AlphaTauri lapida projeto vencedor em pistas rápidas e capricha na pintura

AlphaTauri lapida projeto vencedor em pistas rápidas e capricha na pintura

AT02 para a temporada 2021 evolui todos os conceitos de "downforce utilizável" do time italiano

Bernardo Bercht

Fashionistas da F1 lançaram um dos carros mais bonitos da década

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A AlphaTauri assumiu de vez o espírito "fashionista" da Fórmula 1 e, com sua nova pintura talvez tenha lançado um dos mais belos Fórmula 1 da era moderna. O AT02 é uma evolução bem clara do modelo de 2020, mantendo a tradição fundamentada pelo ex-designer James Key (agora na McLaren) de produzir o downforce mais "utilizável" e não tão extremo como é a preferência de Adrian Newey, na equipe energética principal.

Fica evidente que 2021 é uma transição para a AlphaTauri e que, por isso, ela não vai mexer muito num pacote que ganhou corrida. O nariz traz o já tradicional "biquinho", mas com um formato mais lapidado e com ângulo diferente. A estrutura segue a filosofia clássica Red Bull, mas com novas fixações e também adota aqueles defletores ao lado do nariz em forma de colher, que a Mercedes inaugurou há duas temporadas.

Os defletores atrás das rodas foram retrabalhados, com uma altura de fixação mais baixa e o poste principal de fixação na lateral com recorte na aleta superior. A intenção parece ser liberar mais ar para o assoalho, exatamente para compensar a redução obrigatória das regras para 2021.

Apesar dessa necessidade de limpar "chão" e difusor do carro, o AT02 sofreu um regime muito menos claro nas formas em comparação com a McLaren. Inclusive é um carro mais "atraente" pela robustez e as laterais parecem realmente grandes na comparação com a atual filosofia da maior parte das equipes. Novamente, o time acredita em controlar a pressão aerodinâmica, usando inclusive a parte superior da carenagem, ao invés de simplementes tentar jogar o máximo de ar no difusor para um pico de downforce.

Isso fica mais claro no recorte da tampa traseira do motor, com uma curva bem mais acentuada que o AT01. O desenho cria uma parte funcional entre o difusor e o aerofólio traseiro que deve dar mais estabilidade em entradas de curva para o carro de Faenza.

Claramente, será um carro para Pierre Gasly e o estreante Yuki Tsunoda incomodarem em pistas rápidas e fluidas, como foi em Monza. Nos traçados mais dependentes de downforce, vão ter mais dificuldades.


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