Os bons ventos do suspense

Os bons ventos do suspense

Em “Noturno em Punta del Diablo”, o escritor gaúcho Tailor Diniz convida o leitor a um mergulho inquieto, porém delicioso, num thriller policial e psicológico envolvente.

publicidade

O cenário não poderia ser melhor. A charmosa (pra alguns até rebelde, ou apenas alternativa na acepção mais aventureira da palavra) praia uruguaia de Punta del Diablo, a 40 km da fronteira com o sul do Brasil e a cerca de 300 km da capital Montevidéu. Ao contrário da glamourosa Punta del Este, este é “um balneário uruguaio com cerca de 650 habitantes fixos, que vivem basicamente da pesca e do comércio de rua”, avisa o autor já no primeiro capítulo. Os fortes ventos, fenômeno comum na região, dão a tônica do suspense. Que começa a roubar o fôlego do leitor já de cara, quando uma das protagonistas, Mariane, da janela de sua pousada percorre a praia com um binóculo e vê uma cena misteriosa, talvez um homem prestes a matar uma mulher, e decide não ficar parada olhando. Toma uma atitude.

A partir daí, há uma sequência de inesperados desdobramentos numa narrativa que flui veloz, ainda que intensa. E o leitor vai conhecer as personagens que promoverão esse passeio curioso por um cenário tão charmoso e instigante. São três brasileiras, uma psicóloga (Mariane), uma atriz (Nayara) e uma apresentadora de TV (Maria Cláudia), mulheres independentes e, aparentemente, bem resolvidas, que decidem passar as férias na pequena praia uruguaia que, durante o verão, "torna-se uma efervescente extensão territorial do Brasil" pela proximidade geográfica com a fronteira.

Tailor dialoga ao natural com o cinema e suas histórias são fáceis de serem imaginadas como filmes na cabeça do leitor. As cenas de “Noturno” vão da capacidade ímpar que o autor tem de provocar água na boca do leitor (caraterística de suas obras, como o delicioso ceviche preparado pelas amigas, neste livro) à referência a tantos outros livros e filmes que obrigam o leitor a anotar tudo e dizer para si mesmo “vou atrás, quero conhecer!”, se ainda não leu/assistiu. Mas tudo começa a ficar mais inquieto, mesmo, quando as três amigas se encontram por acaso com o grande produtor de cinema Fred Zampertini, também brasileiro, conhecido delas e um tremendo conquistador, acompanhado de Izabella Maestro, atriz de fama internacional que fará o papel principal de uma série produzida por ele e filmada ali na região. A partir daí são encontros, desencontros, sensualidade, erotismo, segredos e mistérios.

O livro ainda traz personagens cativantes, como o porteiro Romerito e seu amigo Don Corleone (esses vocês só conhecerão lendo o livro), o agente Camilleri e o escrivão Burel, policiais auxiliares do comissário Néstor Balbuena, um policial que tem a experimentação psicológica como método para conduzir a linha de suas investigações. Balbuena, aliás, ainda que Tailor tenha feito um tributo a Raymond Chandler, é um Maigret uruguaio. Seu carisma e perspicácia prendem a atenção não apenas dos policiais que os auxiliam, e aguardam ávidos seus próximo passos e conclusões, mas o leitor. Aliás, o ponto forte da trama é justamente durante os interrogatórios, quando o comissário e suas suspeitas, ou testemunhas, travam um mais que interessante duelo psicológico que, ainda assim, deixa o leitor boquiaberto e surpreso.

“Noturno em Puntal del Diablo” foi um dos cinco finalistas da 5ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, que reuniu mais de 2400 obras inéditas de autores brasileiros. Já está disponível na plataforma para que os leitores baixem. Vale muito a pena a leitura, que pode ser degustada em qualquer smartphone, em qualquer lugar, basta baixar também o aplicativo da Kindle Amazon. Ideal para estes períodos de férias e pandemia. Tailor Diniz é escritor e roteirista, autor de diversos livros, entres eles “A superfície da sombra”, traduzido na Bulgária e adaptado para o cinema em 2018, “Em linha reta”, semifinalista do Prêmio Oceanos de 2015, “Crime na feira do livro”, traduzido para o alemão e lançado na Feira de Frankfurt em 2013. É autor também de roteiros para cinema e televisão, com prêmios nos festivais de Gramado e de Brasília. É corroteirista da série “Chuteira preta” (Dark Soccer), disponível em sistema de streaming na Amazon Prime.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895