Recado claro aos criminosos

Recado claro aos criminosos

Oscar Bessi

publicidade

“Mexeu com um, mexeu com 18 mil”. A frase do comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Cláudio dos Santos Feoli, ecoou pampa afora. Nos quatro cantos do Estado não houve policial que não vibrou, não houve cidadão honesto que não aplaudiu e não houve criminoso que, no mínimo, pensou lá com seus botões que o recado está dado, é bem claro e definitivamente não é um bom negócio enfrentar a força da comunidade. Frisou, ainda, o comandante: “A força da Brigada Militar será sempre desproporcional a dos criminosos, muito mais intensa”. Brasil afora, policiais repercutiram a postura de verdadeira liderança e união mostrada pelo líder da polícia militar gaúcha. O que não surpreende quem conhece o coronel Feoli e sua trajetória.

O que provocou a manifestação do comandante foi o ato criminoso de covardes traficantes de drogas em represália à ação legal de um policial militar, no interior do Estado. Criminosos foram presos por ele e seus parceiros, outros desses tantos homens anônimos, de nobreza e ética que não se vergam e muito menos negociam com o poder econômico do crime, e que atuam todos os dias por aí, para espanto ou aflição dos que julgam que nosso país é apenas o paraíso dos canalhas. Embora obscurecidos pelo silêncio implacável com que ações corretas são ignoradas, ao contrário das modas nocivas de desrespeito ao outro, nossos brasileiros honestos são muitos. Dão de ombros à sociedade do espetáculo e cumprem o seu dever. Pois este cidadão brasileiro, simples e cumpridor do seu dever, que um dia jurou oferecer a própria vida para defender a sua coletividade e combater o crime e a violência, cumpriu, mais uma vez, o seu papel. Tirou criminosos e suas drogas nocivas das ruas. Mais um capítulo da eterna batalha contra esse mal assassino que permeia o nosso cotidiano. Mas aí, numa infeliz ideia equivocada sobre consequências, os bandidos resolveram se vingar. E incendiaram o modesto comércio que a esposa do policial mantinha, sob os custos de muito trabalho, suor e renúncias, na cidade deles.

A reposta da Brigada Militar foi imediata. Com ações vigorosas de policiamento ostensivo, mais a ação de tropas especializadas, como o Batalhão de Choque e Batalhão de Aviação, desencadeou, em sintonia com o Judiciário, uma ação de resposta imediata. E olhe que nem gastou muitos cartuchos do tanto que pode ser utilizado para enfrentar situações semelhantes. Fica o recado, sempre haverá resposta imediata, e ela sempre será muito mais forte que qualquer ofensiva do crime. O que está acima de qualquer discussão de mérito. Uma sociedade precisa de segurança para viver e é todo o sistema de segurança que garante isto. No dia em que criminosos afrontarem com atentados os integrantes das polícias, do Ministério Público ou do Judiciário, como já vimos em outros países dominados pelo narcotráfico, aí teremos a barbárie. Se não houver respeito às instituições, não haverá respeito a ninguém, e se estará liberando o assassinato banal, a ameaça, e perda de nossas crianças para a violência e todo o resto. Não há civilização, não há evolução sem liberdade. Não há liberdade verdadeira sem respeito ao outro. O medo é o maior inimigo da cidadania. E os bons policiais serão sempre o maior inimigo do medo. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895