Caso Taquara: a violência contra idosos que cresce assustadoramente no Brasil

Caso Taquara: a violência contra idosos que cresce assustadoramente no Brasil

Nesta segunda-feira, a Polícia Civil gaúcha fechou um lar onde idosos viviam sob condições desumanas, em Taquara. O desrespeito e a brutalidade não têm limites: só no primeiro trimestre de 2023, crime contra idosos cresceu 97% no Brasil.

publicidade

Após receberem uma denúncia anônima, os policiais civis de Taquara foram imediatamente investigar o que estava acontecendo em um lar de idosos na localidade de Santa Cruz da Concórdia, zona rural do município de Taquara, RS. Lá, descobriram algo bizarro e cruel: uma dezena de idosos  em condições de subnutrição e desidratados. Um crime bárbaro! Eles foram resgatados pelos policiais e levados de ambulância para o hospital. A maioria precisará seguir internada. A PC já pediu a prisão dos responsáveis - os covardes não estavam no local na hora em que a polícia chegou. As vítimas serão levadas para outros lares de idosos, que sejam decentes e humanos.

Uma pergunta básica: nenhum familiar desses idosos percebeu o que estava acontecendo no local? Como se deixou chegar a este ponto? Isto não é coisa de ontem. Não para chegar nesse nível de violência e nesse estado deploráverl de saúde das pobres vítmas. Isto se chama abandono total!

Basta uma pesquisa rápida, e podemos ver quantos lares foram fechados por policiais no Brasil, nos últimos tempos, só pela questão de maus tratos em relação aos idosos. Os dados são piores ainda quando buscamos as denúncias do Disque 100: só nos três primeiros meses deste ano, foram mais de 65 mil denúncias de violência contra idosos. Um aumento de 97% nos casos notificados no país. 

Os dados reportam que as maiores violências sofridas pelos idosos são físicas, psicológicas, sexuais, de abandono e discriminação. Não raro, idosos são trancafiados como animais, deixados à míngua e quem faz isto se apodera de seus cartões de aposentadoria, ou então mente para a família que está cuidando, quando apenas embolsa pagamentos. E a família dá de ombros, porque só queria mesmo se livrar do problema, e finge espanto na hora que sabe dos crimes. Pois tinha que ser punida junto!

O país está fazendo pouco ou quase nada pelos idosos, para coibir esse tipo de violência. Só estão arregaçando mangas, de verdade, as pessoas que não aceitam desumanidades e os policiais. É pouco. E é bom lembrar aos omissos que, logo adiante, eles também ficarão velhos.

 

 

 


 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895