Aston Martin traz evolução “radical” para seu novo carro para a Fórmula 1 2024
Dan Fellows fez projeto com laterais extremas e nova suspensão do conjunto Mercedes
Bernardo Bercht
Novo AMR24 é evolução "radical" da Aston Martin
| Foto: Aston Martin / Divulgação CP
publicidade
Temos que falar das entradas laterais, revolucionadas na Lotus 72, próximas do auge com o RB19 e agora, em aparente nova revolução a bordo do AMR24. O "canhão Red Bull" aponta para cima, criando uma rampa quase plana para o ar passar rumo a aerofólio e difusor 2/8
Há ainda um enxugamento maior da carenagem dos radiadores, liberando espaço sob a lateral para energizar o assoalho. A ideia é o ar passar em alta velocidade sobre um slot que suga o ar dos túneis de venturi, aumentando o efeito-solo e selando o assoalho para evitar porpoising pic.twitter.com/DKCvcFTBG2
A suspensão dianteira foi mantida push-rod, mais convencional, mas que permite o formato "empenado" que ajuda no anti-mergulho e na aerodinâmica. Na traseira, um novo push-rod fornecido pela Mercedes. A vantagem é liberar espaço ao difusor e aumentar anti-lift, melhorando tração pic.twitter.com/tzNab2KJkU
Como no ano passado, o Aston é o primeiro carro a realmente chamar a atenção. Se toda a sofisticação funcionar, sem estolar os fluxos de ar, deve dar novas oportunidades a Fernando Alonso encontrar o caminho do pódio 8/8 pic.twitter.com/SeF4RRCSRt