Alonso anuncia saída da Fórmula 1 em 2019 e deve correr na Indy

Alonso anuncia saída da Fórmula 1 em 2019 e deve correr na Indy

publicidade

Uma era acaba de se encerrar na Fórmula 1 e pode estar começando na Fórmula Indy. A categoria mundial perdeu o melhor piloto da atualidade que está a caminho das corridas norte-americanas. O espanhol Fernando Alonso anunciou, num vídeo emocional, que está deixando os Grand Prix em 2019 "em busca de novos desafios". O caminho deve ser a Indycar para completar a tríplice coroa com vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. Novo supertime McLaren? Talvez não, Roger Penske é você na linha?

Com menos números que seu talento evidenciou, ele deixa a categoria com 32 vitórias (dificilmente acrescentará mais uma com a McLaren este ano) e dois títulos mundiais.

Faltou muito é traquejo social para o espanhol que tentou fazer a F1 "do seu jeito" e nunca foi diplomático ao falar sobre problemas de carros e equipes. O resultado foi uma cisão dramática com a McLaren, quando deveria ter sido campeão em 2007, a parceria montanha-russa com a Ferrari até o retorno à McLaren bombardeado pela má performance do time com motores Honda.

Existe uma verdade velada na F1 de que nos dias de hoje ninguém mais quer trabalhar com Alonso - só a McLaren "guenta" -, mas ninguém vai negar que a bordo de uma Mercedes ou Ferrari o espanhol seria imediato postulante ao título.

No vídeo de despedida, Alonso agradeceu o apoio e os contatos tanto do chefão Zak Brown para permanecer na McLaren, quanto inclusive da Liberty Media e seu chefão maior Chase Carey. Ele revelou que há tempos a categoria fez mudanças que não gostou (principalmente os motores híbridos e as provas de economia de combustível), mas deixou a porta aberta para um retorno. "Quem sabe a McLaren em 2021 possa estar em tempos melhores e seja a hora certa de eu voltar", comentou.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895