A morte da capitã Michele Leão ultrapassa os limites de uma tragédia individual. Os detalhes sórdidos revelados pela investigação tornam o crime ainda mais perturbador, mas há um aspecto que causa especial perplexidade: uma comandante da Polícia Militar, treinada para proteger vidas, tornou-se vítima justamente daquele que também vestia a farda e havia jurado defender a sociedade. A violência rompeu a confiança de um relacionamento e invadiu o espaço que deveria representar abrigo. É uma dupla derrota: a da mulher que perdeu a vida e a da instituição que vê um de seus próprios integrantes transformar a proteção em ameaça. Se nem dentro da casa de quem dedica a vida à segurança o respeito foi preservado, fica evidente o quanto o feminicídio ignora profissão, conhecimento e posição social.
Em meio a essa dor, há um contraponto que merece ser lembrado. Minas Gerais tem hoje uma mulher no comando-geral da Polícia Militar, com trajetória marcada pela superação pessoal e social. Sua presença no mais alto posto da corporação representa muito mais do que uma conquista individual: simboliza uma instituição que também busca evoluir e reconhecer a competência feminina em espaços historicamente ocupados por homens. É um alento em tempos tão difíceis e demonstra que a resposta à violência jamais estará na exclusão, mas na construção de ambientes cada vez mais respeitosos, igualitários e comprometidos com a dignidade humana.
Entre tantos e tristes paralelos com esta tragédia mineira, aqui, no Rio Grande do Sul, a morte de uma professora comoveu os gaúchos. A investigação aponta que o marido teria tentado forjar um suicídio para esconder o assassinato. Casos distintos, separados por centenas de quilômetros e por realidades diferentes, mas unidos pela mesma lógica cruel da violência doméstica. São crimes que não nascem de um impulso isolado: são precedidos por controle, ameaças, humilhações e agressões que poderiam ter sido interrompidas antes de chegarem ao desfecho fatal.
A contradição: o Brasil comemora a redução dos homicídios, um avanço importante para a segurança pública e para toda a sociedade. Ao mesmo tempo, os feminicídios só fazem crescer. O aumento, na casa de 4% em nível nacional e próximo de 10% no Rio Grande do Sul, demonstra que esse tipo de violência possui raízes próprias e profundas, que não se combatem apenas com policiamento ou leis mais severas. A resposta passa pela educação, pela transformação cultural, pela recusa de qualquer ideia de posse sobre o outro e pelo fortalecimento de redes de proteção. Uma sociedade verdadeiramente mais segura não é aquela medida apenas pelo número de crimes que evitamos nas ruas. É a sociedade onde uma mulher pode voltar para casa sem que este seja, paradoxalmente, o lugar de maior risco para sua vida.
