Mecânico náutico ajuda atingidos no pós-enchente

Mecânico náutico ajuda atingidos no pós-enchente

Ian Medeiros e outros voluntários ajudam população em cadastramento de programas sociais

Karina Reif
Estrutura foi montada no km 196 da BR 290

Estrutura foi montada no km 196 da BR 290

publicidade

Passado o período mais grave das enchentes registradas no Rio Grande do Sul, com vítimas que precisavam ser retiradas dos locais de risco, voluntários começaram a se dedicar para outras demandas dos atingidos. O mecânico náutico Ian Medeiros está ajudando moradores da região das ilhas de Porto Alegre a fazer o cadastro para receber o auxílio reconstrução no valor de R$ 5,1 mil do governo federal. Ele e outras pessoas montaram, nos últimos dias, uma estrutura, com internet, para dar informações, no km 196 da BR 290, e também dar apoio no que for necessário.

Medeiros chegou a perder a oficina no bairro Navegantes, invadida pelas águas, mas não desistiu de resgatar moradores que precisavam de ajuda na zona Norte, nos primeiros dias das cheias. “Por baixo, foram mais de 1 mil pessoas no meu barco. Também levei policiais para fazer patrulhas de noite e bombeiros para os salvamentos. Cheguei a usar colete à prova de balas”, contou. Até o pai e o irmão ele tirou de dentro d’água.

Devido à profissão, ajudou fortemente no conserto de embarcações nos dias mais agitados de resgate e montou uma espécie de oficina improvisada com a ajuda do pai e de mecânicos de outras áreas. Por causa da diversidade de necessidades, voluntários têm formado grupos para organizar o trabalho. Medeiros está em contato com muitos e tem auxiliado também com doações, arrecadação e distribuição de medicamentos e não pretende parar. Enquanto houve demanda, ele estará no fronte.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895