Viaturas de ontem e de hoje

Viaturas de ontem e de hoje

publicidade

A Brigada Militar recebeu mais 85 viaturas semiblindadas. Um investimento de R$ 15,1 milhões na segurança dos policiais militares em serviço nas ruas das comunidades gaúchas, graças ao Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG) do RS.

As viaturas serão distrubuídas pelas unidades de todo o estado. E só veículo de ponta!

Policiais veteranos vão lembrar comigo. Nem tanto tempo atrás assim, mal conseguíamos ter viaturas de quatro portas. Quando tinha, era luxo. Entrávamos de serviço sem colete à prova de bolas. Com revólveres calibre 38 que ameaçavam mais pelo tétano do que pelo tiro em si, de tão velhos. 

Quando fazíamos incursões nos locais mais perigosos de Porto Alegre e Alvorada (dou esses exemplos porque foi onde trabalhei, naquela época), nossa estratégia era: o patrulheiro no banco do carona, ao lado do motorista, ia segurando com uma mão a arma e com a outra a maçaneta da porta meio aberta, pois a viatura só tinha duas portas, e o patrulheiro no banco de trás, para poder descer rapidamente, numa mão levava a arma e a outra segurava a alavanca que empurrava o banco do companheiro da frente, já meio que empurrando o banco - em todo carro de duas portas, quem vinha sentado atrás precisava levantar uma alavanca e empurrar o banco da frente para poder descer.

Afora que eram carrinhos de passeio. Fusca, gol quadradinho e por aí vai. Estar num Opala ou numa Veraneio era o máximo.

Quando o tiroteio pegava, era um Deus nos acuda. A gente treinava essas descidas rápidas, a troca de mãos, o que faria um canhoto nesse momento e por aí vai. Tudo para não morrer por culpa de um carro de duas portas totalmente inadequado para o serviço policial.

A gente morria de inveja dos filmes estrangeiros, os policiais e aqueles carros potentes. E dizíamos: no Brasil, nunca teremos.

Temos!

São outros tempos. E que bom que tudo aquilo, que há não muito mais que duas décadas julgávamos sonhos mirabolantes, hoje está acontecendo. As polícias estão sendo equipadas conforme suas realidades a enfrentar.

Por isso, diariamente, estão tendo vitórias contundentes. A sociedade merece.

Observação: mas com todas essas dificuldades, e escassez de recursos, nós também tínhamos expressivas vitórias sobre o crime todos os dias! Porque também não adianta dar um tanque de guerra para os 3 patetas. Tem que saber ser policial. Gostar de ser. Querer ser o tempo todo. De carrão ou de carroça. Com recurso, é claro, fica bem melhor desempenhar a missão.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895