Pode não haver depois

Pode não haver depois

publicidade

Nada mais verdadeiro do que dizer “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.

Mas esqueça seus significados práticos, formais, econômicos, capitalistas, gananciosos ou carreiristas. Não falaremos de business. Não falaremos de sucesso, relógio de ouro, carro de luxo, paletó, vestido longo, glamour, chefia, liderança e o escambau.

Olhe apenas pelo lado de vida que esta frase traz. Do mais belo da vida que é o simples ato de viver.

Não deixe de dar bom dia. Agora. Aos que ama, aos amigos, aos colegas, aos que sempre teve vontade de dizer algo mesmo que só os conheça de vista. Podemos não ter esta chance amanhã. Podemos nem conseguir dizer boa noite, mais tarde.

E desejar um bom dia pode fazer toda a diferença na alma de alguém. Na sua alma: é bom fazer qualquer bem, mesmo que por um instante.

Não deixe de abraçar. Não deixe de olhar. Não deixe de tocar, de beijar – só não torne seu toque, seu beijo ou até suas palavras uma invasão, uma agressão, pois pode não haver tempo para pedir desculpas.

Não deixe para dizer outra hora o quanto gosta de alguém, pode ser importante, pode ser o bálsamo que ela precisa neste exato momento. Pode ser a centelha que acenderá o fogo da sua vitória naquele momento decisivo, que é justamente agora. Diga isto, sim, sem pudor. Amar é totalmente racional, é o que nos faz gente. Por mais defeitos que essa outra pessoa tenha. Que ser humano é ser deliciosamente imperfeito. Você também é. Todos somos.

Ofereça um afago.

Ofereça um ombro.

Diga "olá".

Sorria.

Retribua qualquer mínima gentileza.

Perca tempo com alguém. Ouça. E se isto gerar algum atraso, e se este atraso não implicar numa criança chorando de medo por alguém que não apareceu para buscá-la, todo o resto se justifica.  Acredite. Todos os dias deixamos belas parcelas de tempo por conta de coisas que não nos dão a mínima. E a quem importa, ao par de olhos que esperava se salvar num mergulho em nossa retina, oferecemos só a pressa. A ausência. A desculpa esfarrapada sob as regra dos relógios mecânicos.

O tempo não tem marcha ré. Nem marcha lenta. Ele é só o tempo, água que corre. Somos gota invisível no todo, mas importante demais na sede da vida. Evaporar ou ser oceano. A escolha talvez possa ser nossa.

Bom dia. Uma linda sexta-feira.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895