou autor”, explica. Seguindo a mesma proposta, a KMZ Editora veio à Feira primando pela diversificação, oferecendo publicações referentes ao judaísmo, cristianismo, catolicismo, entre outros. Tanto na Ladeira quanto na KMZ, há também livros de outros segmentos, não apenas da religião.



Há, entretanto, espaços específicos para as doutrinas. Na Rua da Praia, a Bodygaia Editora publica livros relacionados ao budismo. Pela segunda vez na Feira, a atendente Vanda Blazina destaca que já vendeu uma média de 300 títulos sobre o assunto, sendo que a maioria é procurada pela temática. Os clássicos, contudo, são predileção do público na banca da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS), informa a representante Kátia Tramansóli. Ela observa que, neste evento, boa parte do público compra para se aproximar do espiritismo. “Há quem leia romances espíritas e vem à Feira para adquirir títulos que falam sobre a religião em si”, explica.


Texto e fotos Gabriel Guidotti
6º Semestre – IPA


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895