Sobre a alegria de estar vivo

Sobre a alegria de estar vivo

publicidade



Fazemos com a maioria das coisas, nesta vida: só aprendemos a dar a valor ao quase perdê-las. E isto inclui a própria vida.

Queremos ser rápidos. Precisos, objetivos, decisivos, compromissados. Vitoriosos. A cada minuto damos passos largos, calculados, bem pensados em direção às conquistas materiais que planejamos. E tornamos a desatenção, assim como a amnésia calculada, a rotina que esquece os olhares mais importantes que nos cercam. Os toques de mãos e lábios fundamentais. E desprezamos o essencial num discurso de que toda renúncia de hoje será recompensada no futuro.

Então prosseguimos. E acostumamos.

Mas tudo tem seu preço.

De repente, sem nos darmos conta, algo está errado. E as péssimas notícias chegam numa avalanche. É o teu pulmão, o teu coração, o teu corpo. A tua mente. E nada mais será como antes.

Ou, sendo mais trágico - mas a tragédia nos anda banal -, de repente você, se for brasileiro, encontra alguém que te dá um tiro para levar teu celular. Ou o teu carro. Ou te dá um golpe e desaparece com todas as tuas economias. Ou leva alguém que você ama.

Então a gente ouve lá no fundo da alma aquela música: "eu devia ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer. Eu devia ter complicado menos, trabalhado menos, ter visto o sol se por".

É. A gente sempre pensa nessas coisas depois.

Estar vivo é um desafio. Saber viver é outro, ainda mais complicado.

O que é saber viver?

Não há uma receita. Não vou dizer "abra a janela, sorria, cante com os passarinhos e beije o seu amor". Não. Há quem more nalgum lugar sem janelas, há quem esteja com problemas graves de audição e só imagine como cantam os passarinhos. E há quem esteja sozinho sem um amor para beijar.

Cada um definirá o seu saber viver. Cada um terá a sua própria receita. Suas próprias respostas.

Porém, há uma chave.

A cada vez que abrir os olhos, após o teu sono, comemore a alegria de estar vivo. E, a partir desse instante, viva. Com alegria. Com a intensidade que todos os instantes da tua vida merecem.

"Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração".

Eu comemorei acordar hoje. Estou vivo. Então quero comemorar com vocês, por isso escrevi.

Boa quinta!

 

 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895