Capítulo 27
Entrei no maverick, dei partida, acenei para o casal de veteranos e percebi que o guri me espiada pela janela. Fiz a volta, rodei por duas quadras, estacionei o carro e desci outra vez. Voltei até encontrar um bar onde eu poderia observar, numa distância segura, o portão do Seu Alfredo.
Pedi uma água sem gás e anotei o que queria na caderneta. A suspeita de homossexualidade do Ladislau, o filho mais velho que não se dava com ele, o filho chapado do jardineiro que já trabalhara na casa. Fiz um desenho para reproduzir as tatuagens. Mais tarde ligaria para Júlio, que depois de tanto tempo eu não lembrava mais o que elas significavam. Mas sabia que aqueles desenhos constavam num manual sobre tatuagens comuns entre criminosos.
Meu celular tocou. Número não identificado. Não gosto de atender ligações assim, mas atendi.
- Leão, boa tarde.
- Oi, gatinho fofucho.
Reconheci a voz. E o deboche.
- Não quis entrar ontem à noite?
Eu não responderia para Janete. Não depois de tudo o que aconteceu.
- Chamei a Brigada, viu?
Vi. E tive vontade de dizer que não adiantou nada, nas duas noites consegui dar um nó nas patrulhas.
- E vou continuar chamando se insistir em parar esse carro ridículo na esquina da minha casa! Entendeu?
Eu não respondi. Apenas ouvia a sua voz irritada.
- Não vai falar nada, seu cretino?
Não.
Ela desligou. Eu respirei fundo. E decidi pedir uma cerveja, depois daquela ligação. Precisava me acalmar. Um mulato sorridente me trouxe a cerveja e eu agradeci.
- Fiscal da prefeitura? - ele perguntou, apontando com o nariz a minha caderneta.
- Jornalista. - menti. Minha vida de detetives era empilhar mentiras até me confundir de vez e esquecer quem eu era. O que não seria de todo mal.
Mostrei a capa da caderneta. Primeira edição do Correio do Povo, expliquei. Ele sorriu.
- Gosto do Correio. A gente lê com mais vontade, não tem enrolação.
Ele ficou falando mal de outros jornais e eu virei o primeiro copo de cerveja. Bem gelada. Como eu era o único freguês, ele não me largou de mão. Terminei aquela garrafa e já pensava em pedir outra quanto o filho de Alfredo apareceu no portão outra vez. E saiu, apressado.
- Mais uma, chefia?
Respondi que não e paguei a conta sem esperar o troco. Precisava seguir o garoto. Algo me dizia que ele me levaria à primeira boca-de-fumo de Tramandaí.
Dito e feito.
* * *
E-mail: detetiveleao@correiodopovo.com.br
Amanhã, não perca o capítulo 28 de…

