Al-Attiyah vence 5ª etapa do Dakar, Moraes capota, mas segue no top 10

Al-Attiyah vence 5ª etapa do Dakar, Moraes capota, mas segue no top 10

Brasil teve vitória nos quadriciclos e subiu para a vice-liderança nos UTVs

Bernardo Bercht

Atual campeão, Al-Attiyah dominou a etapa

publicidade

A quinta etapa do Rally Dakar, nesta quarta-feira, dividiu a sorte dos brasileiros na Arábia Saudita. Principal representante, na categoria carros, Lucas Moraes estava entre os mais velozes até o km 60 dos 118 do quinto estágio, quando capotaram em um trecho de dunas. Ao mesmo tempo, Rodrigo Varela teve um dia positivo nos UTVs e subiu para o segundo lugar na categoria.

O acidente poderia ter enterrado as chances de Moraes, mas o piloto Marcos Baumgart e o navegador Klever Cincea, que disputam a mesma categoria, pararam para ajudar a colocar o Toyota GR DKR Hilux sobre as quatro rodas novamente. “Já agradeci a eles quando chegamos ao acampamento, mas quero deixar pública minha gratidão”, disse Lucas. “Isso me ajudou a continuar com chance de um bom resultado neste Dakar”, completou o piloto da equipe de fábrica Toyota Gazoo Racing.

Em 2023, Moraes se tornou o primeiro brasileiro a chegar ao pódio do Dakar na categoria principal. Na última segunda-feira, conquistou o feito inédito de vencer a terceira especial do Dakar 2024. Na árdua batalha desta quarta, ele ainda passou mal após o capotamento. “Eu tive que parar quatro vezes para vomitar. No ano passado também tive essa dificuldade. Mas, é como acontece com os marinheiros, com o tempo a gente se acostuma”, comentou.

A vitória na especial desta quarta-feira foi da dupla atual campeã do Dakar, o catarense Nasser Al-Attiya e o francês Mathieu Baumel (Prodrive Hunter). Lucas Moraes e o navegador Armand Monleón ocupam agora a décima colocação no resultado acumulado, que tem como líderes o saudita Yazeed Al-Rajhi e o alemão Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive).

Lucas Moraes & Armand Monleon had some issues in the dunes today… 😬
Thanks Marcos Baumgart & Kleber Cingra for stopping by 🙏

📹 @KSAF_SAMF - @SAMF_GOV #Dakar2024 pic.twitter.com/YuH9lXmGWd

— DAKAR RALLY (@dakar) January 10, 2024

Nos UTVs, Rodrigo Varela, em parceria com o navegador Enio Bozzano Júnior, continua chamando a atenção. Eles terminaram em quarto lugar a especial de 118 km entre Al Hofuf e Shubaytah, na Arábia Saudita, resultado que os alçou novamente à vice-liderança no acumulado da categoria UTV T4. Apesar dos problemas no carro, da falta de peças e equipamentos de apoio, a dupla segue entre as favoritas.

“Andamos muito bem hoje. Tivemos muitas dunas, não foi fácil o sobe e desce, a gente precisa forçar pra manter o foco na pilotagem e navegação. Graças a Deus deu tudo certo. E tivemos mais um bom dia”, comentou Rodrigo Varela. “Já cumprimos cinco dos doze dias de corrida. Ainda faltam sete, então tem muita corrida pela frente. Mas estamos bem felizes com o que estamos conseguindo”, completou.

No acumulado dos cinco dias, a liderança é do suíço Jerome de Sadeleer e do francês Michael Metge (Can-Am Maverick XRS Turbo). Com o resultado, Varela e Bozzano reduziram de 19 para cinco minutos a diferença em relação aos primeiros colocados na classificação geral.

Nos quadriciclos o dia foi melhor ainda, com vitória. Marcelo Medeiros chegou à sua terceira vitória em especiais e subiu para o terceiro posto no geral. Problemas no terceiro dia fizeram o competidor perder muito tempo e agora ele tenta reduzir a desvantagem de 21 minutos para o argentino Manuel Andujar, que lidera.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895