Audi vence duelo apertado com a Toyota na triste 24 Horas de Le Mans 2013

Audi vence duelo apertado com a Toyota na triste 24 Horas de Le Mans 2013

publicidade



Uma das perseguições mais interessantes da edição 2013 ocorreu na GTE-Pro, entre Aston Martin e Porsche. Bruno Senna, guiando o carro #99 (trio com Frederic Makowiecki/Rob Bell) chegou a ter o gostinho da vitória na primeira metade de prova. A armada inglesa, contudo, parece ter sentido o golpe da morte de Simonsen em um de seus veículos e cometeu diversos erros, além de sofrer com problemas. O #99 liderava com folga a 5 horas do fim de corrida quando Makowiecki perdeu o controle no piso molhado e bateu no muro. Foi uma pancada fortíssima que destruiu a frente do carro e voltou a trancar a respiração de todos que acompanhavam a corrida. Felizmente, o piloto saiu sozinho do carro e correu para o outro lado da mureta de proteção. Mas o sonho de ganhar Le Mans ficou pelo caminho.

Quem colheu os frutos na base da regularidade foi a Porsche. Numa corrida impecável, sem erros e com poucos problemas mecânicos, o #92 (Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas) cruzou a bandeirada com mais uma conquista para a marca alemã. Eles inclusive seguraram enquanto podiam o Aston Martin de Bruno Senna. O brasileiro descontou quase uma volta de desvantagem de Romain Dumas no meio da noite, com o experiente francês tirando tudo que podia do Porsche. No começo da manhã, o Aston Martin finalmente passou à frente, mas o acidente deu fim a uma vitória quase encaminhada.

Outro Porsche cruzou em segundo, o #91 (Jörg Bergmeister/Patrick Pilet/Timo Bernhard) também da equipe com apoio oficial Porsche. Para a Aston restou o terceiro lugar como prova de consolação com seu "carro número 1" da corrida. O #97 (Stefan Mücke/Darren Turner/Peter Dumbreck) desabou no começo de prova cheio de problemas e perdendo várias voltas, mas conseguiu escalar o pelotão a cada hora para chegar ao troféu. Na GTE-Am, os vencedores foram Raymond Narac, Jean-Karl Vernay e Cristophe Bourret, com outro Porsche, o #76 da equipe francesa IMSA.


Confira a classificação final:



































































































































































































































































































































































































































































12Tom Kristensen (DIN)
Allan McNish (ESC)
Loïc Duval (FRA)
Audi R18 e-tron quattroLMP1348 voltas
(241.4 km/h)
28Anthony Davidson (ING)
Stéphane Sarrazin (FRA)
Sébastien Buemi (SUI)
Toyota TS030 HybridLMP1347 vts
a 1 volta
33Marc Gené (ESP)
Oliver Jarvis (ING)
Lucas di Grassi (BRA)
Audi R18 e-tron quattroLMP1347 vts
a 1 volta
47Alexander Wurz (AUT)
Nicolas Lapierre (FRA)
Kazuki Nakajima (JAP)
Toyota TS030 HybridLMP1341 vts
a 7 voltas
51André Lotterer (ALE)
Benoît Tréluyer (FRA)
Marcel Fässler (SUI)
Audi R18 e-tron quattroLMP1338 vts
a 10 voltas
621Nick Leventis (ING)
Jonny Kane (ING)
Danny Watts (ING)
HPD ARX-03c-HondaLMP1332 vts
a 16 voltas
735Bertrand Baguette (BEL)
Martin Plowman (ING)
Ricardo González (MEX)
Morgan LMP2-NissanLMP2329 vts
a 19 voltas
824Olivier Pla (FRA)
Alex Brundle (ING)
David Heinemeier Hansson (DIN)
Morgan LMP2-NissanLMP2328 vts
a 20 voltas
926Roman Rusinov (RUS)
John Martin (AUS)
Mike Conway (ING)
Oreca 03-NissanLMP2327 vts
a 21 voltas
1042Michael Krumm (ALE)
Jann Mardenborough (ING)
Lucas Ordóñez (ESP)
Zytek Z11SN-NissanLMP2327 vts
a 21 voltas
1149Luís Pérez Companc (ARG)
Pierre Kaffer (ALE)
Nicolas Minassian (FRA)
Oreca 03-NissanLMP2325 vts
a 23 voltas
1243Natacha Gachnang (SUI)
Franck Mailleux (FRA)
Olivier Lombard (SUI)
Morgan LMP2-JuddLMP2320 vts
a 28 voltas
1348Brendon Hartley (NZL)
Karun Chandhok (IND)
Mark Patterson (EUA)
Oreca 03-NissanLMP2319 vts
a 29 voltas
1438Simon Dolan (ING)
Oliver Turvey (ING)
Lucas Luhr (ALE)
Zytek Z11SN-NissanLMP2319 vts
a 29 voltas
1536Pierre Ragues (FRA)
Nelson Panciatici (FRA)
Tristan Gommendy (FRA)
Alpine A450-NissanLMP2317 vts
a 31 voltas
1692Marc Lieb (ALE)
Richard Lietz (AUT)
Romain Dumas (FRA)
Porsche 911 RSRLMGTE Pro315 vts
a 33 voltas
1791Jörg Bergmeister (ALE)
Patrick Pilet (FRA)
Timo Bernhard (ALE)
Porsche 911 RSRLMGTE Pro315 vts
a 33 voltas
1897Stefan Mücke (ALE)
Darren Turner (ING)
Peter Dumbreck (ESC)
Aston Martin Vantage GTELMGTE Pro314 vts
a 34 voltas
1934Michel Frey (SUI)
Patric Niederhauser (SUI)
Jeroen Bleekemolen (HOL)
Oreca 03-JuddLMP2314 vts
a 34 voltas
2073Antonio García (ESP)
Jan Magnussen (DIN)
Jordan Taylor (EUA)
Chevrolet Corvette C6.RLMGTE Pro312 vts
a 36 voltas
2171Olivier Beretta (MON)
Kamui Kobayashi (JAP)
Toni Vilander (FIN)
Ferrari 458 Italia GT2LMGTE Pro312 vts
a 36 voltas
2251Gianmaria Bruni (ITA)
Giancarlo Fisichella (ITA)
Matteo Malucelli (ITA)
Ferrari 458 Italia GT2LMGTE Pro311 vts
a 37 voltas
2374Oliver Gavin (FRA)
Tommy Milner (EUA)
Richard Westbrook (ING)
Chevrolet Corvette C6.RLMGTE Pro309 vts
a 39 voltas
2441Alexander Rossi (EUA)
Tom Kimber-Smith (BEL)
Eric Lux (EUA)
Zytek Z11SN-NissanLMP2307 vts
a 41 voltas
2553Dominik Farnbacher (ALE)
Marc Goossens (BEL)
Ryan Dalziel (EUA)
SRT Viper GTS-RLMGTE Pro306 vts
a 42 voltas
2676Raymond Narac (FRA)
Jean-Karl Vernay (FRA)
Christophe Bourret (FRA)
Porsche 997 GT3-RSRLMGTE Am306 vts
a 42 voltas
2755Piergiuseppe Perazzini (ITA)
Darryl O’Young (CAN)
Lorenzo Casè (ITA)
Ferrari 458 Italia GT2LMGTE Am305 vts
a 43 voltas
2861Jack Gerber (AFS)
Matt Griffin (IRL)
Marco Cioci (ITA)
Ferrari 458 Italia GT2LMGTE Am305 vts
a 43 voltas
2977Patrick Dempsey (EUA)
Joe Foster (EUA)
Patrick Long (EUA)
Porsche 997 GT3-RSRLMGTE Am305 vts
a 43 voltas
3050Patrick Bornhauser (FRA)
Julien Canal (FRA)
Ricky Taylor (EUA)
Chevrolet Corvette C6.RLMGTE Am302 vts
a 46 voltas
3196Roald Goethe (ALE)
Jamie Campbell-Walter (ESC)
Stuart Hall (ING)
Aston Martin Vantage GTELMGTE Am301 vts
a 47 voltas
3293Kuno Wittmer (CAN)
Tommy Kendall (EUA)
Jonathan Bomarito (EUA)
SRT Viper GTS-RLMGTE Pro301 vts
a 47 voltas
3340Thomas Dagoneau (FRA)
Matt Downs (EUA)
Rodin Younessi (EUA)
Oreca 03-NissanLMP2300 vts
a 48 voltas
3467Pascal Gibon (FRA)
Patrice Milesi (FRA)
Wolf Henzler (ALE)
Porsche 997 GT3-RSRLMGTE Am300 vts
a 48 voltas
3566Andrea Bertolini (ITA)
Abdulaziz al Faisal (SAU)
Khaled al Qubaisi (ABU)
Ferrari 458 Italia GT2LMGTE Pro300 vts
a 48 voltas
3688Christian Ried (ALE)
Gianluca Roda (ITA)
Paolo Ruberti (ITA)
Porsche 997 GT3-RSRLMGTE Am300 vts
a 48 voltas
3775Emmanuel Collard (FRA)
François Perrodo (FRA)
Sebastien Crubilé (FRA)
Porsche 997 GT3-RSRLMGTE Am298 vts
a 50 voltas
3881Enzo Potolicchio (VEN)
Rui Águas (POR)
Jason Bright (AUS)
Ferrari 458 Italia GT2LMGTE Am294 vts
a 54 voltas
3939Olivier Porta (FRA)
Romain Brandela (FRA)
Stéphane Lémeret
Lola B11/40-JuddLMP2280 vts
a 68 voltas
4012Nicolas Prost (FRA)
Neel Jani (SUI)
Nick Heidfeld (ALE)
Lola B12/60-ToyotaLMP1275 vts
a 73 voltas
4113Mathias Beche (SUI)
Andrea Belicchi (ITA)
Congfu Cheng (CHN)
Lola B12/60-ToyotaLMP1275 vts
a 73 voltas
4270Cooper MacNeil (EUA)
Manuel Rodrigues (FRA)
Philippe Dumas (FRA)
Chevrolet Corvette C6.RLMGTE Am268 vts
a 80 voltas
4333Scott Tucker (EUA)
Marino Franchitti (ESC)
Ryan Briscoe (AUS)
HPD ARX-03b-HondaLMP2242 vts
a 106 voltas
4446Pierre Thiriet (FRA)
Ludovic Badey (FRA)
Maxime Martin (BEL)
Oreca 03-NissanLMP2310 vts
a 38 voltas
4599Frederic Makowiecki (FRA)
Bruno Senna (BRA)
Robert “Rob” Bell (ING)
Aston Martin Vantage GTELMGTE Pro248 vts
a 100 voltas
4645Jacques Nicolet (FRA)
Jean-Marc Merlin (FRA)
Philippe Mondolot (FRA)
Morgan LMP2-NissanLMP2246 vts
a 102 voltas
4747Alexandre Imperatori (SUI)
Matthew “Matt” Howson (ING)
Ho-Pin Tung (CHN)
Morgan LMP2-NissanLMP2241 vts
a 107 voltas
4898Paul Dalla Lana (CAN)
Pedro Lamy (POR)
Bill Auberlen (EUA)
Aston Martin Vantage GTELMGTE Pro221 vts
a 127 voltas
4932Thomas Holzer (ALE)
Dominik Kraihamer (AUT)
Jan Charouz (CZE)
Lotus T128-PragaLMP2219 vts
a 129 voltas
5030Johnny Mowlem (ING)
Tony Burgess (EUA)
Jonathan Hirschi (SUI)
Lola B12/80-JuddLMP2153 vts
a 195 voltas
5154Yannick Mallégol (FRA)
Jean-Marc Bachelier (FRA)
Howard Blank (EUA)
Ferrari 458 Italia GT2LMGTE Am147 vts
a 201 voltas
5257Tracy Krohn (EUA)
Niclas Jönsson (SUE)
Maurizio Mediani (ITA)
Ferrari 458 Italia GT2LMGTE Am111 vts
a 237 voltas
5325Tor Graves (ING)
Archie Hamilton (ING)
Shinji Nakano (JAP)
Oreca 03-NissanLMP2101 vts
a 247 voltas
5428Fabien Giroix (FRA)
Frédéric Fatien (FRA)
Keiko Ihara (JAP)
Lola B12/80-NissanLMP222 vts
a 326 voltas
5531Kevin Weeda (EUA)
James Rossiter (ING)
Christophe Bouchut (FRA)
Lotus T128-PragaLMP217 vts
a 331 voltas
5695Allan Simonsen (DIN)
Christoffer Nygaard (DIN)
Kristian Poulsen (DIN)
Aston Martin Vantage GTELMGTE Am2 vts
a 346 voltas

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895