Ao mestre com carinho no dia 15! Alain Prost, o Professor

Ao mestre com carinho no dia 15! Alain Prost, o Professor

publicidade



No dia do professor, somente o baixinho francês pode fazer justiça à data. Alain Prost ganhou o título de "Professor" na Fórmula 1 pela precisão da sua pilotagem e a eficiência com que administrava as corridas. Achar uma foto espetacular do francês é um garimpo muito complexo e encontramos essa, por conta de muita chuva em Mônaco no terrível McLaren M29.

O tetracampeão mundial era tão eficiente que, na sua corrida de estreia, já marcou o primeiro ponto com a McLaren. Naquele ano, faria um total de cinco, numa máquina muito abaixo da média em um time que seguia para o ostracismo.

Foi desencantar apenas em 1985, mas num campeonato que "deu aula" em Nelson Piquet, Nigel Mansell, Niki Lauda, Keke Rosberg e Ayrton Senna. No começo das corridas, ficava para trás e construía seu ritmo de forma tática. Os demais, davam show de pilotagem e ficavam pelo caminho sem gasolina e pneus numa fase de baixa confiabilidade da Fórmula 1. Muitos reclamavam da sorte do francês, mas a verdade é que ele fazia essa sorte mantendo o carro em condições para o fim.

Mas Ayrton Senna veio para a McLaren e então o Professor botou as manguinhas de fora. O jovem brasileiro era normalmente mais rápido nas voltas a todo gás, mas quando precisava, Prost mostrava também no cronômetro que seu estilo pouco espetacular também era muito veloz. Dividiram os mundiais de 1988 e 1989 e renderam inúmeras polêmicas. A aula de pilotagem ficou.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895